Embora a televisão ainda seja o principal veículo para informação de quem vai votar, os eleitores, os partidos políticos e os candidatos descobriram a força da internet e das mídias sociais e pretendem usá-las com intensidade nesta campanha.
Em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o acesso é
mais fácil, a internet será usada “cada vez mais” pelos políticos, disse o
diretor de Atendimento e Planejamento do Instituto de Pesquisas Sociais,
Políticas e Econômicas (Iprespe), Maurício Garcia. Para ele, isso será possível
pelo crescimento do uso de telefones celulares de banda larga e dos tablets,
dispositivos portáteis de acesso a internet.
Garcia ressaltou, porém, que o eleitor não forma,
necessariamente, opinião a partir do acesso a páginas de partidos ou
candidatos. “Isso acontece quando as informações estão disponíveis em grandes
portais ou em ferramentas como o twitter, quando um amigo que acompanha coloca
alguma informação que desperta a curiosidade da pessoa.”
A busca crescente de informações na internet é constatada
também em sites oficiais. Em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do
país, com 15 milhões de eleitores espalhados por 853 municípios, a busca por
informações no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado mais que
dobrou da última eleição municipal, em 2008, para cá.
“Denúncias de propaganda irregular e informações sobre o
partido político e as normas das eleições concentram o maior número de
acessos”, disse Tavares. Entretanto, é grande o número de eleitores,
especialmente da capital, Belo Horizonte, e de Uberlândia segunda maior cidade
mineira, que buscam os dados dos candidatos, declarações de bens, por um link.
Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, com 31.229.
307 eleitores, muitos já têm o hábito de se atualizar em termos de campanha
eleitoral consultando a internet. A publicitária Aline Sales, por exemplo, diz
que se informa pela internet por falta de tempo para usar outros meios. “Quando
chego ao trabalho, aproveito para ler as notícias. Pela correria, às vezes, não
dá para assistir televisão, ouvir rádio, ler jornal, e a internet é o meio mais
acessível.” Para Aline, a internet é o melhor meio para o eleitor se informar
sobre os candidatos.
O projetista Theo Egami, porém, diz que procura saber mais
sobre os candidatos conversando com amigos e parentes, mas também busca
opiniões nas salas virtuais de bate-papo. “Acredito que é bom ver em fóruns, para
ficar mais informado, ouvir rádio, estar atento ao dia a dia. Quando tenho
tempo, costumo ir atrás de mais informações, mas depende muito do momento.”
O analista de cadastro Danilo Araujo afirma que confia mais
no que lê na internet do que vê na televisão. “Me informo pela internet, fóruns
de internet, discussão com amigos. Menos pela televisão, porque na televisão é
tudo mentira.” Segundo Danilo, é mais fácil manipular informações pela
televisão e pelo jornal impresso.
“Na internet, tem um leque muito maior, e a informação chega
muito mais fácil. Se algum político faz alguma coisa errada, na mesma hora já
tem cinco ou seis opções na internet para analisar e tirar uma conclusão”,
disse ele.
(Do Blog do Caio Hostílio)
4 comentários:
A grande (e vital) diferença entre a televisão e a Internet é que a primeira é totalitária e, em grande parte das ocasiões, omite a verdade dos fatos, distorce e direciona segundo os interesses de um grupo (vide Rede Globo) e a segunda é flexível, democrática e se aproxima muito bem da verdade.
Filipe ângelo pede voto para seu candidato(ROSA E COZINHA) na net,Filipe os internautas NAO sao alienados,vai pedir voto em outra tribo irmão,pq na net NAO dá mais mané.
Dona Zeca
Grande verdade. Grato pela participação. Sds.
Vote em Marcelo Santana e quem vai mandar é LUCIMAR GONÇALVES E CACILDA SANTANA.
FORA LUCIMAR GONÇALVES.
FORA CACILDA SANTANA.
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