quarta-feira, 25 de julho de 2012

Candidato de Rilva diz que vai fazer o que o atual prefeito não fez

Seria cômico se não fosse trágico. Um tal plano de governo divulgado na internet do candidato Marcelo Santana, patrocinado pela prefeitura de Viana, soa tão risível e fantasioso quanto a sua pretensão e capacidade de ser prefeito do município, sendo apenas um ilustre desconhecido e sem ter ocupado sequer um cargo de relevância que lhe qualifique para o posto.

Não se trata aqui de privar o direito de qualquer cidadão de se candidatar a qualquer coisa que o valha, mas, convenhamos, se o atual grupo político que sustenta essa candidatura fabricada, não fez nada em 16 anos, como podem agora serem cumpridas tantas promessas vazias?

O texto publicado, salvo engano, é o mesmo utilizado pelo atual prefeito RL, há oito anos, com apenas algumas mudanças de nomenclatura e tempos verbais. Nele, a coligação promete transformar Viana em uma cidade modelo, com uma gestão que só encontra paralelo na cidade balneária de São José de Ribamar, administrada por Gil Cutrim (PMDB), e que alcança impressionantes índices de aprovação popular (quase 90%), ao contrário da atual gestão vianense, reprovada por 77% dos internautas, conforme enquete ao lado.

No referido plano, mais de uma centena de promessas são elencadas em todas as áreas administrativas; medidas pontuais que já poderiam ter sido implantadas, se houvesse boa vontade, respeito, seriedade e determinação para trabalhar por Viana.

Algumas promessas que vamos analisar, não convencem sequer um incauto a dar um voto de confiança, até porque os votos de Rilva e seu grupo não são espontâneos: são comprados com festas, cachaça e donativos mensais, que comprometem toda a verba municipal que poderia ser investida na precária infra-estrutura da cidade.

Vamos às promessas?

- Com Marcelo, Viana vai ganhar um aeroporto, pois o nosso campo de pouso virou a Avenida Luis Couto e as aeronaves são obrigadas a pousar em Matinha. Porque Rilva não abriu sequer uma pista com piçarra para pouso dos aviões?

- Viana vai ganhar um Centro de Convenções, talvez do tamanho daquele do Sebrae, em São Luís. Os nossos incalculáveis empreendedores precisam mesmo desse luxo para fazer suas inúmeras exposições de produtos e serviços? Alguém acredita?

- Aterro sanitário? Esse já foi pro lixo. O governo federal elaborou um programa de investimentos para apoiar os municípios na criação dos planos sobre a destinação final dos resíduos sólidos (lixo). O programa pretende estimular as prefeituras a implantar aterros sanitários, para cumprir a meta da Política Nacional de Resíduos Sólidos de extinguir todos os lixões do País até 2014, porém, a prefeitura de Viana não teve o menor interesse em participar do programa e o nosso lixão continua, com ratos, urubus e doenças.

E mais, a cidade agora contará com caminhões compactadores de última geração, para substituir as caçambas latas velhas, com pneus carecas, alugadas dos próprios aliados do prefeito e que oferecem sérios riscos de acidentes à população. Então tá.

Recuperar ruas coloniais, praças e asfaltar outras artérias. Alguém viu isso na atual gestão? Apenas um “asfalto pipoca” que a enxurrada já arrastou para o fundo do lago.

Criação de um museu? Bom, já que o candidato da prefeitura se preocupa tanto com a cultura e a história da cidade, lhe fazemos duas sugestões:

1 – Comprar o velho casarão amarelo da família Gaspar, antes que ele desabe de vez, tal qual o prédio de Ozimo Carvalho, propriedade da prefeitura;

2 – Adquirir o casarão da família do ex-prefeito Danielzinho, na Praça da Matriz, que todos estão com medo de passar por perto. O telhado já desabou, falta pouco para o resto vir abaixo.

- Conclusão do Sistema de Captação e Abastecimento de Água. Já tratamos diversas vezes desse assunto aqui no Blog. O Governo Federal, por meio da Funasa, disponibilizou esse importante benefício para Viana. Entretanto, todos sabem o que ocorreu. Má gestão dos recursos; Uma caixa d‘água de dois milhões de litros abandonada no Bairro Vinagre (elefante branco); Projeto suspenso porque a prefeitura está inadimplente com os órgãos federais, e um tremendo abacaxi para o próximo prefeito descascar.

E por último, o mais bizarro de todos: realizar novos concursos públicos. Esse mesmo que ninguém acredita, só muito óleo de peroba. Todos estão carecas de saber! O prefeito Rilva Luis realizou há dois anos um concurso para preencher 750 vagas, mas somente quem entrou na Justiça conseguiu o sonhado emprego. Alguns fizeram até greve de fome em frente à prefeitura para tentar ser convocado. RL preferiu manter e até aumentar o número de contratados da prefeitura, entre eles, famílias completas de servidores municipais, que usam os recursos para pagar faculdades particulares e nunca colocaram o pé no trabalho. Outros, sequer residem em Viana.Tudo isso é moeda de voto! Tudo isso é incompetência, populismo e FALTA DE RESPEITO COM O POVO VIANENSE.

PROMESSA DE POLÍTICO NÃO CUMPRIDA DEVIA SER CRIME...

Em 2012 próximos, teremos eleições para elegermos um novo Prefeito e quem sabe novos Vereadores em nossa cidade...eu disse quem sabe, pois tenho a leve impressão que muitos dos que lá estão, irão continuar para nosso azar e azar de nossa cidade. Mas porque este fenômeno acontece? Porque mudanças não ocorrem? Bom, a única explicação plausível talvez se deva pelo fato de que tais políticos se tornaram especialistas em fazer promessas que nunca serão cumpridas...pois sabem que o povo, esperançoso,
acreditará nessas promessas, principalmente o povo mais humilde.

Por certo se essas promessas forem feitas para os mais “preparados” culturalmente, isso não passará de promessas puramente eleitoreiras, mas para aquelas pessoas ditas “menos preparadas” poderá ser uma esperança para as mazelas que as afligem...

O candidato ao lançar mão de falsas promessas tem em mente somente uma coisa, a obtenção de votos, para que com eles possa sair vitorioso no pleito eleitoral, galgando um cargo, não tendo nenhuma intenção ou preocupação de que aquelas promessas feitas em campanha serão por ele cumpridas.

Um crime está sendo cometido quando o candidato assim procede, está cometendo um crime de falsidade, um crime de demagogia, um crime de propaganda política enganosa, um crime de traição a confiança da população. Portanto criminoso é o candidato que usar desse expediente para se promover às custas da mentira. Talvez nunca seja punido pelo ato insano, talvez jamais seja julgado por essas atitudes nefastas, mas tem-se o consolo de saber que o povo pode punir esses falsos políticos demagogos não os elegendo, não depositando neles crédito nenhum, colocando-os de lado do processo eleitoral até os mesmos sentirem o gosto amargo da derrota e do desprezo pelo qual terão que passar, pois suas promessas infundadas, mentirosas, impraticáveis, demagogas e criminosas assim os levarão a serem degredados do meio do nosso povo.

Futuros Candidatos, não façam promessas vãs, levianas, não tentem enganar o povo com promessas mentirosas e irrealizáveis. Pois ao que parece, o povo anda meio cansado de tanta maracutaia e enganação e saberá mais tarde retribuir a maldade recebida (creio que não com maldade), mas com justiça, e com justiça colocará o mau político, o político mentiroso, o cretino falsário, o traidor, o malfeitor do povo, o anti cidadão no seu devido lugar, ou seja, no Ostracismo. Pois creio que pior para um político não ser eleito, é ser esquecido.

Lembrem-se disso!


4 comentários:

Anônimo disse...

Rivla Luis fez MUITO em Viana: Fez fazenda, carrões, apartamentos, posto de gasolina, sítios, apartamentos. Fez tudo isso para ele e a sua turma da boquinha. Viana está bem demais da conta e vai se acabar ainda mais: FORA TATU!!!

Pedro Bolha - o original de Viana.

Luiz Antonio Morais disse...

E foi?

davi disse...

Luís vc sabia q Marcelo Santana tambem foi contemplado com uma casa lá no campo novo(aeroporto) de Viana e nao só ele jakline chefe de gabinete e sua irma zima tambem primas do prefeito RILVA, casas destinadas a pessoas carentes. Q papelão RILVA e Marcelo Santana, o povo de Viana vai te dá o troco.
Aguarde RILVA CHEIRADAO

Anônimo disse...

Esse rilva tinha tudo par fazer por Viana, mais, Viana que vai fazer por ele, É SER PRESO...