sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Vereador de Olinda Nova acusado de tráfico é cassado

Olinda Nova do MA - Sete dos nove vereadores de Olinda Nova do Maranhão (a 255 quilômetros de São Luís) se reuniram, na manhã de quarta-feira (9), e cassaram, por unanimidade, o mandato do vereador Josivaldo Freitas, o “Nego do Baé” (PTB), 29 anos, o mais votado em Olinda Nova nas eleições de 2008.

Josivaldo Freitas, o ‘Nego do Baé’: cassado
“Nego do Baé” foi preso em 17 de agosto passado, no posto da Polícia Rodoviária Federal da localidade de São Francisco, em Itapecuru Mirim, com dois quilos de cocaína pura, escondidos embaixo do banco do passageiro do carro que ocupava – um Corsa Classic.

 Com o vereador, também foi preso o condutor e proprietário do veículo, Dorivan Froz Diniz, o “Doro”.

Josivaldo Freitas confessou ser o dono da droga apreendida. Ele disse que adquiriu o produto em São Luís, no bairro do São Cristóvão, pelo valor de R$ 12 mil. A cocaína, segundo o acusado, foi vendida por uma pessoa de Belém, conhecida como “Léo”, que vem à capital do Maranhão eventualmente.

Segundo a polícia, a droga seria distribuída na Baixada Maranhense.

Desde sua prisão, Josivaldo Freitas vinha sendo apoiado pela presidente da Câmara de Vereadores de Olinda Nova, Eunice de Jesus Carneiro Soares, a “Nicinha” (PSC), que concedeu ao vereador dois meses de licença, cujo prazo expirou no dia 26 do mês passado (outubro).

Uma Comissão Processante foi instalada logo após a prisão do vereador, mas manobras políticas sempre evitavam o quorum suficiente para deliberações e votações, até que na quarta-feira a maioria dos edis resolveu votar a cassação.

Campeão de votos – “Nego do Baé” foi o mais votado na eleição municipal de 2008, com 357 votos – 59 a mais do que o segundo colocado, Raimundo Freire (PDT), que obteve 298 votos.

Natural de São Vicente Férrer (também na Baixada), o político tem seu reduto eleitoral na localidade “Curva da Mangueira”, zona rural de Olinda Nova.

O envolvimento do vereador com quadrilhas de grandes traficantes do Maranhão está sendo investigado pela PF.

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor Luís Eduardo Souza e Silva (da Comarca de Itapecuru Mirim) denunciou “Nego do Baé” e “Doro” em setembro.

O MP pediu a condenação dos réus, de acordo com os artigos 33, 35 e 40 da Lei 11.343/2006, caracterizando, respectivamente, transporte de entorpecentes, associação de duas ou mais pessoas para tal propósito e tráfico entre estados da Federação. Também foi incluído o art. 60 do Código Penal. 

(Oswaldo Viviani ( JP Online)

Nenhum comentário: