sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O xadrez da eleição vianense (I)

Um choque de gestão para Viana
 

Ruas vianenses - retrato do caos. Foto: J.Garcia
Nem sempre a reeleição de um político para cargos majoritários ocorre devido à aceitação do seu desempenho como administrador e também pela responsabilidade com o patrimônio público. O caso vianense é emblemático. Elegemos um jovem inexperiente, fabricado para o cargo, que logo se deparou com enormes dificuldades para cuidar de uma cidade cheia de contrastes. 

Passamos quatro anos tolerando a inexperiência, mas com esperança que as coisas pudessem melhorar. Por incrível que pareça, depois de reeleito o nosso alcaide ganhou larga experiência: a experiência de não fazer nada e ainda bater o recorde de ter quatro contas reprovadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado!
 

Agora, depois de sete anos, com a cidade em clima de fim de festa, o prefeito tenta remendar algumas obras já existentes. Tudo em vão, o leite está derramado; Inês é morta!
 

O prefeito Rilva Luís, em quase oito anos de mandato, perdeu a grande oportunidade de marcar o seu nome na história como um dos melhores gestores vianenses, pelo fato de NÃO construir mais escolas; postos de saúde; um novo matadouro; um aterro sanitário, sanear as contas do município, para se credenciar e receber investimentos federais e estaduais; alavancar aspectos culturais (fora do Bumba-Meu-Boi, Carnaval e Festival do Peixe); Os nossos belos casarões coloniais estão todos desabando e não existe qualquer interesse junto aos órgãos oficiais para preservá-los; a nossa agricultura praticamente inexiste, sem nenhum programa que auxilie o homem do campo. Viana conta com centenas de latifúndios improdutivos, cercados, onde não se produz um pé de quiabo ou maxixe, porém, alguns agricultores e outros espertalhões preferiram inundar o lago com um plantio predatório de arroz, nas barbas da Justiça, com a total permissividade da prefeitura. O sistema de abastecimento de água entrou em colapso e até o benefício obtido junto ao Governo Federal para resolver em definitivo o problema virou um elefante branco. Isso sem contar a violência oriunda do tráfico e o consumo de crack, entre outras drogas, que atingem jovens de todas as classes, principalmente pela falta de trabalho ou políticas públicas sociais e esportivas.
 

Como se observa, Viana tem inúmeros desafios pela frente para o próximo comandante. Por isso o Blog elenca aqui mais dois nomes analisados a partir das suas histórias políticas (de conhecimento público) além das suas capacidades para exercer o cargo, afinal, uma cidade com 254 anos merece um prefeito a altura da sua importância histórica, cultural e estratégica para a Baixada Maranhense. 

Mais dois candidatos:
 

Francisco Gomes (Chico Gomes) natural de Matinha (MA). Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), exerceu em sua vida pública - entre outros cargos - a chefia da Gerência de Viana, no Governo Roseana (1999 a 2002), sendo eleito deputado estadual em 2002, cargo que ocupou até 31 de janeiro de 2010. Atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Humano.
 

Raposa velha do cenário político, Chico pode ser o novo integrante do “consórcio” de pré-candidatos colocados no tabuleiro pela Prefeitura de Viana. Porém, com um pré-requisito que nenhum dos outros tem e nem podem almejar: ser ungido pelo grupo Sarney e indicado de cima para baixo, desde que o prefeito Rilva Luis não bote o pé na parede e aceite de bico calado o indicado de Roseana.
 

Chico obteve 31.626 votos na última eleição para deputado, com expressiva votação na baixada, porém em Viana sua votação foi pífia (4.232 votos) fator que ele considerou decepcionante e decisivo para não renovar o seu mandato para a Assembleia Legislativa. Depois da não reeleição, o deputado se fechou em copas, agradeceu a votação que teve nas outras cidades da Baixada, mas sabe-se que teria ficado furioso com Rilva, que segundo informações, lhe prometera nove mil votos, mas no frigir dos ovos, o alcaide vianense liberou o seu curral eleitoral e ainda avalizou a campanha da irmã e atual secretária de saúde do município, Rivalgênia, em favor do petista Roberto Costa.
 

Todavia, como já citamos neste Blog, na dinâmica da política até “boi voa” e o que vale para os políticos nem sempre é aquilo que eles se esgoelam nos palanques e sim o que as conveniências decidem, na calada da noite, entre quatro paredes, longe da bisbilhotice de quem vota e elege.
 

E, neste caso, a equação é até simples de entender: Rilva é aliado de Roseana – pelo menos nas fotos para revista – visto que em Viana é total a ausência de obras do governo do estado. Por outro lado, Chico Gomes sempre foi leal ao seu grupo político, tampouco ficou preocupado em ficar fora do cenário das eleições municipais. Assim que manifestou o desejo de ser candidato a prefeito de Viana, cidade onde estudou e adotou também como sua terra natal, o atual secretário já devia estar com a “carta na manga” e o aval do Palácio dos Leões. Sendo assim, só restaria ao prefeito de Viana indicar um vice. 

Aqui um parêntese para falarmos de coligações partidárias. Rilva poderá até tentar emplacar um vice do seu partido, o PV ou algum aliado, desses que ele já atirou para as piranhas no lago, porém, um dos braços fortes do seu grupo, herança do ex-prefeito Messias Costa (falecido) é o PT, que com certeza vai exigir a indicação, visto que qualquer composição em Viana deverá passar antes pelo crivo do vice- governador Washington Oliveira e do presidente da sigla, Raimundo Monteiro. Alguém pode adivinhar quem será o escolhido (???)
 

Segundo informações, a decisão de Chico de ser candidato são favas contadas e só não ocorrerá se os números das pesquisas revelarem que, ao contrário do que pensa, o secretário não estiver assim tão bem na cidade. O resto é conversa para boi dormir e os outros integrantes do grupo de Rilva se quiseram continuar, que balancem a cabeça igual calango, porque agora o jogo está começando pra valer.


Marcone Veloso - Ex-vice prefeito de Viana, médico veterinário, professor, empresário (Colégio Paralelo). Recentemente mostrou força e prestígio político ao tomar posse na AVL – Academia Vianense de Letras, acompanhado de amigos, familiares, colegas, professores e admiradores, em solenidade que contou ainda com as presenças do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, do Deputado Raimundo Cutrim, do Secretário de Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário (que representou a governadora), do bispo da Diocese de Viana, D. Sebastião Lima Duarte, e do prefeito de Matinha, Emanoel Travassos.
 

Marcone, pode se afirmar foi uma das primeiras vitimas da “máquina de moer aliados” do atual grupo que domina a política vianense. Junto com o petista Messias Costa (já falecido) formou uma vitoriosa chapa de jovens políticos, cheios de sonhos e esperança por dias melhores na Cidade dos Lagos, na surpreendente eleição de 1996.
 

Inexperientes em cargos públicos, Messias e Marcone logo bateram cabeça diante do grupo administrativo montado a partir dos movimentos sociais e da forte influência exercida pelo irmão do petista, Zé Carlos Costa, hoje secretário de articulação política do município. Contador experiente, conhecedor da máquina vianense, Zé Carlos deu as cartas nos dois mandatos do irmão, provocou ciúmes e também a debandada de vários aliados, inconformados por não concordarem (ou ficarem de fora) do “bolo oficial” que começava a ser confeitado, até virar fonte de receitas para o enriquecimento ilícito de dezenas de “companheiros”, muitos deles, hoje, comungando em outras paragens, distantes dos ideais socialistas de Messias.
 

Marcone, a exemplo de Benito Filho, também jogou a toalha e foi cuidar dos seus negócios. Mudou de partido, tentou derrotar o antigo companheiro de chapa, aliando-se a Walber Duailibe, não obtendo êxito. Mesmo assim, nunca abdicou do sonho de virar prefeito da sua terra natal e, mesmo não concorrendo em outros pleitos, sempre fez parte das articulações de candidaturas, mantendo um grupo que, se ainda não dispõe de força para se impor perante o aparato da máquina da prefeitura, continua combatendo aquilo que ele considera nocivo e prejudicial aos destinos de Viana.
 

Segundo afirmou, a sua participação ou não como candidato em outubro, não seria um mero desejo pessoal, mas sim a decisão consensual do grupo político do qual faz parte. É um nome que tem história, militância social e amplas condições intelectuais de ser o próximo mandatário vianense, além de se constituir em mais uma boa opção fora dos "pré-fabricados" de Rilva.

Em breve, novas análises.

17 comentários:

Anônimo disse...

Eduardo Campos.

Grande Luiz, gostaria de tercer algum comentario a respeito do ex-deputado chico gomes,primeiro como deputado nunca mais nunca fez uma emenda para beneficiar o povo vianense nesses seus 8 anos que passou na assembleia, tinha tudo para ser um grande deputado da baixada principalmente de viana, mais nada ele fez.
Agora nessa ultima eleição não foi o prefeito Rilva Luiz quem o traiu, quem deu a resposta foi o povo de viana, por tudo que ele deixou de fazer por nossa cidade.
Como Gerente da baixada não fez nada em viana a não ser tirar proveito do nosso povo, agora como Secretario mais uma vez ele deixou viana de lado, em tudo como é o casa do projeto de agua e das cisternas um projeto belicimo, que poderia tirar nossos irmãos lá de capim-açu, do sofrimento que aquele povo tanto passa, qual o vianense que não sabe disso, nobre Secretario ponha a mão na consiencia e veja quanto viana ta te deu e o que vc fez por esse povo, por essa cidade, que ja contribuiu tanto para seu engrandecimento, so vejo vc falar que colocou luz em todos os povoados de viana, mais uma vez vc mente o PROGRAMA LUZ PARA TODOS, é do governo federal e nunca foi seu, fala tambem da CAIXA ECONOMICA FEDERAL, mais um vez vc mente a CAIXA ECONOMICA, não é de viana é de toda a baixada, gostaria de saber na verdade o que vc mais quer de viana? ser prefeito? para ser prefeito de viana vc tem que se doar um pouco para nosso cidade, é muita maldade sua,vc so tira proveito, doe um pouco do seu prestigio que vc tem com sua Governadora e traga algo de bom para nossa cidade e diga foi eu quem conseguir é assim que se faz politica não da sua forma que so tira e quando acaba na fica puto, puto está o povo de viana com vc que nunca fez uma politica publica voltada para nossos jovens que hoje estão quase todos jogados ao deus dará, Secretario pense bem.
Obrigado.

Eduardo Campos

Isanilson Dias disse...

Prezado Luis, por um instante ao ler o seu texto inicial, pensei que estivesse se referindo a cidade de São Bento, mudando apenas o nome da cidade e do gestor. Mas vejo que essa safra de prefeitos realmente deixou e continua deixando a desejar para a tão sofrida população da massacrada baixada maranhense. Só nos resta expor com tristeza essas realidades como faço também através do www.isanilsondias.com.br Cordial abraço.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Eduardo. Sds.

Luiz Antonio Morais disse...

Caro Isanilson, grato pela participação. Vamos continuar a nossa luta. Vou colocar o seu link no Vianensidades. Sds.

Anônimo disse...

OLÁ, BOM DIA! ME CHAMO ROBERTO, SOU PEDAGOGO, RESIDO EM OEIRAS-PI E TENHO ACOMPANHADO ALGUMAS NOTICIAS REFERENTES A ESSA CIDADE (VIANA -MA). GOSTARIA DE SABER DE VC SE ESSA CIDADE É ASSIM MESMO, VÍTIMA DE ESCÁRNIO DOS SEUS ADMINISTRADORES? OU É OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE AMPLIAM ESSA IMAGEM TÃO DEGRADANTE DA CIDADE? MEU INTERESSE NO ASSUNTO SE DEU DESDE O FIM DE 2011, POIS PRETENDO CONCORRER AO CARGO DE TECNICO DO SEG SOCIAL DO INSS 2012 E ME INSCREVI PRA ESSA CIDADE, QUE À PRIMEIRA VISTA PARECE SER COMPOSTA POR PAISAGENS BONITAS E PESSOAS TAO HUMILDES...DESDE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO E ESPERO PODER CONTAR COM VC PARA ME ESCLARECER ALGO NESSE SENTIDO. MUITO OBRIGADO E BOM TRABALHO!

Luiz Antonio Morais disse...

Olá, Roberto

Obrigado por acessar o nosso Blog. De forma alguma queremos vender uma imagem negativa de Viana, a Cidade dos Lagos, quarta cidade mais antiga do Maranhão, berço de muitos artistas, poetas, músicos, etc. Viana é cercada de belezas naturais; ainda conserva um pequeno acervo de prédios coloniais, lembranças do seu apogeu econômico e cultural. Tem na pesca, pecuária e no extrativismo as suas principais atividades econômicas. No entanto, há mais de três décadas não temos tido sorte com prefeitos. A cidade padece de falta de infraestrutura, faltam empregos, mão de obra qualificada e políticas públicas que ajudem os nossos jovens para o esporte e o mercado de trabalho, de forma que os tirem do tortuoso caminho das drogas e da marginalidade.

O nosso objetivo, como cidadão e jornalista, é acrescentar um debate produtivo e civilizado sobre as carências da cidade, tarefas talvez mais apropriadas à nossa insipiente Câmara de Vereadores, que infelizmente serve tão somente ao prefeito da cidade e, também aos políticos de oposição. O espaço está aberto para esclarecimentos e sugestões que ajudem o nosso povo a escolher melhor o próximo PREFEITO, de forma que Viana entre novamente nos trilhos do progresso e do desenvolvimento.

Abraço.

Anônimo disse...

Luiz Otavio,

Ola Luiz, gotaria de falar do marcone veloso, ua oportunidade já foi dada quando vc foi vice do messias, não conseguiu se manter na coerencia e achava que pulando de galho em galho chegaria a algum lugar já foi da opoição ja foi da direita e não conseguiu se manter em linha reta,na politica temos que ter lado e esso ele não consegui assim fez com o Jackson Lago ele apoiava a Roseana e quando o Jackson Lago ganhou ele estava bebendo com o Batista Soeiro lá no areial e falou é hora de colocar o adesivo e asim fez,Marcone é um grande jogador e muito empogado , acha que politica se faz em mesa de bar e mentindo para o povo, um dia Walber Duailibe falou para ele Marcone na politica não se mente e não se faz promessa que não se pode cumprir, eu acho que ele entendeu errado faz tudo ao contrario, suas palavras são empolgante suas palavras são bem empregadas mais não convençe mas ninguem pois vc não abe quando ele ta falando a verdade ou mentindo, Marcone seu tempo ja passou acho que vc da um grande secretario de educaçao mais sem mentira tá.

Luiz Otavio - Vila Zizi

Pedro Bolha disse...

É Luis pelo jeito estamos fazendo com que as pessoas exponham seus pensamentos a respeito dos pré-candidatos ao palacete da praça Ozimo de Carvalho, eu iria tecer meu comentário, mas depois de ler os anteriores fiquei feliz e no mesmo instante me deu preguiça, por isso vou ali comer uma torta de jabiraca e mais tarde teço meu comentário sobre os dois pré-candidatos. Abraços

Luiz Antonio Morais disse...

Bom apetite, cuidado com as espinhas da nossa gloriosa jabiraca. rsrs.
Sds

Anônimo disse...

Marcone Veloso é ,indiscutivelmente, o melhor candidato pra Viana. Por toda sua luta em prol dos mais necessitados.Não desista Marcone.

Anônimo disse...

QUERIA DESEJAR TODO O SUCESSO PARA O MARCONE NESSA CAMINHADA QUE SE INICIA. UM ABRAÇO. JOÃO CARLOS-VIANA

Anônimo disse...

defendemos uma candidatura mais ideológica pra Viana e Marcone representa essa candidatura pela sua história de vida.

Anônimo disse...

DESDE JÁ QUERO AGRADECER-LHE PELOS ESCLARECIMENTOS E ESPERO QUE PESSOAS COMO VC CONTINUEM ESSE TRABALHO, TRABALHO ESSE QUE MOSTRA PARA OS DEMAIS CIDADÃOS DE NOSSO PAÍS A REALIDADE PRESENTE EM ALGUMAS CIDADES DE NOSSA NAÇÃO, O DESCASO POR PARTE DE SEUS REPRESENTANTES, ESTES SEMPRE SUBSTIMANDO A INTELIGENCIA DAS PESSOAS...ESTAREI TORCENDO PARA QUE ESSA REALIDADE MUDE E MUDE PARA MELHOR...VALEU PELAS INFORMAÇOES...E FAREI O POSSIVEL PARA PASSAR NO CONCURSO E AJUDAR, NA MEDIDA DO POSSIVEL ESSAS PESSOAS...MT OBRIGADO POR TUDO.

ROBERTO SANTOS - OEIRAS-PI

Anônimo disse...

Grupo de amigos do MARCONE VELOSO

Caro Luis Otávio,
Queríamos fazer alguns esclarecimentos a você e aos leitores deste conceituado BLOG a respeito do seu comentário sobre o pré-candidato a prefeito de Viana Marcone Veloso.
Em primeiro lugar,queríamos perguntar a você que oportunidade é essa que já foi dada Marcone se ele nunca mandou absolutamente em nada quando foi vice-prefeito? Que incoerência é essa que você fala,que Marcone pulando de galho em galho ele chegaria a algum lugar se o que ele fez foi romper com as práticas políticas atrasadas do grupo do então prefeito MESSIAS ,justamente por não concordar com a corrupção descarada praticada pelos "assessores" do saudoso Dr. Messias ,e mais, sem se preocupar com cargos ou dividendos políticos?queria o que? Que ele continuasse na RETIDÃO e não mudasse de lado. Não,meu caro Luis Otávio,ele teve o que poucos políticos tem,coragem para romper COM O QUE ESTÁ ERRADO.
Sobre a questão da eleição do Jackson Lago,Marcone votou,por idealismo,no primeiro e segundo turno em Jackson,inclusive participando da coordenação da campanha em Viana. Agora perguntamos, o que o governo Jackson ofereceu a Marcone?,nada.Portanto Luis Otavio,quem deve alguém nessa história é o saudoso Jackson Lago e seu grupo político que,no governo,esqueceu os aliados.Lembre-se bem desta frase "NÃO SE FAZ TRANSIÇÃO POLÍTICA COM QUALQUER UM",isto pode servir de exemplo para Viana.
Quanto a frase que você atribui ao falecido ex-prefeito Walber Duailibe é o próprio Marcone quem destaca que uma das coisas que aprendeu com o ex-prefeito foi falar a verdade ao povo e não esquecer nunca dos amigos. Pelo que nós temos observado o Marcone tem preservado isto ao longo de sua luta política,quem o conhece sabe disto.
Agora, fala sério, né Luis Otavio,você querer dizer que Marcone,bebendo,falou pro Batista Soeiro que tava na hora de colocar o adesivo do Jackson,depois da vitória que ele ajudou a conquistar é brincadeira, né Luis.O nosso candidato a revolucionar Viana,Marcone Veloso, sempre fala que ato mais importante de um político é saber de que lado está. Portanto essa sua ilação não tem qualquer cabimento.Marcone é leal,honesto em suas atitudes e não faz jogo sujo, companheiro. Se suas palavras(MARCONE) são empolgantes,bem empregadas como você diz Luis OTAVIO é porque são verdadeiras, são ditas pelo coração,pela alma,pelo sentimento,não tem mentiras.Você deve conhecer a história do Marcone e deve saber que ele luta há 18 anos por uma Viana melhor,com mais justiça social,igualdade e desenvolvimento para o nosso povo,sempre na oposição sem arredá o pé.Entenda, caro Luis, ninguém é obrigado a acreditar no que ele diz, mas ninguém também,pode dizer que ele está mentindo porque seus atos provam o contrário é uma questão de coerência,meu caro.
E quando você diz que o tempo dele já passou e que daria um grande secretário de educação, não cabe, primeiro porque ele,ainda,não teve o seu "tempo"ou seja nunca foi prefeito ou coisa parecida,está na fila há 16 anos e segundo porque o cargo pelo cargo não interessa a ele e a ninguém que tenha o mínimo de dignidade e honestidade com a coisa pública.De que vale ser um secretário qualquer de um governo medíocre,corrupto,nada meu jovem. Portanto caro Luis Otavio,procure discernir e refletir melhor sobre suas palavras.
VAMOS À LUTA!!!
AMIGOS DO MARCONE.

Anônimo disse...

Luiz Otavio,

Marcone Veloso, quem não te conheçe até te leva para casa mais depois devolve, acho que vc tem a memoria curta ou se faz de besta, vamos lá, Walber Duailibe quando foi oposição em Viana. quem sempre foi oposição em viana era Messias (certo). vc esteve com Messias, Walber Duailibe, Daniel, isso é o que? isso é ter lado vc nunca teve lado, vc é como um barco a deriva onde esta o poder lá esta Marcone Veloso e tem mais Marcone Veloso e sua empogação de tira colo, e quanto ao Estado vc sempre votou na Roseana Sarney, e como vc diz que voltou no Dr. Jackson Lago, Jackson Lago, sempre foi o que no Estado OPOSIÇÃO e a familia SARNEY DIREITA, então vc não sabe o que é direita e esquerda, pergunta para seu irmão da policia te encinar o que é direita e esquerda, se saberá. vc fala que não mente então vamos aos fatos. na ultima eleição vc prometia para os pracas de viana ou seja para os soldados da PM, que todos seriam promovidos quem vc promoveu? a unica coisa que vc promoveu foi dezordem entre vc e os policiais de viana lembras isso é fato. Marcone se eu fosse falar aqui suas mentiras passaria dias e não acabava. e quando vc fala que está a 16 anos na fila é isso mesmo lembra da musica da Ivete a fila anda e vc ficou atrofiado e não andou então amigo seu tempo ja era,meu amigo o Walber estava certo Marcone na politica não se mente e nem promete coisa que vc não possa cumprir e vc continua mentindo e prometendo vc sabe que vc é os dois mentiroso e zé da promessa.
pode até que apartir de agora vc possa se alertar e passe a falar a verdade e cumprir suas promessas,e na tem mais um agravante em sua vida mais isso eu não vou tocar deixa se um dia o VALDEISINHO quiser falar que ele fale, vc sabe o que estou falando te cuida pré-eterno. faça uma dobradinha com o Bil vc candidato a prefeito de sacoã e Bil seu vice quem sabe.porque em viana a fila andou e vc não acompanhou dançou.

OBS: Grupo de amigos do MARCONE VELOSO, vamos lá : Nelio, Batista Cunha, Carlinhos cara cortada acabou, não tem mais nem CACÁ vota em vc ele quando ta bebado alias nunca vi ele bom, fala que vota em Chico Gomes.


Luiz Otavio - Vila Zizi

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,

Marcone veloso ao longo de sua vida política sempre foi contraditório.Vamos aos fatos:

Afastou-se do governo que ajudou a ganhar,porque dizia que não podia compartilhar da roubalheira que instalou-se naquele governo.Bom,porque então o vice prefeito Veloso, não apresentou as provas ao seu eleitorado, e o mais importante,porque não representou junto ao Ministério público as provas das acusações?Depois viriam mais contadições,se Marcone Veloso foi enganado Pelo Messias,então porquê apoiar um bandido consagrado(Walber Dualibe) na eleição seguinte?Será que alguém em seu perfeito juizo pode dizer que Walber era o melhor pra Viana?Será que o provérbio que diz " que errar é humano,mas perseverar é tolice" ,não se aplicaria ao senhor Marcone Veloso? Então temos o contraditório e o tolo do Marcone Veloso,são essas as virtudes de um futuro prefeito que nossa cidade merece? Se a resposta for sim,então ele não é apenas o único tolo.


Senhor Luis,parece mesmo que as próximas eleições será marcada pelo espírito de santidade,já temos dois santos,o Oliveira Junior e agora Marcone Veloso,claro que de pau oco.

Eng Amb. Adriano disse...

Caro Luiz,

Amigo Santys, acompanho sempre seus relatos que para muitos é em tom acusatorio, ja eu penso que seja desabafo por amar tanto nossa Viana e ter de deslocar para muito longe para alcançar seus objetivo. sei tambem que está muito longe mas acompanha de perto o desenrolar da politica e da politicagem em nossa Princesa da baixada.
Sei tambem que em nossas conversas pelo face ja me falou que não pretende ser candidato a nada pelo menos por enquanto, porem acredito que tenha um lado politico, um grupo ou mesmo uma simpatia por algum pretenso candidato a prefeitura de Viana... gostaria, acredito que outros leitores tambem, que colocasse os prós e contra do seu candidato (caso tenha) para que possamos analisar... pois vejo que é um homem (?) culto e de personalidade forte.
abraço e agurado vc já com o titulo de DR por merecimento no nome em nossa terra querida