domingo, 8 de julho de 2012

Viana e o "complexo de vira-latas"

Luiz Antonio Morais
Especial para o Jornal Pequeno - 08/07/2012

Quando foi criada a Vila Viana, em 8 de julho de 1757, pelo governador da Capitania, Gonçalo Pereira Lobato e Sousa, que ali compareceu acompanhado de outras autoridades, em nome do governo português, todos os bens a ela pertencentes foram subtraídos, conforme a relação que lhe foi apresentada pelo padre Manuel das Neves, da Companhia de Jesus, missionário que administrara a antiga aldeia Maracu. Nessa época, Viana já era uma terra de índios pacificados e negros escravos. Ficaram eles nus com a mão no bolso, obedientes e ignorantes aos caprichos do imperialismo português e os seus enviados.
O descaso e o abandono da quarta cidade mais antiga do estado. Vergonhoso.
 255 anos depois, com cerca de 50 mil habitantes (último censo do IBGE), a terra que pariu inúmeros artistas, intelectuais, empresários prósperos e ricos agricultores; parou no tempo, não cresce, não prospera nem se desenvolve. Pelo menos é esse o retrato atual imposto pelo grupo político que domina cidade há 16 anos sob a sina de um “complexo de vira-latas”, conforme a observação ferina de Nelson Rodrigues. Um grupo que vive com o rabo entre as pernas, que não têm projetos, propostas ou metas a serem discutidas para elevar a auto-estima dos vianenses.

O novo Coronel de Viana que não quer largar o osso
Hoje, a cidade dos lagos aniversaria e, mesmo com referência respeitosa aos nossos inúmeros escritores e poetas – infelizmente – é difícil buscar inspiração e tampouco erudição para contar maravilhas que enalteçam os atributos da Rainha da Baixada. Como falar bem de uma cidade esburacada, sucateada, suja, mal cuidada e administrada por bando de aloprados? Temos um governante sem o menor pedigree para o cargo e que pretende instituir no município a cultura do coronelismo arcaico, tal qual Ilhéus-BA, do romance Gabriela, de Jorge Amado, ou seja, quer empurrar goela abaixo, mais um dos seus pares para continuar o seu desastroso mandato manchado por incompetência, farras e vadiagem.

Resolvi tocar nesse nervo exposto porque em nossa cidade, instalou-se uma epidemia de fisiologismo e corrupção parecidos com aqueles tipos de “pragas urbanas”: ratos, baratas, mosquitos, formigas e cupins que infestam qualquer lugar sendo responsáveis por transmitir inúmeras e graves doenças. E são pragas difíceis de combater. Ou a gente acaba com elas agora ou elas acabam com Viana!

A terra de Dilú Melo não tem por que dar (ou vender) uma terceira gestão para Rilva Luís. Ele já se locupletou demais do erário; já enriqueceu seus principais assessores; endividou a prefeitura em todas as esferas institucionais; desrespeitou acordos firmados; decepcionou todos os eleitores que votaram nele como uma nova esperança para o sofrido povo, independentes daqueles que venderam os seus votos na calada das madrugadas.

O nosso problema não é mais de falta de informação ou isolamento do resto do mundo. Como diria Nelson Rodrigues, é um problema de fé em si mesmo. O vianense precisa se convencer de que não pode mais ser visto e tratado como um vira-latas; e que tem orgulho, maturidade, honradez e não aceita mais ser subjugado. Uma vez convencidos disso, vamos reagir com consciência, não vender ou trocar o voto por migalhas; não ter medo de ser feliz; mudar e reconstruir a nossa amada cidade. Parabéns, querida Viana!

9 comentários:

Rafael Santys disse...

Grande Jornalista Luiz,

De fato todos nós amamos nossa cidade,aos presentes,e aos ausentes e eu me incluo,somos na verdade levados quase que de forma enlouquecida numa paixão pela nossa querida VIANA!Cidade,hospitaleira,guerreira,cada um já nasce com a bravura ,sabe é coisa se sina,gente de Paz!

Rilva sempre amou a sua cidade,a sua Mãe também,quantas vezes ela engrandecia nossa terrinha,principalmente nessa época de aniversário em sala de aula?Mas amar é muito mais que falar é demonstrar,o que o senhor Rilva nesses 8 anos de governo fez em gratidão ao seu berço natal,foi destrúí-la cada vez mais em corrupção,em desorganização total!Será por imcompetecia admnistrativa ou ambição?Fico com a segunda opção!Até porque essa é capaz de cegar um vianense de coração!

De fato temos muito o que nos orgulhar de nossa terra,mas das lembranças de um passado cheio de glórias,que tenho a certeza que inspiraram assim como eu ,muitos dos atuais e outrora poetas vianenses!

Recentimente encontrei uma conterrânea aqui m São Paulo,ela que é juiza Titular,e em demorada conversa,perguntei a ela se ela ia muito em Viana,e ela disse,que pouco tinha tempo,mas 1 vez no ano ela ia,e me disse com tristeza,que toda vez que ela vai,ela ver nossa cidade mais abandonada,ora gente,ela não é pertidária,se ela exclamou é por certamente nossa cidade está desolada,o próprio dono desse Blog já publicou diveras matérias, fotos dessa comprovação!

Mas acredito numa nova era,onde os abutres,e as ratazanas que estão no governo possam ser extirpados,da política vianense,tenho em meu peito a ESPERANÇA que este é o momento de GENTE DO BEM!*****Parabéns nossa querida Viana,Pérola do nosso País,orgulho da baixada,obra prima da Mãe Natureza,de gente hospitaleira,e de fé,por ti morro de paixão,e no meu coração a bravura e a dignidade de ser um verdadeiro Vianense!**********

Anônimo disse...

atencao cachorros de pedigre, nao voltem no Rilva

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação Rafael. Grande abraço.

Anônimo disse...

O nobre blogueiro quer dizer então que a chapa de Rilva/Marcelo/Padilha é VIRA-LATAS? Que cachorrada que não quer largar o osso! Aff...

Luiz Antonio Morais disse...

Você o DIZ!

Marcio disse...

É desanimador o estado que se encontra nossa cidade, rodo por varias cidades do Pará e Maranhão e são poucas cidades para comparar com essa calamidade que se encontra Viana, culpa dessa administração incompetente e corupta que descartam qualquer possibilidade de melhoria.

Luiz Antonio Morais disse...

Verdade verdadeira. Grato pela participação. Sds.

Leila disse...

Acompanho sempre este blog pra ver o que se passa em minha terra natal. Sempre que tenho oportunidade, também vou a Viana porque sinto saudades dessa terra tão querida. Porém quando chegamos, sentimos o impacto do abandono e a tristeza em saber que mesmo diante de tanto descaso, esse prefeito ainda tem a cara de pau de lançar um candidato. Gente, é hora de ousar. Não dá pra deixar esse zé povinho enricar as custas de gente honesta, aliás essa maconha que esse drogado usa é também o nosso dinheiro que ele tá queimando. Pensemos em reconstruir Viana pra que todos possam ter uma vida mais digna e nos orgulharmos da nossa cidade. É com o nosso voto que fazemos isso. E ao blogueiro, parabéns pelas matérias.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação. Sds.