quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Historiador vianense é recebido pelo primeiro ministro de Portugal


Primeiro Ministro de Portugal cumprimenta Nélio Junior em ato oficial juntamente com presidente João Moura.
O Historiador e acadêmico de Direito Nélio Barros Junior (Filho de Nélio Barros/Praça São Benedito e Viliam Barros/Barreirinha) está em Portugal participando da EXPOFACIC 2012, feira internacional que congrega vários segmentos econômicos e culturais e dura 10 dias na cidade de Cantanhede em Portugal. Como assessor da prefeitura juntamente com o vereador Lamecson Jorge, representando o município de Cantanhede e o prefeito da cidade José Martinho (Kabão) Nélio Júnior dá seguimento ao processo de geminação cultural feito entre as duas cidades que se iniciou no ano de 1997.

Fazendo parte da administração daquele município desde 2009, Nélio coordena as ações de geminação cultural num stand que a prefeitura maranhense tem na feira e a partir da troca de experiências busca novas idéias pro desenvolvimento da sociedade cantanhedense. Este ano, um evento político marcou a abertura do evento, que contou com a participação do Primeiro Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. 
Nélio Júnior e o vereador Lamecson Jorge de Cantanhede-MA
Na abertura da solenidade, falaram o Dr. Jorge Catarino, presidente da Assembleia Municipal(similar a presidente da Câmara de Vereadores) e Dr. João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede(cargo similar a prefeito da cidade) . Jorge Catarino aproveitou para parabenizar o município pelo seu aniversário e lembrou que tempos de turbulência sacodem a Europa como todo e isso atinge duramente Portugal. Entretanto, conclamou os cidadãos portugueses a juntarem as forças para enfrentar esse período e finalizou usando um poema de Fernando Pessoa "tudo vale a pequena se a alma não é pequena" para simbolizar a luta dos portugueses.
Predio da Câmara Municipal de Cantanhede-Portugal
Usando da palavra o presidente da Câmara de Cantanhede, João Moura agradeceu a presença de todos citando a presença do vereador Lamecson Jorge, que nesse ato representou o prefeito de Cantanhede, Zé Martinho e a presença de Nélio Barros Júnior, assessor da prefeitura que representa a cidade de Cantanhede na EXPOFACIC. Disse o presidente que Cantanhede é um exemplo para o restante da Europa, por incentivar um evento internacional como a EXPOFACIC e segundo por investir pesado em qualificação e mostrou os avanços do parque de biotecnologia, que este ano, gerará cerca de 80 empregos diretos além de intercâmbios com diversas universidades do país. Lembrou ainda que é preciso arregaçar as mangas e enfrentar a crise com atitudes políticas como Cantanhede faz. 
Presidente da Câmara de Cantanhede-PT, João Moura (Corresponde ao prefeito no Brasil)
Representando a delegação de Cantanhede Nélio barros Júnior agradeceu a recepção dada pelos irmãos cantanhedenses e que apesar de não ter nascido lá tinha um carinho especial pela cidade que o acolheu profissionalmente. Disse ainda que irá ampliar seus conhecimentos nesse processo de geminação cultural para expandi-lo a cidade de Viana no Maranhão e Viana de Castelo em Portugal pois temos enormes contribuições e experiências a serem trocadas. 
Primeiro Ministro Pedro Passos, Presidente da Cãmara João Moura e Jorge Catarino, presidente da Assembléia Municipal (corresponde a presidente Camara de Vereadores no Brasil)
 Por fim, usou a palavra o Primeiro Ministro de Portugal Pedro Passos Coelho que agradeceu a recepção e recebendo com gesto democrático algumas manifestações contrárias á política atual. O primeiro ministro lembrou que em tempos de turbulência é preciso que os líderes não titubeiem em tomar decisões mesmo que sejam impopulares. Afirmou ainda que o município de Cantanhede dá exemplo para toda Europa de como reagir as adversidades econômicas por incentivar tanto o parqure de biotecnologia como a EXPOFACIC, além de promover a manutenção do processo de geminação com cidades irmãs em especial a cidade de Cantanhede do Maranhão após a cerimônia houve a abertura oficial da EXPOFACIC 2012 que contou com uma saudação especial à representação cantanhedense em terras lusitanas.

(Matéria e fotos enviados por Nélio Júnior)

14 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Luis tinha coisas mais interessantes para vc colocar em seu blog, ao invés de colocar essa matéria que não mostra nada de interessante ao nosso povo vianense, Historiador? Só de for de mentira. Pois seu Pai Nélio quer ser um grande político e não passa de um... deveria era cuidar da sua saúde, vamos voltar a questão politica: Magrado ja recuou já não esta mais agüentando a pressão. Cadê já acabou o dindin? O candidato do prefeito tá mais escondido do que seu chefe, o prefeito não sai de casa será que ele sabe que o negócio ta perdido e já tá só escondido. O TATU VOLTOU PARA O BURACO E TAVA QUERENDO SAIR DOIS....
Um abraco Tontonho

J.silva

Luiz Antonio Morais disse...

Menos sectarismo, né? Muitos vianenses que não encontram oportunidades em sua terra natal são muito mais valorizados e aproveitados em outros municípios.
Só um exemplo sobre essa matéria. O presidente da Câmara de Viana do Castelo,Defensor Moura, foi recebido com pompas e circustâncias em Viana, depois que o vice-prefeito Benito Filho viabilizou um acordo de geminação. Teve aquelas festanças de sempre, boi, foguetes, etc. E o que o prefeito Rilva fez em seguida? NADA! Assim como em todas as coisas de interesse para Viana. O Blog tem uma linha editorial que não inclui só política. É plural.
Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

J. Silva, deixa de ser limitado, a vida não é só política seu babão. Vai procurar conhecer o mundo, e estudar as coisas, mas, percebesse que tu é limitado, pois se tu fosse inteligente nem gostaria de falar da políticagem vianense.

Anônimo disse...

Diplomacia meus caros, isso é importante, mas o poder deste ato não é muito bem entendido por gente ignorante.

Anônimo disse...

Pelo que sei Babao é Nelio Junior que fica fazendo politicagem por Chico, e quer saber de uma coisa Chico nao precisa de Babao pois ele ja demonstrou ser competente. Agora graca a deus nao preciso de prefeitura para sobreviver, como na familia do Nelio Junior tem, como seu irmao Leonardo empregado na sec de educaçao de Viana, Nelio Junior o historiador de mentiras, agora Tontonho vc falou algo certo que os filhos vianenses vao ter oportunidades em outras cidades concordo em parte no caso do Benito é um homem competente e ja demonstrou varias vezes isso, agora O nelio Junior é só querer se beneficiar atraves do dinheiro do povo,alem de ser prepotente e arrogante, eu nao sou limitado pq nao preciso de politica para sobreviver.
J.silva

Eder Amador disse...

Essa iniciativa deveria ser copiada por outros municípios, pois esses acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades. E quem ganha com isso é a população. Parabéns Nélio Junior, mostra ser um cara de pensamento progressista e visão futurista !!!

Anônimo disse...

meu caro se o nelio junior foi escolhido para ir a portugal, é porque é competente e tem inteligencia para representar e outros municípios deveriam, participar e partilhar o conhecimento,entao rapaz para de ta falando besteiras e vai procurar estudar e ter a mesma competencia, em vez de falar rapaz procura olha primeiro pra vc...blza

Anônimo disse...

sera q isso tudo é inveja do nélio jr?.... calma meu querido nélio jr é uma pessoal muito competente e si ele foi escolhido para ir para Portugal é pq ele tem potencial e vc tah si mordendo de inveja olha inveja é um dos sete pecados e ela mata cuidado viu... ham e
nelio jr aproveite pq vc mereci e si vc tah ai é pq bem preparado meus parabens...

Anônimo disse...

Senhor J. Silva vc deveria olhar para a materia de uma forma positiva pois tem alguem querendo algo que melhore a vida da sociedade de sua cidae, Nélio Junior que foi particiar da EXPOFACIC em Portutal não para se promover pessoalmente pois não é de seu caráter isso mas sim continuar um processo de geminação cultural e talvez vc não saiba o que é a geminação cultural, melhor o senhor procurar trabalhar ou fazer algo para o seu municipio da mesmo forma que eles estão fazendo, além de quê se torna ridículo o ataque vida pessoal de qualquer que seja.

Professor Leonardo Barros disse...

Este J.Silva pelo que parece além de ser um complexado é totalmente desinformado.Sou graduado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão, Pós Graduado em Gestão Ambiental, funcionário público concursado na prefeitura e no Estado.Com relação aos ataques que faz a minha familia, este covarde poderia pelo menos mostrar a cara e não se esconder em anonimato.Em relação a materia apresentada pelo jornalista conceituado Luis Antonio Morais, este mostra projetos que podem ser desenvolvidos em nossa querida cidade, e com certeza com Chico Gomes, Oliveira Jr, Benito Filho e seu grupo, poderemos tirar Viana do atraso administrativo e político.Abraço

Unknown disse...

Iniciativas como estas devem ser seguidas por municípios que tem uma rica história ligados ao processo de colonização portuguesa que no cenário do sec. XXI tem muito a ofercer ao Maranhão. Assim me solidarizo e parabenizo o colega Nélio Júnior não só por conhecê-lo como colega no curso de Direito mas por reconhecer sua competência como historiador e profissional que assessorra diversos municípios no maranhão e tem muito serviço a prestar a sua cidade de viana. Infelizmente senhores como esse J. Silva devem ser recalcados que por não ter reconhecimento nenhum ficam remoendo sentimento de inveja .

Norma Gaspar disse...

Eu como vianense acho importante qualquer iniciativa de promoção cultural, já que o município praticamente abandonou isso durante anos.

parabéns Nélio Barros!

Camila Luna disse...

É preciso que se acabe com a cultura no brasil e no maranhão em que as adversidades provincianas da política deixem alguns tão cegos a ponto de não reconhecer atos importantes na construção de uma sociedade mais desenvolvida e rica culturalmente. Projetos como este de geminação cultural servem para construir um modelo de gestão que pode melhorar sobremaneira a vida da sociedade e cantanhede está de parabéns.

Fernando Alves disse...

Esse intercâmbio cultural é de muita valia para as cidades interioranas do Maranhão. Demonstra iniciativas de crescimento e expansão cultural de cidades, feiras como a EXPOFACIC, provam que limites são feitos para serem ultrapassados. Parabéns por essa iniciativa, tenho certeza que a cidade de Cantanhede está bem representada pelo Nélio Barros, sendo historiador, possui visão impar acerca desta mostra, agregando valor a esta disseminação cultural.