segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Viana na Comissão de Trás

“Adeus Viana, vou partir vou te deixar
Comigo vai à saudade teu lugar
Adeus Viana, terra querida
Eu hei de te lembrar por toda a vida.”


Muitos na Cidade do Lagos pensam assim, adoram esse samba tipicamente vianense, mas enquanto esse atual grupo político desfila na Comissão de Frente de todos os sucessos, principalmente financeiros, o Município desfila vergonhosamente na Grêmio Recreativo Escola de Samba Atrasados do Maranhão, na Comissão de Trás.

A cidade tem belezas naturais, não registra secas prolongadas nem outras catástrofes ambientais e detém potencial turístico, mas apresenta um dos piores indicadores socioeconômicos do Maranhão, que por ele mesmo já é péssimo. Na ala “Índice de Desenvolvimento Quase Humano” está entre os municípios maranhenses mais pobres do país.

Na ala “Lata D’água na Cabeça” estamos tomando um líquido salobro e barrento (quando chega) mesmo depois de conseguir junto ao Governo Federal, um projeto para construir uma caixa d’água no Bairro Vianagre, e recuperar o sistema de captação no Igarapé do Engenho. A obra virou um elefante branco, abandonado pela prefeitura. 

Caixa d'água de dois milhões de litros no bairro Piçarreira. Projeto parado por inoperância da prefeitura de Viana.

Na ala “Buracos do Tatu” – nunca a cidade fez tanto jus ao epíteto apontado pelo deputado federal Domingos Dutra, de que o Município parece ser administrada por “Tatu Peba” de tantos buracos, tanto nas ruas de pedras, assim como naqueles de “asfalto casca de ovo”. A obra de recuperação da Avenida Luis de Almeida Couto - entrada da cidade - é uma verdadeira porcaria de serviço mal feito por amadores e que já está se deteriorando. Não aguenta nem este inverno.

Lixo e esgoto na frente da Prefeitura.
Praça Duque de Caxias, em frente ao Colégio Cema, antigo Zilda Dias e Bandeirantes. Suja, com bancos quebrados e escura, desde os anos oitenta.



Parque Dilú Melo, principal área de lazer da cidade: sujo, quebrado e abandonado. Todo este lixo jogado pelos moradores e donos de bares estará bioando durante a cheia do lago.
 A propalada revitalização da Avenida Luis de Almeida Couto é um remendo mal feito, por amadores, e já está toda quebrada. Nosso dinheiro jogado fora.



Na ala “Analfabetos Centenários” a educação vianense é tão vergonhosa quanto à merenda escolar servida. As crianças são transportadas em um “ônibus sucatão”, largando os pedaços e do século passado. As escolas estão sucateadas, habitadas por ratos baratas e sapos. Bem diferentes das mansões construídas pela titular da pasta, protegida do alcaide e que quer virar prefeita. O Fundeb também virou uma vaca leiteira. E quando será que a Prefeitura vai doar o terreno para a construção da Escola Técnica, aprovada pelo Governo Federal? Vamos perder mais esse benefício?
Projeto similar à Escola Técnica a ser implantada em Viana. O benefício pode ir para outra cidade se a Prefeitura não doar o terreno. O prazo está se esgotando e o prefeito Rilva Luis nem aí.

Na Ala “Felizes Nepóticos” é nota 10 ou Zero, como queiram. A família toda está faturando, mandando, desgovernando e ainda tem o quesito “Salto Patrimonial”, pois assim que deixarem a prefeitura, todos estarão esbanjando a “nova riquice”, assim como alguns secretários e integrantes da “turma da boquinha.” 

Remédios e exames não se sabe, mas se quiser bebidas, a Secretaria Municipal de Saúde garante.

Buracos, esgotos e imundices na frente do Hospital do município, administrado pela irmã do prefeito. Nepostismo e incompetência.



Na “Ala Trem da Alegria” – quesito “Recebo sem Trabalhar” os contratados estão todos mascarados, alguns sequer batem ponto; outros servem somente para abrir portas, enquanto os concursados ficaram “...pendurados no morro e pedindo socorro; a cidade a seus pés; Vai barracão; Tua voz eu escuto; Não te esqueço um minuto; Porque sei que tu és...”. (Barracão - Elizeth Cardoso).

Na ala “Impunes, Leves e Soltos” a festa é “tristonha e desacreditada”, pois apesar de ter todas as contas reprovadas pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado; colecionar dezenas de ações por improbidade; o alcaide vianense desfila impunemente na cidade como um cidadão qualquer, de cabeça fria, descumprindo todas as ordens judiciais e sem ser incomodado sequer por uma formiga, enquanto a maioria cantarola: “Ai, se eu te pego! Assim você me mata!...” (Michel Teló). Parece até que só a Justiça não vai pegar! Ê Bloco bom, esse do Tatu!!!

Na ala “Obediência Cega da Câmara”, que belê, que belê, que beleza: pode vir quantas contas reprovadas pelo TCE, que tudo passa, tudo passará, sem ninguém saber quanto custa cada votinho dos Vereadores da base aliada. É melhor observar o patrimônio, as vacas, os búfalos, os sítios entre todas as ostentações de riqueza, depois da apuração, no final desse “carnaval sem vergonha.”
A Base Aliada - funcionários do prefeito, literalmente. Alguém conhece algum projeto deles?
E, pra finalizar com chave -de - ouro, a ala “Desunida Oposição”. O enredo é o mesmo: SE NÃO UNIR NÃO GANHA JAMAIS! Mas, parece que a tal oposição vianense não se cansa de perder. Assistiram caladinho o “Blocão do Tatu” arrastar uma multidão de “otários eleitores”, “pedintes”, “dependentes”, “alienados” entre outros, cantando, se divertido e pregando que vão eleger o sucessor do atual prefeito. E aí oposição? Vão UNIR para ganhar ou vão cantar o “samba da derrota” outra vez?

Enquanto isso continua o bloco do atraso e do infortúnio vianense; abandono na nossa infraestrutura; ausência do prefeito que só aparece quando a prefeitura patrocina grandes festas; desobediência às ordens judiciais; nepotismo; subserviência da Câmara de Vereadores; improbidades; impunidade e revolta, etc, etc...

É Viana, há mais de meio século desfilando na COMISSÃO DE TRÁS. Olha a pobreza aí, geeeennnteee!!!!

 Inspirado no artigo “Comissão de trás” de JM Cunha Santos do Jornal Pequeno.

13 comentários:

Anônimo disse...

Tô lendo com cuidado pra fazer meus comentários.Eita trenzão bom esse!Isso me lembra a música do grande Chico Buarque "VAI PASSAR" da queda da ditadura militar.É verdade´caro Luis Antonio, isso vai PASSAR!

Spurgeon disse...

Belo texto, resume a atual situação de nossa cidade.
Viana nunca teve sorte em ter um bom administrador. O pior é ver os candidatos, um pior que o outro, e não me refiro somente aos que esperam o apoio da "vaca leiteira da Praça Ozimo de Carvalho", mas também os pretensos "representantes" da mudança, da "oposição". Que sinceramente, não apresentam nenhuma mudança!
A verdade é que o quadro atual da politica vianense não nos da motivo para sonhar com dias melhores para a nossa querida cidade.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. De qualquer forma, vamos tentar mais uma vez. Pior é eleger um "fabricado" e sem história política - outra vez e passar mais oitos anos no sofrimento. Ab,

Anônimo disse...

Ninguem é perfeito, a oposição com suas divergencias ainda sim é a unica solução de dar um novo rumo a politica vianense e a administração publica.
Basta dar uma volta na cidade para constatar a omissão do poder publico, simplesmente a cidade esta abandonada.
Temos de pregar a união da oposição, varias lideranças, partidos, movimentos sociais e religiões.

#REAGEVIANA

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

ESSAS FOTOS NÃO REPRESENTAM NEM A METADE DO CAOS QUE SE INSTALOU EM VIANA.MAS, MESMO ASSIM,OLHEM QUANTO ABANDONO DE UMA ADMINISTRAÇÃO QUE FINDA SEM TER CONSTRUIDO ABSOLUTAMENTE NADA, PARA QUEM RECEBEU QUASE 60 MILHÕES SÓ NO ANO PASSADO. PRECISA DIZER MAIS...

Luiz Antonio Morais disse...

Realmente, isso é só um aperitivo. Tem que visitar Viana pra ver o caos completo. Grato pela participação Sds.

Anônimo disse...

Apesar de todas as derrotas, problemas, decepções e desunião amargadas pela oposição vianense nos ultimos anos,os oposicionístas(ou o que sobraram deles)avaliam que o grupo tem pelo menos uma coisa para comemorar: a péssima administração municipal e o desgaste inconteste do atual prefeito Rilva Luis,que perdeu a maior oportunidade de sua vida que era de fazer um governo decente. Agora é tarde não dá mais tempo.Isso tudo funciona como um estímulo para uma candidatura única ,um único candidato das oposições em 2012.

Anônimo disse...

Tatú, tua hora ta chegando quero te comer no leite de coco, la no areial no bar da Kakau tomando aquela SKOL bem gelada. Pode aguardar, escolha o melhor candidato, pode ser viado pode ser puta, o que não pode é dizer que não teve candidato.

Paulo Otavio - Viana/Ma.

Spurgeon disse...

Um candidato único da oposição seria um bom começo, mas este, deve representar de fato a OPOSIÇÃO! Não deve ser apenas uma transferencia de mamada. Eles estão mamando na prefeitura, que a oposicão não almeje apenas tira-los de lá e pega a sua vaga nas tetas do governo municipal.
Que a OPOSIÇÃO represente de fato a OPOSIÇÃO de ideias e de compromissos! O povo quer mudança! Querem alguém que represente essa mudança! Mudança não só de nome ou de grupo politico, mas de atitude!
Vamos esperar que apareça alguém que possa unir a "oposição" e se comprometer não só com um grupo politico, mas com VIANA!

Anônimo disse...

Os comentários acima são de 2012. Estamos em 2015 e o prefeito anterior não elegeu o seu candidato, graças a Deus Já se passaram três anos e eu pergunto : o que mudou efetivamente no município de Viana? Não moro nesse município, não sou eleitor de lá e não sou filiado a nenhum partido político , mas sou vianense. Portanto, gostaria de saber das mudanças que já ocorreram. Outras questões também me deixam curioso: o que o Ministério Público fez diante desse quadro caótico pelo qual o município passou? E quanto à administração atual é bom lembrar que aquela velha justificativa , " estamos pagando as dívidas deixadas pela adm. passada", já "cansou a beleza "dos vianenses.

Luiz Antonio Morais disse...

Meu caro,

Pesquise matéria do Blog a partir de 2013 e vc vai encontrar muitas mudanças. Grato pela participação, Sds,

Anônimo disse...

"Viana nunca teve sorte de ter um bom prefeito", passei a vida ouvindo meu pai dizer isso triste, pois queria ver sua terra natal como grande polo administrativo e de desenvolvimento. Meu pai, construiu o Grêmio, a escola normal e foi presidente do conselho diocesano da época de d. Hamleto. Dr. Walter Coelho de Sousa, para os mais antigos que devem lembrar do dentista que prestou serviço por 20 anos por aí.