domingo, 1 de julho de 2012

Chico Gomes lidera Frente de Oposição em Viana

Com experiência e habilidade política, parlamentar une partidos de oposição para uma disputa ainda sem favoritos
Covenção do Democratas, em Viana
Viana - Estão definidos os nomes dos candidatos que vão disputar a eleição para prefeito em Viana. O deputado Chico Gomes (DEM) com o aval da governadora Roseana Sarney, - após muitas negociações - finalmente convenceu a maioria das lideranças da oposição para cerrar fileira no seu projeto de comandar a cidade dos lagos. Chico terá como vice, o jovem advogado, Oliveira Júnior (PRB), grande revelação política da eleição passada, com mais de três mil votos. A frente de partidos será composta pelas siglas: DEM, PSL, PRB, PSB e PC do B, cujos líderes marcaram presença e prometeram marchar juntos com o objetivo de derrotar o grupo de Rilva Luis e reconstruir Viana.

Chico Gomes acredita na vitória, com o apoio da oposição vianense e o governo do estado
Esse foi só o primeiro passo de Chico Gomes para entrar no ritmo da disputa, que promete ser acirrada até os últimos momentos. “A chapa está pronta, unindo experiência e juventude. Vamos entrar para vencer”, declarou o vice-prefeito, Benito Filho, muito aplaudido na convenção,  que com outros líderes chancelaram a candidatura de Chico Gomes, entre eles, os ex-prefeitos, Marcone Veloso e Carrinho, Ezequiel Gomes, José Santos, Lênin Costa, Dr. Edivaldo, Dr. Nozor, Afonso Trindade,  Wilma Gomes, Gerson Gomes (vereador), entre muitos lideres comunitários e entidades de classe que marcaram presença na convenção do DEM.

Correndo por fora

Depois de gastar uma verdadeira fortuna na Zona Rural, na tentativa de viabilizar sua candidatura, o empresário do ramo farmacêutico, Magrado Barros (PR), preferiu vôo solo, tendo como companheiro de chapa o sindicalista Antonio de Inês (PSDB), presidente do Sindicato dos Pescadores de Viana. O trunfo de Magrado é o ex-prefeito Danielzinho (PSDC), que segundo especulações, teria “vendido” o seu apoio por R$ 150 mil e desistido de disputar mais uma eleição, pois se encontra sem grupo político e tem a maior rejeição do eleitorado, segundo as pesquisas. “Vem aí mais uma fazenda”, declarou ao blog um experiente político da cidade.

Embora esteja bem colocado nas pesquisas, Magrado sai como azarão desta campanha, pois muitos duvidam que ele disponha de fôlego financeiro para brigar contra duas poderosas máquinas: a prefeitura e o Governo do Estado. É provável até que a sua votação seja apenas o fiel da balança para o desempate das chapas que pretendem polarizar a disputa até outubro.

A autofagia do grupo dominante

Eram muitos pretendentes. Todos juravam ter a palavra do chefe que lhes prometera lançá-los como candidatos a sucedê-lo. No entanto, o prefeito Rilva Luis bateu o martelo em favor da sua eminência parda, o novato Marcelo Santana, amigo de noitadas em reggaes e forrós, em São Luís e na Zona Rural vianense, farras estas patrocinadas pelo erário público. Marcelo, que tem residência fixa no povoado Bacurizeiro, desbancou nomes como Zé Carlos Costa (neste caso, a criatura engoliu o criador), Adriana Guimarães, a toda poderosa secretária de educação e fornecedora da merenda escolar do município, que também investiu uma fortuna para viabilizar-se eleitoralmente (chorou bastante por ter sido posta de lado por Rilva) além do presidente da Câmara, João Geraldo, este último, bastante cotado para o desafio.

Entre os menos apontados, o vereador Ismael Abreu, o diretor do SAAE, Zé Sá e o vereador Gerson Padilha, quem levou vantagem foi Padilha, que emplacou como vice, talvez sendo esse o seu verdadeiro pagamento por ter dado o voto minerva para a Câmara aprovar as fraudulentas contas de Rilva, no ano passado.

A grande dúvida agora é se depois de preteridos, os pré-candidatos da prefeitura ainda terão ânimo para carregar Marcelo nas costas, gastando tempo, saliva, dinheiro, além do desgaste físico e emocional de uma complicada campanha nos confins de Viana.

Um fato curioso nessa escolha foi que o prefeito Rilva tinha o desejo de colocar o jovem Lênin Costa - filho do ex-prefeito Messias Costa, já falecido -, como candidato a vice-prefeito de Marcelo, convite este declinado por Lênin, pois acreditava que seria o indicado na chapa de Chico Gomes. Acontece que no curto espaço da sua recusa, Chico já tinha recebido o sim do advogado Oliveira Junior. Restou a Lênin, que trocou o PT vianense - fundado pelo pai - para militar pelo PC do B, agora formar trincheira na coligação oposicionista.

Já candidata, Vicentina Mendonça (PT) que fez sua convenção na base de caneladas uns nos outros, é apenas uma laranja de Rilva, visto que o partido vai rachado para mais esta disputa a exemplo da maioria dos diretórios pelo país afora e dentro do estado. 

Em Viana, o grupo liderado por Cleinado (Bil) com aval do presidente da legenda, Raimundo Monteiro e do vice-governador, Washington Oliveira, tentou emplacar o empresário Afonso Trindade como candidato a prefeito, mas foi derrotado no encontro de maio. O grupo perdedor recorreu, conseguiu anular o encontro, fez uma nova eleição, venceu, mas não levou, pois o diretório estadual homologou o resultado do primeiro encontro. 

Vicentina tem forte apoio e defesa dentro do PT, por meio do militante Felipe Ângelo, representante da corrente xiita, herdeiro filosófico e ideológico do ex-prefeito Messias Costa, de quem já foi vice-prefeito, e há dezesseis anos pendurado na atual administração. Comenta-se que o prefeito Rilva Luis quitou os dízimos de toda a “cumpanheirada” para dar a vitória à Vincentina e levar o partido pelo beiço para o palanque oficial da prefeitura. É o jogo bruto dos bastidores na ânsia de se manterem no poder.

Entretanto, vamos ter que aguardar até o dia cinco deste, pois é no apagar das lamparinas que finalmente os três grupos irão registrar as atas das candidaturas. Até lá, muitas conversas no ar e acordos serão celebrados nos bastidores, cada qual jogando seus trunfos para conquistar os votos dos vianenses.

ANÁLISE DA MATÉRIA

O jogo está zerado!

Soou o gongo do primeiro round. Em Viana, ninguém pode cantar vitória no momento. Segundo as pesquisas que este blog teve acesso, existe um empate técnico entre os três principais candidatos, Chico Gomes, Marcelo Santana e Magrado Barros. O deputado Chico Gomes, exercendo o terceiro mandato, com lastro político e ampla experiência, ex-líder do governo do estado na Assembleia e ex-secretário de desenvolvimento social, o parlamentar sabe como poucos deslocar as peças do xadrez de uma eleição. 

A primeira delas foi garantir presencialmente o apoio do Palácio dos Leões e toda estrutura que a máquina do governo dispõe. Isso não é pouca coisa e pode lhe garantir fôlego e poder de barganha até o final da eleição. Por outro lado, Chico está cercado de lideranças e sedentas de vontade para destronar o grupo de Rilva Luis, há dezesseis anos tomando conta da viúva.

O candidato Magrado Barros é uma incógnita. Com o desenrolar do processo eleitoral, o humor dos eleitores e as pesquisas, ele pode seguir confiante ou até jogar a toalha para um dos lados, dependendo de quem lhe cantar melhor. Não queremos afirmar também que ele não possa deslanchar e ganhar a eleição, como fator surpresa e por ser uma terceira via. Mas será que o cabo eleitoral Danielzinho vai entrar em campo ou vai mesmo é cuidar dos bois das suas fazendas?

Já o candidato da situação, Marcelo Santana, é um ilustre desconhecido do eleitorado vianense. Assim como o avalista da sua candidatura, ele nunca exerceu sequer um cargo eletivo, seja vereador, líder sindical ou até de síndico de um prédio. É uma aposta abalizada somente pelo desempenho dele nos inúmeros eventos circences que o prefeito Rilva Luis patrocinou na pobre e esquecida Zona Rural de Viana.

Desconhecem-se as suas habilidades administrativas, sua formação escolar e sua capacidade para administrar uma cidade polo, quarta cidade mais antiga do estado, segundo colégio eleitoral da baixada, cuja população na sede é exigente e menos suscetível à manipulações.

Estamos no oitavo ano do interminável e desastroso mandato de Rilva, que foi alçado de vigia escolar (com todo respeito a essa valorosa classe) para ser “FABRICADO” como “salvador da pátria”, até se transformar na maior FRAUDE ELEITORAL dos últimos 255 anos da nossa cidade.  

Rilva Luís já deu o troco, ao preterir o seu principal avalista e criador, Zé Carlos Costa, que acreditou até o último instante que seria ele o escolhido.

VAMOS NOS COMPORTAR IGUAL MULHER DE MALANDRO E APANHAR MAIS OITO LONGOS ANOS? O POVO SOBERANO É QUEM DECIDE!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

Rilva Luiz cassado e benito filho assume a profeitura nesses três ultimos meses.

O profeta.

Anônimo disse...

Se a populacao de viana for inteligente votaria em magrado, pois uma pessoa que sabe administrar com sucesso seus negocios podera fazer por viana, qto o chico e uma boa pessoa, porem se quizesse viabilizar sua eleicao deveria usar assim como falam a maquina do estado e mandaria tampar os buracos da cidade e o merito seria dele, porem nao fez durante esse tempo todo.Rilva todo mundo sabe que nao tem palavra enganou todo o grupo e escolheu aquele que tem um perfil de fantoche. Resta agora o povo escolher se quer permanecer no atrazo.Ha comenta-se que tem um jovem que anda em um carro porsante que fez de tudo para ajudar o prefeito vom vonvenios porem o municopio esta todo inadimplente. Q tal se o marcelo santana ganhar ele vai responsabilizar seu financiador por ato de improbridade administrativa?Resta agora aguardar. Acorda viana!!!!!!

Rafael Santys disse...

Grande Luiz,

Quero neste momento democrático,agradecer,e reconhecer que o Senhor Oliviera,não apenas nesse ato demostrou maturidade política,mas RESPONSABILIDADE,de compromisso maior que é o bem maior de nossa população!

Como Vianense,acredito nesta chapa,uma canditadura que representa a recuperação da dignidade de nossa gente.Esta é hora,é agora,e agora faço apelo a todos os vianenses que amam sua terra,que teremos que abraçar essa luta,Rumo a Vitória,que é certa,e é devida!

Enquanto a Daniel,é fato,um desfalido,e o seu canditado pior ainda!

Quero fazer justiça a verdadeira Oposição que estavam presente,nessa convenção que mostra o compromis~so de todos!

Obrigado por fazer um vianense,sonhar com dias melhores pra nossa gente,Viana Merece!

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, Rafael. Abc.

João Fica disse...

A REALIDADE VIANENSE SERÁ ESSA:

SE A OPOSIÇÃO GANHAR, EM SEIS MESES HAVERÁ UM RACHA NESSE GRUPÃO, TODOS VÃO QUERER MANDAR E QUEM FOR O CHEFE DESSA TRIBO NÃO VAO QUERER PERDER SEU POSTO;

SE O GRUPO DE RILVA GANHAR, A SITUAÇÃO VAI PIORAR, A BADERNA VAI CONTINUAR, MILHÕES IRÃO SUMIR E MUITA GENTE QUE HOJE ESTÁ NA OPOSIÇÃO, LOGO LOGO PASSARA PARA A SITUAÇÃO;

CASO MAGRADO VENÇA A ELEIÇÃO ALGUNS QUE ESTÃO EM CIMA DO MURO DA OPOSIÇÃO (CHICO GOMES/MAGRADO), IRÃO ENCHER A BOCA E DIZER QUE SEMPRE ACREDITARAM QUE ELE SERIA O ESCOLHIDO PELO POVO.

Sinceramente nossa cidade só mudará de ares, no dia que o interesse coletivo se sobressair sobre os pessoais.

Entendem minha gente, QUEM GASTA DINHEIRO COM ELEIÇÃO, QUER ALGO EM TROCA: RECUPERAR O QUE GASTOU E OBTER MAIS AINDA.

João Fica

Zé da rede disse...

parece que esse blog virou campanha eleitoral do chico gomes, só ele que é o mais preparado, com o apoio do governo do estado e bla bla bla


vamos analisar a eleição como um todo seu luiz

Luiz Antonio Morais disse...

É mesmo, Zé da Rede? E porque você não deixa a sua opinião e diz o seu verdadeiro nome? por acaso é eleitor lambe-botas do tatu?

Zé da Rede disse...

Não caro Luiz, não sou nenhum "lambe-botas" nem "mulher de malandro" da prefeitura, infelizmente algumas pessoas não sabem distinguir avaliação politico-administrativa, com avaliação pessoal. Sou amigo de muita gente e ainda preservo a amizade, o carinho e o laço de sermos da mesma cidade, por isso não me identifico.

Mas você como jornalista, está sendo muito tendencioso em favor do nobre deputado.

Não concordo com a administração Rilva Luis, quero mudança, mas vamos ver quem tem melhores propostas para a cidade e depois analisar.

Abraços

Zé da Rede

Anônimo disse...

Adorei a máteria.Principalmente a última frases em letras garrafais.Com a força e inteligência do povo,não haverá sucessor desse desastroso e fraudulento governo.

Anônimo disse...

quem nao deve ganhar de jeito nenhum é esse tal de MAGRADO , ele é um bandido...ate o nome parece de bixo

Anônimo disse...

O MAGRADO DEVE SER UMA BERRAÇÃO POLITICA , POIS NEM SEUS FUNCIONARIOS DE SUAS FARMÁCIAS EM SAO LUIS ELE NAO PAGA QUANTO MAIS OS FUNCIONARIOS DE VIANA , ELE PREFERE ENGANAR A POPULAÇAO DA ZONA RURAL POIS TEM MENOS INFORMAÇAO . É UM BANDIDO DE QUINTA. VAI FAZER UM ROMBO NA PREFEITURA DE VIANA PRA ENRIQUECER SUAS FARMACIAS .PENSEM BEM