terça-feira, 26 de junho de 2012

“Flor do Ano”


Arquivo
Viana - Os bons momentos deste São João em Viana serão as apresentações do Bumba-Meu-Boi “Flor do Ano”, organizado por “João Padre Vitório”. A brincadeira é uma promessa em comemoração ao centenário de nascimento de “Josias Carreiro”, o vovozinho, um dos grandes incentivadores da cultura popular em Viana, que sempre realizava brincadeiras juninas na cidade dos lagos.

No domingo (24), após a tradicional reza em louvor a São João, a brincadeira se apresentou em frente à casa de Cleinaldo Bil, em frente ao Grêmio Cultural, no centro da cidade, que ficou lotada de amigos e visitantes.

Bil também fez a sua promessa: a de não deixar faltar os comes e bebes para a rapaziada, inclusive aquela cachacinha da terra, que levanta até defunto, de forma que todos brincaram até o amanhecer, como manda a tradição.

Já na segunda, 25, foi a vez de Zé Raimundo e toda a família Soeiro receberem o “Flor do Ano” no terreiro da Praça da Matriz, com reza, foguetório comida e bebida no balde.

Para que não sabe, a “boiada” na Baixada não se restringe a simples apresentações com horário marcado. O anfitrião se prepara para receber o batalhão que deve tocar até o amanhecer do dia, numa prova de resistência que pode se prolongar por até dez horas. Só assim, os brincantes, batuqueiros e o público em geral se recolhem para dormir.

Portanto, vamos nos preparar física e tecnicamente, pois a última semana das festas juninas promete muita alegria nos terreiros da cidade dos lagos. Em breve postaremos fotos das principais brincadeiras.

Nenhum comentário: