sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O xadrez da eleição vianense

Viana – Comenta-se que, hoje, o atual grupo político dominante em Viana elegeria até um poste, pois a popularidade do prefeito Rilva Luis continua intacta na Zona Rural, e também porque o alcaide estaria com a burra cheia, com recursos que foram criminosamente desviados para a eleição, em detrimento da realização de obras na cidade. Somente este ano, Viana já recebeu mais de 51 milhões de reais em repasses, segundo o Portal da Transparência do Governo Federal (Confira aqui).
 

De qualquer forma, o Blog Vianensidades cumpre o seu papel de informar e analisar o quadro sucessório, oferecendo ao leitor o perfil dos candidatos colocados no tabuleiro político, cuja temperatura começa a subir, originando definições e composições que podem ocasionar o vencedor para ocupar a “perseguida” e desejada Prefeitura de Viana, dominada há 16 anos por um mesmo grupo, que muito pouco contribuiu para o progresso e o desenvolvimento da Cidade dos Lagos. Para efeito de leitura, omitimos dados cronológicos e familiares, por acharmos irrelevantes para a construção das análises. 

Vamos a mais três potenciais candidatos:
 

Danielzinho - Ex-prefeito e ex-Gerente Regional de Viana, farmacêutico e empresário. Atual partido (PSDC). Polêmicas e controvérsias a parte, foi o último prefeito a dar um novo perfil urbano para Viana. Obras como o Parque Dilú Melo (antigo Areal, hoje o principal local de lazer da cidade; o Estádio de Futebol – logo batizado por um imodesto culto a personalidade com o próprio nome do prefeito. A praça esportiva foi rebatizada em uma justa homenagem a Djalma Campos. Daniel também construiu o Centro de Abastecimento, no Bairro Citel, que virou Barra do Sol, principal centro comercial de Viana e, segundo informações, o local tem o metro quadrado mais caro da Baixada Maranhense. Com Daniel, Viana também obteve avanços no setor de saúde. Entretanto, exercendo o seu estilo pouco ortodoxo de receber aliados políticos e eleitores - principalmente aqueles que queriam lhes pedir favores -, fizeram a sua alta popularidade virar pó. O ex-prefeito praticamente rompeu com o fisiologismo, muito latente na época, com Walber Dualibe e mantido por Djalma Campos (ambos, ex-prefeitos já falecidos). Talvez tenha sido esse o principal motivo dele não eleger o seu sucessor, na época, o ex-deputado federal Antonio Gaspar, considerado imbatível, mas, devido a problemas de logística, falta de verba e um súbito mal estar do candidato, a campanha sofreu um forte revés e foi nesse vácuo que o petista Messias Costa se aproveitou e surpreendeu o mundo político vianense ao se eleger com uma modesta estrutura, atuando praticamente na Zona Rural.
 

Daniel - que já perdeu três eleições depois que deixou a prefeitura - sempre participou de campanhas políticas apoiado pelo grupo Sarney, porém, de uns tempos para cá, já flertou com Jackson Lago, com Flávio Dino, e por último voltou para a canoa de Roseana, que por sua vez, no final do último pleito para governador, já estava posando para fotos para o álbum (e a revista) da família Riva Luis em Viana. Segundo analistas e políticos vianenses, a altíssima rejeição e o autoritarismo de Daniel é o maior empecilho para a união das oposições na Cidade dos Lagos. – Ele nunca quer abrir para ninguém! Lamenta um dos pré- candidatos ouvidos pelo Blog.  

O ex-prefeito ainda mantém certa densidade eleitoral, tem todo direito de se candidatar outra vez e até voltar à Prefeitura, mas, se continuar com insistência de sempre impor sua candidatura a força, corre o risco de amargar mais uma derrota ou disputar sua última eleição, devido à idade, a debandada de correligionários, e também motivado pelo surgimento de uma nova geração de políticos, com novas idéias e mais abertos para uma composição de partidos, que avance para outro cenário e modifique o quadro da conturbada política vianense.
 

Benito Filho - Vice-prefeito de Viana, ex- cabo do Exército, empresário, assessor político e especialista em elaboração de projetos para obras governamentais. Atual partido (DEM). Já exerceu dois mandatos de vereador em Viana; com outros parceiros, coordenou a implantação da primeira emissora de rádio na cidade: a Rádio Maracu, hoje pertencente ao grupo de comunicação do deputado Manoel Ribeiro. No Bairro Barreirinha, onde nasceu, coordenou a criação da Associação Comunitária, que concebeu e implantou a Rádio Comunitária Sacoã, uma das mais ouvidas na cidade.

Na última eleição, Benito atuou decisivamente na composição política que reuniu no grupo de Rilva Luís, vários caciques da política vianense, como Chico Gomes, Walber Duailibe, Djalma Campos, Ezequiel Gomes, entre outros. Embora estivesse atuando como assessor, elaborando projetos e abrindo as portas dos ministérios e gabinetes parlamentares em Brasília, para aprovar verbas federais e obras para Viana, o cargo de vice-prefeito acabou lhe caindo no colo, devido aos desdobramentos partidários perante a Justiça Eleitoral, que detonaram o escolhido do prefeito, o petista Felipe Ângelo.

Entretanto, a lua de mel entre Benito e o grupo de Rilva Luís não durou um inverno. Fofocas, intrigas, invejas e todos os tipos de conspirações jogaram gasolina no fogo do poder. Rilva Luis foi alçado a uma espécie de “Rainha da Inglaterra”. Reeleito, abandonou o posto de trabalho e mergulhou no pântano da improbidade administrativa, acompanhado de um séquito apaixonado e cego para a decadência da infra-estrutura vianense. Benito jogou a toalha e partiu para outra!

Com um perfil empreendedor, moderno e conciliador, ele nega querer concorrer, mas, nas rodas políticas e nas pesquisas é sempre citado como um dos melhores quadros para assumir a prefeitura. No entanto, para essa missão, depende de fatores decisivos: um deles seria uma (quase improvável) destituição de Rilva Luis; difícil, mas não impossível, pois segundo informações não confirmadas, oficiais de Justiça estão nos calcanhares do prefeito para entregar-lhe uma intimação para que responda ação de improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público. Só falta descobrir em qual buraco o “tatu” se escondeu.

Outra e não menos difícil, seria a tal união das oposições, que lhe daria musculatura eleitoral para peitar a poderosa máquina da prefeitura. Como se vê, Benito tem currículo, experiência e liderança, mas tudo não depende somente da sua boa vontade. 
 

Oliveira Júnior (PRB) - Advogado bem sucedido surpreendeu o meio político vianense na última eleição, obtendo 3.900 votos, com uma campanha modesta, porém bastante aguerrida para um iniciante em eleições para prefeito. Essa incrível votação, segundo analistas, foi determinante para a reeleição de Rilva Luís (PV) diante de um quadro polarizado com o candidato Danielzinho (PSDC) cujo resultado era imprevisível. Essa primeira tentativa, porém, serviu para Oliveira Júnior ganhar experiência. Ele se consolidou e amadureceu politicamente tornando-se hoje um dos mais fortes e admirados nomes para concorrer em outubro; pesquisas extra-oficiais já provaram e os adversários sabem disso.
 

Com habilidade, boa articulação e inteligência, Júnior montou um alicerce político na sede e na Zona Rural, por meio de trabalhos sociais (silenciosos até), mas que podem lhe render bastantes frutos na próxima eleição. 
 

Se o leitor está surpreso - talvez por não conhecer o estilo Oliveira Júnior - podemos acrescentar que a aceitação que ele detém no momento advém da sua postura e coerência política, sempre apoiando e trabalhando de acordo com as orientações do seu partido (PRB). Ao invés de trocar de legenda, aproveitar-se de momentos eleitorais, se manteve firme em defesa das suas idéias e da determinação em ser prefeito de Viana. 
 

É claro que a sua candidatura tem uma longa corrida até junho, quando serão realizadas as convenções partidárias, mas o aval dos caciques do seu partido, a popularidade em alta e a baixa rejeição, lhe dão credibilidade, inclusive para negociação com outras legendas de peso em Viana. O advogado vai precisar viabilizar uma estrutura de campanha, uma aliança que dê a ele tempo suficiente na propaganda eleitoral e uma chapa de bons candidatos a vereador disposta a segui-lo nesta difícil empreitada que pode lhe dar o trunfo para virar um fenômeno eleitoral e por fim, ser o mais jovem prefeito eleito da Cidade dos Lagos. 

Aguardem novas análises.

11 comentários:

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,

Parabéns pela sua análise.Não poderia ser melhor!

Luis,quando vejo o senhor Oliveira Junior,vem sempre a imagem do ex- presidente Fernando Collor,fala plácida,sorriso constante,intelectualidade exposta sempre associada a sua formação,e sempre bem vestido,bem alinhado,enfim uma personificação do político casto,seria um jogo de marketing?

Parece que está dando certo,alguns jovens desacreditados na política local já o proclamam como o salvador Vianense;Os evangélicos que o apoiaram na eleição passada limitam apenas a dizer que é um homem de Deus,- talvez um ungido,um Messias?Bom não ouvir dizer ainda que fez algum milagre,mas sem dúvida alguma tem o poder de mudar muitas coisas.Foi assim na eleição passada onde a sua entrada naquele pleito foi decisiva e "produtiva para o senhor Rilva Luis.A luz que seus eleitores esperavam em Oliveira,contribuiu para que as trevas novamente reinasse em nossa cidade com a reeleição do atual prefeito.Teria sido uma jogada de mestre do alcaide vianense?Uma vez que o eleitorado do Oliveira Junior não era eleitores de Rilva,mas da oposição,do grupo de Danielzinho,Carrinho etc..Ora não foi desta forma que Roseana ganhou a aleição do senhor Jackson comprando a dignidade do seu cunhado,hoje premiado com a secretaria de saúde,alguém esqueceu disso?Seria o mesmo caso do Oliveira?O fato é que nada fora comprovado,Oliveira não ganhou nenhuma secretaria,ninguém viu nenhum cheque em branco,não houve nenhum presente assim como seu pai em época do Walber Dualibe recebera como blinde uma casa bem modesta ,alguém sabe onde fica esta casa?Dessa história? dado a ele por apoio político.

Enfim a única suspeita foi as férias e o silêncio de quatro anos do guerreiro da luz do Oliveira Junior!Onde esteve este tempo todo?Alguém o presenciou lutando pelo povo Vianense,seja nas comunidades carentes,auxiliando com o seu saber jurídico,opondo aos demandos do bando político que ele combatia até de forma tímida?.Qual foi a sua atuação este período todo?Nenhuma.Agora aparece como um afangaté,o dono da vez,sem nenhuma prova de comprometimento com as causas sociais,e o pior de tudo sem nehum projeto concreto,ou alguém sabe como é o projeto do Oliveira pra impedir que jovens migrem para zona urbana em busca de uma vida melhor sendo muitas vezes marginalizados?Ou será que O Oliveira conhece nossa zona rural,a sua realidade?Será que o seu eleitorado está anestesiado com éter na veia,e não conseguem refletir que não basta apenas ter eloquencia,pousar de bom moço,e ser eletista,mas que é necessario muito mais que isso,é preciso está envolvido com a comunidade como um todo,tendo uma visao objetiva e concreta que traga de fato realizções benéficas tanto pra nossa zona rural ,como urbana e só consegue isso com envolvimento com o povo,tanto jovens,lideres comunitários,oposição..Alguém já presenciou este fato?Bom acho que é muito tarde senhor Oliveira pra descer do seu palácio dado pelo povo agora,o senhor teve quatro anos pra isso,mas talvez seu interesse não seja esse,e sim reabastecer-se apenas.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rafael. Suas colocações engrandecem o debate civilizado, de forma que os leitores façam um melhor juízo de valor sobre todos os pré-candidatos a assumir a nossa querida Viana.
Lembrando aos internautas que os comentários não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens. Comentários que cometam calúnia, injúria e difamação serão moderados ou não publicados. Sds.

Anônimo disse...

Sr, Rafael Santys, concordo com as suas opiniões a respeito do Oliveira JR, hoje ele tem respeito da população vianense porque sempre se paltou na etica na moral e no respeito e na vontade do povo mesmo sendo um candidato de oposição, mostrou isso nas ultimas eleição quando se manteve firma mesmo recebendo convites financeiros mas não se deixou levar pois o que estava em jogo naquele momento era o destino de nosso estado e não um problema particular, em tão o Oliveira Junior juntamente com seu grupo acharam melhor apoiar o Dr. Jackson Lago que mesmo sabendo que o jogo era dificil naquele momento achou melhor seguir em frente e foi ate o fim isso é o jeito e a forma de fazer politica do Oliveira Junior, sempre paltou com respeito até com seus adversarios pois como ele sendo um grande Advogado sabe que para os que erram existe a penalidade pode até naõ ser as dos homem mas um dia a justiça se faz, e quando a zona rural é onde ele mas atual tanto é que sua votação foi bem maior na zona rural do que na zona urbana, ele é defensor das comunidades e tem lutado bastante para que não exista desigualdeda entre zona urbana e zona rural, os amigos e eleitores da zona rural sabem quem é o Oliveira Junior e Oliveira Junior sabe quem é a zona rural e quanto aos evangelicos elessabem tambem quem é o Oliveira Junior tanto é que o seu vice-prefeito naquela epoca foi e irmão Lucas com o aval do grande Pastor Pedro, então o respeito entre os evangelicos com o Oliveira é o mesmo respeito que o Oliveira tem com eles, Oliveira não é politico de está em radio denegrindo imagem de ninguem pois deve ser por isso que ele tem o respeito tambem dos seus adversarios.

Anônimo disse...

Hoje viana tem bons candidato e pré-candidatos a prefeito a unica coisa que falta é a sociedade escolher o melhor caso isso não aconteça temos mais 4 anos de sofrimento pela frente.
Obrigado.
Vandinho. multirão

Anônimo disse...

Gostaria de fazer um agradecimento aqui no seu blog ao dr. Oliveira Junior, pois ele aposentou minha mãe e isso nos aqui em casa samos todos agradecidos a ele, pois ele sabe que na ultima eleição não votamos nele acreditado que o atual prefeito fosse algo que prestase nos enganamos, mais hoje aqui em minha casa todos nos votamos e quem eu puder convencer a votar no Oliveira farei isso de coração, pois ele não mede esforços para nos ajudar e quando não da para ele fazer isso ele fala na mesma hora não é como os outros que dizem que vai fazer e quando acaba não faz, obrigado oliveira Junior que Deus te preteja um grande abraço e muito obrigado Luiz.
Maria Raimunda - Laranjal

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Maria Raimunda. É bom saber que o Blog Vianensidades também é acessado na Zona Rural de Viana, o que só fortalece o processo democrático por meio da informação. Sds.

Estudante Adriano disse...

Sr Luiz,

Caro amigo Santys admiro muito o seu conhecimento sobre a historia politica de Viana, no entanto as vezes acho ir muito a fundo no que desrespeito familia, por que o pai recebeu isto ou aquilo, por que tal pai roubou isto e beneficiou outros com aquilo no passado, voce sempre deixa transparecer que o os filhos segue a mesma maneira. daí vejo q acaba esquecendo que cada pessoa ainda que criado sobre um doutrina familiar é unica e possui opinioes e carater propio podendo ir de encontro toda a familia.

Mas esse não é o ponto principal desta minha participação neste Blog.

Sou simpatizante do Sr Oliveira Junior o qual varias vezes ja tive a oportunidade de conversar sobre nossa cidade fazendo-lhes perguntas para poder tirar minhas conclusões no que desrespeito a melhorias na nossa terra querida, o que tem em mente e o que tem de concreto pra nossa cidade. nossa ultima conversa foi na virada do ano em sua residencia onde fez uma ceia simples pois estava de luto de seu avó. conversa esta onde percebi que tens feito muitos trabalhos na zona rural e nas areas de campo, é um profundo conhecedor das mazelas que estao parasitando nossa cidade, e tens um grande conhecimento sobre desenvolvimento ambiental e sanitario.

Na minha opinião tens capacidade pra dirigir ou pelo menos encaminhar nossa terra em uma direção com mais oportunidades de crescimento tanto economico, social, cultural, esportivo, sanitario, ambiental etc...! mas ai voce deve ta se perguntando e por que ele como advogado e conhecedor das leis, "pelo menos mais do que eu q sou leigo nesse assunto" nao toma a frente dos varios problemas que vem rolando feito bola de neve em nossa cidade?
fiz essa mesma pergunta e a resposta foi simples e sem ataque a ninguem como de costume seu.
"- o povo não gosta de pessoas que ficam todo tempo procurando conflitos, ainda mais eu sendo da oposição vão começar a achar que é perseguição, alem do mais existem promotores e juizes muito bem pagos para tal fim..."
continuei a perguntar e por que não agem? sua resposta foi "- a mesma pergunta me faço, não sei o porque ja que as evidencias são claras" e de ultima perguntei sobre o IFMA, o que ele estava sabendo? respondeu que ainda ha riscos de perdermos por causa da unica parte destinada a prefeitura que é a doação do terreno. ele se prontificou se procurado pela administração de conversar sobre um preço simbolico de uma parte de suas terras em torno da cidade para instalação do predio.
por fim não sei se estou sendo mais uma vez iludido por falsos bons homens politicos, só que dessa vez prefiro acreditar que esta surgindo um verdadeiro grande bom homem para a baixada vianense

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Adriano. Sds.

Rafael Santys disse...

Prezado Luis,

Estudante Adriano,

Concordo com sua reflexão,um filho de hoje jamais pode ser responsabilizado por eventuais erros,delitos,crimes de outrora de seus pais.Não compartilho com sua idéia que fiz no meu texto essa intenção.Mas é bom para o povo ,principalmente o eleitorado quais as origens,as tendências embrionária,até porque muitos tendem a seguir.Agora quanto a omissão do senhor Oliveira,e as suas explicações não são apenas inaceitáveis,como também hipócritas.

Em relação as suas propostas,estas não podem apenas ser textuais,projetos,programs tem muitos por aí,é preciso conhecer a realidade do nosso povo,e o mais importante "como fazer".Benito Filho,sabe muito bem do que estou falando,porque de retórica o mundo político tá cheio.

Além disso,parabenizo seu sentimento de preocupação com o futuro de nossa cidade,e junto -me a você no desejo de que seja eleito o melhor,o mais comprometido com o bem de nossa comunidade.!

Estudante Adriano disse...

Sr Luis,

Amigo Santys vejo que temos opiniões diferentes e um objetivo comum. mas, não vejo como inaceitáveis ou hipócritas as declaraçoes dada pelo pretenso candidato Oliveira.
o que é de comum acordo entre eu, voce e o dono deste blog é que precisamos mudar de dono a chave da cidade ou do cofre do casarão da praça Ozimo de Carvalho, para alguem que possa abrir portas e janelas de crescimento pra ra a cidade. a final democracia é rotatividade de poder, pensamentos diferentes e novos, mas o que anda acontecendo nesses ultimos 16 anos em Viana nada mais é que o sistema monarca de "pão e circo".

eleitores e leitores, vamos acordar pois o dia tá chegando e agora que vamos ver quem é quem.

Anônimo disse...

viana é a prioridade deste grande jovem guerreiro Dr Oliveira Junior a maior Bandeira deste grande Homem é em favor dos menos favorecidos enquanto o prefeito não esta fazendo nada o jovem advogado esta na porta do socorrão atendendo gente que vem de Viana enquanto o prefeito atual não esta fazendo nada o jovem advogado esta visitando pessoa carentes na zona rural ele é humano ele sempre esta disponivel para a população vianenses politica se faz e com trabalho principalmentecom honestidade o jovem oliveira junior isso demostra para a sociedade vianenses eu e aminha familia vota neste grande guerreiro que veio mando por Deus pra ser o nosso defensor .... vamos no rumo a vitória é 10 no Coração