terça-feira, 17 de julho de 2012

Chico Gomes defende a agricultura familiar para superar a pobreza

(Agência Assembleia)

O deputado Francisco Gomes (DEM) defendeu o apoio à agricultura familiar como uma das principais estratégias para minimizar ou mesmo erradicar a chamada extrema pobreza no Estado do Maranhão.

Segundo Gomes, mais de 63% da população maranhense considerada no quadro de pobreza extrema [caracterizada com a renda familiar per capta de R$ 70] está localizada na zona rural, onde tradicionalmente se desenvolve a prática da agricultura familiar. No entanto, estas pessoas não possuem o conhecimento necessário para que esta atividade se desenvolva.

“Eles usam uma tecnologia de 500 anos atrás, os nossos índios já usavam essa tecnologia quando Cabral chegou aqui. Então, que se leve tecnologias apropriadas que capacitem os nossos produtores, que dêem créditos a esses produtores e assistência técnica para que possamos superar esta pobreza”, afirmou o deputado, que mostrou dados do IBGE informando que a maior parte dessa produção familiar se baseia no cultivo de produtos relacionados à mandioca e ao arroz, mas que nos últimos anos diminuiu substancialmente por fatores como esgotamento do solo e aumento no número de pragas.

Para exemplificar ainda mais esse quadro, o parlamentar comparou a produtividade local com a de outros Estados. Segundo ele, no Maranhão se produz sete toneladas de mandioca a cada hectare, enquanto que no Piauí esse número chega a dez, no Pará a 16 e no Tocantins a 18 toneladas.

“Será que temos que diversificar a nossa agricultura familiar, na produção da agricultura familiar, ou se elevarmos esses índices da produção de mandioca mesmo, nós não elevaremos a renda desta população, e muito? Nós sabemos, temos tecnologia e experiência feita de que podemos multiplicar por três essa produtividade que temos hoje no Maranhão, num curto espaço de tempo. Basta a vontade política para que possamos carrear e colocar os recursos necessários para que esses produtores sejam capacitados”, defendeu Francisco Gomes.

Em aparte, o deputado Carlos Alberto Milhomem apoiou a tese de Francisco Gomes, no entanto ressaltou a importância de se construir uma infraestrutura que seja capaz de transportar essa produção, seja ela por via terrestre ou aquaviária.

Nenhum comentário: