terça-feira, 14 de agosto de 2012

Marasmo eleitoral em Viana


Campanha em Viana - tá faltando pimenta?
A menos de sete semanas da eleição a campanha política em Viana ainda está em tom moderado, com pouco sinal de movimentação. Este fato contrasta com a expectativa de que a disputa deste ano seria tensa por conta do alto número de postulantes às cadeiras de prefeito e vereadores. 

Sobraram três para o executivo e 98 candidatos disputando as treze vagas na câmara municipal.

A eleição vianense nem de longe lembra os acirrados embates das últimas décadas. Nos anos setenta, os candidatos distribuíam santinhos e cartazetes impressos em papel de terceira qualidade, em tipografia. Valia mais o nome, o caráter e a boa prosa, regada a um bom cafezinho nas casas dos eleitores. A partir daí, a mensagem era colada dentro e fora de casa e ninguém mudava mais o voto. Eram disputas marcadas pela polarização de dois grupos políticos e/ou familiares, que travavam duelos verbais e de militância, muitas vezes transportados nos lombos de cavalos e jumentos pelas precárias estradas vicinais do Sembal.

Só para ilustrar, a última campanha com um viés ideológico, se deu na eleição do socialista Messias Costa (falecido) que derrotou Antonio Gaspar em 1996. Sem muitos recursos, mas com um forte corpo a corpo na Zona Rural, Costa consolidou uma forte base de apoio que persistiu até 2008, com a reeleição de Rilva Luís. Muitos – a maioria apaixonados -, ou viúvas do estilo Messias, ainda acham que esse eleitorado se mantém cativo. É um erro estratégico. O tempo passou, o trabalho de Messias foi engolido pelas circunstâncias e o abandono físico das suas obras. Muitos dos fiéis eleitores daquela época, hoje são pais de uma nova geração, arrebatada pelas novas tecnologias e novas possibilidades de melhorar de vida. 

O candidatos 

Tratemos agora do tabuleiro eleitoral e do que está em jogo, sem mencionar partidos ou composições partidárias, coisas que o leitor dispensa, neste caso vianense.

O deputado Chico Gomes, ex-Gerente Regional de Viana, ex- secretário de estado e líder no último levantamento Escutec/Jornal O Estado do Ma, tem eleitorado cativo na sede; tem forte militância na Zona Rural, onde fincou bandeira e levou o "Programa Luz para Todos", do Governo Federal. Muitos adversários tentam minimizar o feito, mas é uma grande verdade que, sem a intermediação e a seriedade em cumprir o benefício prometido, muitos povoados ainda estariam no tempo da lamparina. E, por isso, muitas famílias que hoje podem assistir TV, conservar alimentos e tomar uma água geladinha, tem gratidão a Chico Gomes. Será que não dá voto?

Chico montou chapa com o advogado Oliveira Júnior, da nova geração de políticos, com boa articulação entre a juventude, a Zona rural e o eleitorado da sede. É a candidatura que soma juventude e experiência, colocada para ser avaliada pelo povo vianense.

O candidato Marcelo Santana, ungido pela máquina municipal, faz campanha desde a reeleição de Rilva. Não é novidade que ele foi escolhido (ou fabricado) a dedo, para manter a hegemonia do atual grupo político dominante. Também não é novidade para os eleitores vianenses que a sua principal estratégia eleitoral foi marcar presença e patrocinar, por meio da prefeitura, festas de reggae, forró e campeonatos de futebol amadores na Zona Rural. Muitos formadores de opinião acham que tudo isso cansou. Marcelo, que tem como vice o vereador Gerson Padilha, não detém uma boa oratória e já não tem muito o que falar ou prometer para o seu suposto eleitorado. A prefeitura não tem sequer uma obra de relevância para servir de locomotiva puxadora de votos. Se Messias - antes de subir ao olimpo -, doava remédios, consultas, apoio moral e esperança, ao que parece, Santana só dispõe das muitas sacolas de dinheiro, que segundo os analistas, já estão a postos para comprar votos. Será que vai dar certo?

Magrado Barros, também novato em política, prega que ele é “a solução que faltava”. 

Faz uma campanha agressiva no quesito financeiro. Muitos duvidam que ele tenha fôlego para chegar à reta final esbanjando todo esse potencial {financeiro}.

Para exibir todo esse assanhamento, Magrado reuniu uma penca de partidos e lideranças ávidas para desafogar os bolsos apertados. 

Aposta num suposto eleitorado do seu vice, Antonio de Inês, presidente do Sindicato dos Pescadores, que usa a entidade politicamente, amparada pela filiação de muitos pescadores e não pescadores, o que garante uma boa verba no período de defeso (piracema). Também está montado na garupa do ex-prefeito Danielzinho, de acordo com as conveniências que eles “fecharam”. Porém, somente as próximas pesquisas vão provar se todo esse barulho eleitoral de Magrado está se convertendo em pretensões de votos.

São essas as circunstâncias que estão deixando a disputa acirrada no quesito político, porém morna em se tratando de campanha eleitoral. No momento, por conta dos carros de som, que há pouco passaram a fazer zoada pelas ruas, os candidatos vão saindo da toca. Com poucos recursos financeiros, a maioria dos candidatos a vereador busca levar a campanha adiante de modo a conservar a pequena reserva para o momento final da disputa.

Com a contenção de despesas neste momento da campanha, a expectativa é de que nos últimos dias os candidatos proporcionem maior vigor em seus trabalhos de convencimento do eleitor partindo para o conhecido “tudo ou nada”.

Quem levará medalha de ouro?

16 comentários:

Anônimo disse...

Matéria totalmente parcial.

Creio que tu não combina com imparcialidade.

Todos sabem quem é o teu candidato.

Nem precisa ler esta matéria.

É parcial sim, fica a dica.

Roberto Franco

Anônimo disse...

SÓ MUITA PRETENÇÃO E FALTA DE CARATER A FAZER ESSE CANDIDATO MAGRADO GANHAR AS ELEIÇOES AS CUSTAS DE ALGUEM , POR QUE COMPETENCIA E DIGNIDADE ELE NAO TEM , E SE GANHAR O POVO DE VIANA ESTA PERDIDO ,POR CONTA QUE ESSE CARA NAO TEM UM POUCO DE PUDOR COM RELAÇÃO AS PESSOAS AO SEU REDOR . ELE É UM BANDIDO E O QUE ELE PUDER PRA TIRAR DE ALGUEM ELE TIRA E É ASSIM QUE ELE TRATA SEUS FUNCIONARIOS DAS FARMÁCIAS QUE TEM EM SAO LUIS...PESQUISEM MAIS SOBRE ESSE CARA E VAO DESCOBRIR OS PODRES DELE ...
ASS: IRMAO DE UM EX FUNCIONARIO DE UMA DE SUAS FARMACIAS DE SAO LUIS , ALTAMENTE LESIONADO POR ELE .. INCLUSIVE FALAMOS EM PROCURAR DIREITOS E O MESMO DISSE NAO TÁ NEM AI . SEM FALAR QUE PARA PAGAR DEMOROU QUASE TRES MESES.

Anônimo disse...

Poxa, gosto tanto das matérias deste blog! Pena perceber que o blogueiro não tem se mantido imparcial. Sou vianense e sinceriamente, não vejo em nenhum desses candidatos a prefeitura de Viana, sinal de algum deles vai prestar pra alguma coisa> Dentre os piores está Chico Gomes, um viciado na antiga politicalha, não tem destaque em nada notável. Realmente como deputado, não representa o povo como o deveria. Como prefeito certamente será um zero a esquerda. Sabe, tipo Castelo em São Luis, apenas quer garantir a aposentadoria gorda. É so votar pra ver. O candidato do prefeito vai ser igualzinho a ele, apenas uma marionete. O outro desconhecido, coitado é só zoada, tá aí pra aventurar uma profissão, que é o que a política virou. Sabe do que mais, ninguém deveria votar nessa nesse zé povinho.


Luiz Antonio Morais disse...

Tudo suposições. Todo mundo não achava que Rilva, pela sua juventude, seria o melhor prefeito para Viana? ELE SEQUER FOI PREFEITO! Infelismente, esse são os candidatos que temos. Não podemos julgar se eles serão bons ou ruins prefeitos, caso eleitos. O que analisamos agora é a biografia de cada um, de forma que o eleitor possa tomar consciência e votar no melhor, ou no menos pior. Mas, a escolha é soberana do povo.
Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

Magrado Barros, é a melhor opção para o povo de Viana, ela ta na política por causa do sonho de ajudar aqueles mais necessitados e para ajudar crescer a nossa tão sofrida Viana. Na condição que ele se encontra, digo financeira era para nao se meter em política, mais por nobre ideologia ele vai ser prefeito de Viana para acabar com as desigualdades e fazer Viana novamente o grande polo da baixada. Realmente, caro Luiz, Magrado Barros é a SOLUÇÃO QUE FALTAVA...

Anônimo disse...

O comentário anterior é de minha autoria, DANIEL BARROS, abs...

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela partcipação, Daniel. Abcos.

Carla disse...

LUIZ, não entendo o pq de vc não gostar de tio Magrado! tentei conversar com ele pra saber se já houve alguma empáfia em relação a voces, e ele desconhece... Fico triste, pois a imprensa deveria incentivar novas candidatos a participarem das eleições. Ele é candidato por acredita que Viana ainda tem solução!Infelizmente, a sensação que tenho é q seja crime se lançar candidato quando não se tem nem o apoio da prefeitura, nem do governo do estado! obrigada! abs

Anônimo disse...

Chico Gomes é uma grande mudança, tanto que ele é aliado da oligarquia que domina o maranhão a quase 50 anos, e deixa o estado na mizeria. Não vejo essa mudança, são todos iguais.
Nenhum candidato ai é aqule candidato que agente aponta como a solução. Todos querem a mesma coisa que é estar no poder. não tem essa de mudança ideologia ou outra coisa, o qe tá em jogo é o poder e quem vai ficar no poder, parem de falar em mudança. tudo é interesse ele querem é o poder. O maranhão vai continuar no buraco por um bom tempo, e políticagem me inoja

Rafael Santys disse...

Grande Jornalista,

Dissestes bem,o que deveras importa diante desse grande momento democrático é analisar a bibliografia de cada um e fazer uma análise reflexiva daquele que representa as mudanças que nossa cidade merece.Não buscar ou fazer deles serem iluminados,ungidos...Em relação aos comentários sobre a imparcialidade desse artigo,é bem simples responder, as bibliografias falam por si próprio,por exemplo como não falar de Marcelo como um candidato forjado,criado no obscurantismo do mundo subterrâneo da roubalheira da prefeitura?Como não falar que Marcelo não possui nenhum preparo,fato este observado na sua postura seja ao proferir um discurso,ou ao defender suas idéias?Como não falar sobre Magrado que não possui experiencia política ,e quando teve oportunidade por desleixo,ocasionou que a justiça anulasse seu registro(vereador),sua candidatura?Como explicar por exemplo a irresponsabilidade,o desrespeito a justiça quando o seu Mega Carro de Som,pertubou o andamento dos trabalhos daquela instituição?Alguém poderá retrucar,era o magrado que dirigia?Verdade,mas a pegunta é, como pode haver um planejamento de campanha politica sem que os envolvidos não sejam treinados,não sejam orientados principalmente no que tange ao respeito a ordem Pública,a justiça eleitoral? O magrado ao que me perece pode até ter boas intenções(e falam que no inferno também),mas é visível que não possui a experiencia politica,a responsabilidade administrativa com a coisa pública.Já o Chico,citado aqui pela sua atuação quando fora deputado,não fazem as críticas justas,essas sim são parciais,porque não fazem ou não querem fazer o debate sob o ponto de vista da razoabilidade,dizer que chico não contribuiu como gestor Regional,e deputado,é tentar tampar o sol com peneira ,aconselho tampar primeiro os buracos de nossa cidade,ou seja discutir quem de fato possui o que os teoricos em Administração pregam o CHA -Conhecimento/Habilidade/Atitude,agora digam -me,quem dos três possui essas competências?acertou que escolheu o C do CHA e o C de Chico.

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação no debate, Rafael. Abraço.

Luiz Antonio Morais disse...

Sobre o coment acima da leitora Carla (sobrinha de Magrado) claro que não existe nenhuma cizânia entre este jornalista e seu tio, pelo contrário, nos tratamos com respeitosa cordialidade, sempre que nos encontramos. Apesar das inúmeras denúncias e comentários pessoais que recebo diariamente, nada publico no quesito da vida pessoal do candidato, pois queremos que este espaço seja para um debate de idéias, sobre o preparo e as biografias dos candidatos, afinal, se não tem tu, vai tu mesmo, adotando o adágio popular.
O povo é quem deve julgar o melhor para Viana. Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

Sobrinha tem que defender mesmo!rs Mas, venho ressaltar Luiz que a "Biografia" do candidato magrado que vc publico encontra-se muito superficial, pois o conheço desde criança e sei da sua capacidade, força de vontade e determinação. O Magrado é batalhador, pois mesmo depois do seu sucesso como empresário, continua acordando as 5h da manhã, hábito que adquiriu desde criança. Teve uma infância difícil, mas nem por isso é uma pessoa amarga e revoltada, pelo contrário, isso apenas o motivou a acreditar no seu sonho! Muito bonito seu projeto Magrado. Parabéns! Sucesso!

Luiz Antonio Morais disse...

Carla, nào publiquei nenhuma biografia do candidato Magrado, até porque desconheço a mesma. E, se me for enviada, publico sim, sem problemas. O escrito trata de opiniões e análises sobre o momento político vianense. Se infancia difícil fosse motivo, EU também e uma infinidade de interioranos também seríamos triste e amargurados. O QUE DESEJAMOS É UMA VIANA PROSPERA E MELHOR PARA TODOS. Sds.

Anônimo disse...

de que adianta acordar 5hs da manha e nao fazer nada , se esse Magrado tivesse mesmo uma infancia triste e amargurada , acho que teria pelo menos respeito pelas pessoas ,ele não tem experiencia , e vai meter os pés pelas mãos e fazer um rombo na prefeitura de viana se ganhar essa eleição.parentes tem mesmo é que defender...sao da mesma panela.politico amador

Anônimo disse...

magrado seria um péssimo administrador.