quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Viana – mais um ano perdido. E um 2012 de incertezas.

Prefeitura de Viana
2011 já se foi. E, muitas prefeituras do interior do Maranhão, algumas com orgulho, outras com certa timidez, gastam alguns milhares de reais nas mídias de massa, entre elas, outdoors e comerciais de TV, para divulgarem para a população os balanços de seus feitos durante o ano que passou. Uma delas chama atenção pelo volume: São José de Ribamar, do prefeito Gil Cutrim (PMDB) cita que inaugurou mais de cem obras. Um recorde histórico obtido com trabalho, transparência e ajustes nas contas do município, que o capacitou a receber inúmeros recursos federais e estaduais. Mas, vamos puxar a sardinha aqui para o lado da nossa sofrida e abandonada Baixada, especialmente para Viana, Cidade Pólo, 254 anos de histórias, beirando os 50 mil habitantes (último senso IBGE), cujo alcaide diz e já divulgou em revista especializada que é amigo e aliado de primeira hora da governadora Roseana Sarney. (reveja) 

Por aqui, pasme senhores, a tesoura de cortar fitas de inauguração do prefeito enferrujou, deu teia de aranha, não saiu do armário nem para inaugurar um pombal ou quiçá um chiqueiro. Nenhuma obrazinha, nenhum benefício, nada vezes nada. E olha que a prefeitura já recebeu somente este ano R$ 50.920.948,08 (MAIS DE CINCOENTA MILHÕES DE REAIS) conforme o link do Portal da Transparência do Governo Federal (CONFIRA AQUI). 

A pergunta que não quer calar: ONDE O PREFEITO DE VIANA INVESTIU MAIS DE 50 MILHÕES, SOMENTE NO ANO DE 2011?

Antes que o leitor encontre uma ou várias respostas, olhemos pelo retrovisor ou procure no túnel do tempo.

O ano de 2010 terminou triste, tal qual este; cidade suja, ruas esburacadas e escuras; a Avenida Luis Couto repleta de crateras, concursados reclamando que não foram convocados; servidores contratados com salários atrasados; falta d´água em todos os bairros; denúncias, denúncias, denúncias...Em 2011 tivemos a reprise de todo esse quadro e mais umas dezenas de escândalos que já entraram para a história e, o pior de tudo: até prova em contrário, todos estão engavetados na Justiça local. Trataremos desse assunto adiante.

Pra começar 2011, como aperitivo teve o flagrante do novo promotor, Rodrigo Ronaldo sobre um carregamento de merenda escolar com prazo de validade vencido. O assunto mereceu reportagem de TV, repercutiu nos Blogs e nunca se sabe o rumo, tampouco as providências tomadas pelo Ministério Público e também pela famigerada Secretaria de Educação do município. (reveja). 

Demos destaque também para audiência pública (jogo para a platéia) montada no Grêmio Cultural em 2010, com presença da procuradora geral do estado, a vianense Fátima Travassos, para tentar resolver de uma vez o plantio predatório de arroz no leito do Lago de Viana. A roça de “arroz de rato” com inseticida e óleo diesel continua; o lago agoniza e nada foi feito. (reveja). 

Denunciamos a perda de milhões de reais em convênios com o Governo Federal, tudo porque o município se encontra inadimplente e também porque o prefeito mudou de cidade – sabe-se lá para onde – e ninguém o encontra para assinar nenhum papel. (reveja). 

Em junho, veio a cacetada que mexeu com as estruturas do velho casarão da Praça Ozimo de Carvalho. O Jornal Pequeno, por meio do Caderno JP na Estrada - Caminhos da Cidadania, editado pelo jornalista Oswaldo Viviani, escancarou para o mundo a improbidade crônica que havia se instalado em Viana, com o recorde de quatro contas (caminhando para a quinta) reprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado, nepotismo, a obra fantasma da caixa d água do bairro Vinagre e, a confirmação de que a Câmara de Vereadores não representa o povo e sim as vontades do prefeito. O episódio gerou a troca de chumbo entre a prefeitura e representantes da Justiça local por conta da interdição do Matadouro Municipal. 

Reveja AQUI, AQUI e AQUI. 

Muito se entusiasmaram e acharam que o início de uma reprimenda séria ou ações moralizadoras, por meio de Termos de Ajustes de Conduta (TAC). Acabamos o ano tão decepcionados quanto os torcedores do Santos contra o poderoso Barcelona na decisão do Mundial de Clubes no Japão. Parece que o “chumbo trocado” não passou de tiros de balas de festim. O prefeito Rilva Luis não cumpriu nenhuma decisão judicial, não pagou um centavo de multa, não deu satisfação nenhuma para a Justiça, nem para o Ministério Público e continua tudo como dantes no quartel de Abrantes. 

Está desolado? Tem mais!

Em agosto, depois de muita zoada e muitas tentativas frustradas, ameaças de processo por falsidade ideológica, a Câmara Municipal, de uma "padilhada" só, endossou o “cheque em branco” do Fundo de Participação Vianense, colocado na cueca do alcaide, para gastar como, quando e com quem quiser. Aprovaram com louvor todas as bandalheiras do prefeito e como deboche, ainda posaram de paletó e gravata atrás do chefe maior, parecendo mais "serviçais" ou "seguranças" do que legítimos representantes dos “otários” que os elegeram. (REVEJA) 

O desfile de Sete de Setembro foi um fiasco; não tivemos o tradicional Festival do Peixe; a revitalização da Avenida Luis Couto é um engodo eleitoreiro, obra de péssima qualidade e, para fechar com “chave de chumbo” mais um ano perdido de sua caótica e desastrosa administração, o prefeito Rilva Luis está titubeando em não disponibilizar um terreno para a instalação do de um Centro Tecnológico (IFMA) benefício de vital importância para os jovens vianenses, cujo Termo de Compromisso foi assinado pelo vice-prefeito, Benito Filho em Brasília (reveja) já o que titular sequer sabia do evento. O tempo está se esgotando!

É um balanço triste, impiedoso, mas infelizmente é essa a nossa atual realidade.

Vácuo político

Se no campo administrativo chegamos ao fundo do poço, o lado político também deixa muito a desejar. Passaram-se sete anos e o atual prefeito seguiu em céu de brigadeiro, sem ser incomodado por nenhum oposicionista – se é que ainda dispomos desses luxuosos atores – nem diante dos piores escândalos protagonizados nesse período. Com a mídia “amordaçada” e o combate diário e corajoso de apenas um programa de uma rádio comunitária, a população ficou órfã de alguma liderança política que assumisse o papel de interlocutor para botar a boca no trombone sobre as inúmeras maracutaias da prefeitura; alguém que falasse, escrevesse, discursasse; por fim que amparasse e saísse em defesa do povo oprimido, desinformado e humilhado na Cidade do Lagos. Talvez isso, somente isso explique esse silêncio dos eleitores, que assusta, esmorece e deixa sem rumo à sucessão para o próximo prefeito. A vaga continua em aberto.  

Dinheiro maldito

Acompanhadas pelo “circo de horrores” cujos “artistas” estão com o pé fincado no lamaçal administrativo vianense, muitas denúncias de abuso de poder e enriquecimento ilícito - do dia para a noite - também permeiam inúmeras reclamações de conterrâneos, que engolem seco a empáfia, o desprezo e a ostentação de muitos colaboradores que fazem parte do séquito palaciano. Muito sequer cumprimentam mais os amigos de infância e também de igualdade social, melhor dizendo, de pobreza mesmo. Isto é fato! Mas, a maioria das vezes, quanto mais alto é o salto, também é a queda. O dinheiro público desviado da saúde, da educação, da merenda das crianças e outros benefícios para o povo, é um DINHEIRO SUJO, sem honra e sem suor para merecê-lo. A história prova que esses recursos surrupiados jamais servirão de escada ou de base de sustentação para a fortuna de quem se locupleta com eles. O infortúnio de doenças incuráveis, a destituição do poder pela força das armas, pelo derramamento de sangue e até morte no ostracismo são provas cabais de preços pagos pelos tiranos, pelos déspotas e ditadores pelo mundo afora.

Que esses exemplos de punição e JUSTIÇA nos confortem e norteiem nossas próximas escolhas políticas, pois Viana com toda a sua importância histórica, seu povo alegre, trabalhador e receptivo não merece perder MAIS UMA DÉCADA de avanços para melhorar nossos péssimos indicadores sociais.

O BLOG DESEJA UM FELIZ 2012 A TODOS OS VIANENSES, MORADORES, LEITORES E SIMPATIZANTES DA CIDADE DOS LAGOS.

Voltaremos com as postagens em 03 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário: