sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Peixadas – Notas Rápidas

Onde está Wally?
Gente, agora lascou. O alcaide vianense que nunca era visto na cidade, escafedeu-se de vez. Comentam que é tanta gente pedindo donativos, casas, contratos na prefeitura, etc, etc...que o home não “guentou” e se enfiou em um dos muitos buracos que ele abriu durante esses oito anos de mandato. Pois é, tá todo mundo querendo tirar uma casquinha desses últimos meses de mando do tatu, mas tá difícil. Pior para o seu pupilo, candidato a prefeito, que agora não tem mais poder de barganha para “negociar” e amarga a medalha de bronze nas pesquisas, além de estar com a maior rejeição destas eleições, entre os três postulantes ao cargo de prefeito.

Buraco do tatu

Segundo experientes políticos locais, Rilva estaria pronto para utilizar a mesma tática do pleito passado. Só vai sair do buraco, uma semana antes da votação e mandar seus emissários para todos os cantos com aquelas famosas $acola$, cuja finalidade é garantir de qualquer jeito, o retorno dos pesados investimentos por meio dos votos. Deu certo na vez passada, mas será que vai funcionar agora, já que não é candidato e quase todos os seus parceiros políticos se dividiram?

Efeito pesquisas

Dizem os políticos que pesquisa é assim: quando estão na frente, ficam calados ou soltam foguetes. Quando estão atrás, a pesquisa foi manipulada, comprada, etc. O problema é que muitos candidatos, às vezes, parecerem querer enganar a eles mesmos. Por exemplo: quando sabem que são bem votados em determinado reduto, dirigem os pesquisadores somente para esses locais e, claro, só dá eles. No entanto, quando uma pesquisa é feita com seriedade, cobrindo todos os pontos relevantes em população e quociente eleitoral, extraindo-se daí uma amostragem científica, é possível, com a margem de erro, verificar a tendência eleitoral do campo pesquisado.

Efeito pesquisa (I)

Portanto, a pesquisa da Escutec traduz o cenário atual, com disputa acirrada e liderança de Chico Gomes, com empate técnico entre Magrado e Marcelo. Claro que este quadro pode sofrer mudanças, principalmente a partir do início do horário eleitoral, onde muitos candidatos, sem nenhuma intimidade com as câmeras e os microfones, transferem muitos pormenores ao eleitor, principalmente CONFIANÇA ou a falta desta.

Tempo, tempo...

Televisão é um veículo em que beleza e qualidade técnicas são inerentes para uma boa produção e conquista do telespectador. Não é a toa que os anunciantes gastam milhares de reais para apresentar os seus produtos, a maioria dos casos em filmetes de apenas 30 segundos, no horário nobre, que custa outra fortuna para a exibição. São filmes em película cinematográfica, sempre dirigidos por diretores pagos a peso de ouro.

Ser ou não ser

Na propaganda política, os candidatos também são tratados como produtos e devem se apresentar impecáveis, sob pena do eleitor não gostar da sua aparência e aí, babau voto. O Blog apurou que o candidato de Rilva Luis, Marcelo Santana, tem quase nove minutos de duração. É praticamente um documentário. Ora, se a prefeitura que é o seu principal cabo eleitoral não tem obras para mostrar, como se sairá o candidato durante todo esse tempo? Ou vão inventar obras em maquetes, ou seja, coisas virtuais, promessas que geralmente nunca são cumpridas.?É um desafio e tanto.

Negociata

Essas pesquisas tendenciosas são sempre realizadas na pré-campanha e servem como moedas de barganha para cooptar lideranças ou fechar negociações com pseudos-cabos eleitorais que aproveitam para lavar a burra em cima dos candidatos afoitos e endinheirados. O eleitor logo percebe essa manobra e também querem sua parte no bolo. Como não são atendidos em sua maioria, os votos prometidos viram protesto e vão para em outras candidaturas.

Um voto, um voto!...

Aliás, a correria dos candidatos a vereador, em Viana, em busca de “cabos eleitorais” se encontra frenética, nesse período. Tem para todos os gostos, inclusive, “líderes” que não tem o voto nem da esposa dentro de casa. Muita oferta e muita procura - o resultado é alguém sair enganado e pagar com depressão pós-campanha.

Campanha na rua

O deputado federal Cleber Verde (PRB) e o Secretário Estadual de Pesca, Dayvson Franklin, prestigiaram no último domingo, 29/07, o lançamento oficial da campanha de Chico Gomes e Oliveira Júnior, em Viana.

Troca na saúde

O dr. Edvaldo Amorim passa o bastão da direção do hospital estadual Dr. José Murad, onde fez um importante trabalho tendo como braço direito, Chico Serra, que por sua vez está se dedicando na campanha de Chico Gomes.

Vereador da Matriz

Por outro lado, Dr. Edvaldo também entra na disputa, representado pelo primogênito, cujo slogan de campanha é “Amizade tem nome” e que tenta pela primeira vez uma vaga na Câmara de Vereadores de Viana.

Vereador da Matriz (I)

O centenário bairro da Matriz, onde está situada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Padroeira de Viana) e marco inicial da cidade dos lagos, tem nesta eleição quase uma dezena de candidatos. Sendo um bairro tradicional, formado principalmente por famílias mais antigas, todos os candidatos são conhecidos, ou por fazerem parte da comunidade ou serem da nova geração, que aproveitam o prestígio e a amizade dos pais para tentarem a carreira política.

Adesão

Segundo informações não confirmadas, o ex-secretário municipal de limpeza urbana, Zé Américo Muniz, desertou da campanha de Marcelo Santana, e embarcou na canoa de Chico Gomes. Zé Américo é um dos mais cotados para obter êxito na corrida a vereador e usa o slogan “O amigo do lixo”, em alusão ao cargo ocupado na prefeitura.

Renovação

Se depender dos internautas que votam na enquete deste Blog, 50% dos vereadores vão para o ostracismo nesta eleição, simplesmente porque os atuais fizeram um mandato de vassalos do prefeito, ao invés de servir o povo que paga os seus salários. É esperar pra ver.

Bolero

O cantor Walfredo Jair, o rei do bolero, tem atraído uma legião de fãs vianenses ao Restaurante do Porto, ao lado do Mercado do Peixe, em São Luís, todas as sextas feiras, com muitas músicas da velha-guarda. Walfredo, que já residiu em Viana, conserva a bela voz, agora com a parceria do músico Rogerinho, formando uma dupla que não deixa ninguém ficar parado.

APAE – VIANA
Divulgação
A Terapeuta Ocupacional vianense, Reginez Neves está com uma campanha para recuperar e tornar atuante a APAE-VIANA, entidade que tem um importante papel na educação dos portadores de necessidades especiais. Para começar, Reginez está organizando a Semana do Excepcional em Viana no período de 20 a 26 deste mês, com a execução de diferentes atividades em prol da reativação da APAE em nossa cidade. Aí está uma boa iniciativa que merece apoio de todos os órgãos públicos vianenses, principalmente da sociedade. A APAE é uma entidade séria, que atua em todo o Brasil, merece o nosso apoio e respeito, já que esses profissionais atuam geralmente como voluntários, como é o caso de Reginez, que visa somente o amor e a dedicação ao próximo. Em breve, este Blog fará uma matéria especial sobre o assunto, de forma que esta iniciativa tome forma e a APAE volte a cumprir o seu papel social em Viana.

Em tempo: quem quiser colaborar com esta nobre causa, pode procurar Dona iria, da Pastoral da Criança, no Centro de Treinamento, na Praça da Matriz, em horário comercial, ou fazer doações na conta da APAE - Ag 2771.5  - c/c: 202002 - BCO : Brasil.

Você pode também ser sócio contribuinte, com apenas R$ 5,00 mensais. O carnê será homologado pela APAE Nacional.

Mais informações: Reginez Neves: 98 96083229 ou Dona Iria 98 87134085.

13 comentários:

Unknown disse...

Amigo Luís Antonio Morais, o ex-secretário Zé Américo é um homem sério e tem personalidade, não estou querendo dizer que você está falando o contrário, mas só através deste comentário mostrar que assim como você destacou em sua nota: informações não confirmadas. Quero frizar, não existe a mínima possibilidade de saída do atual grupo por parte do nosso amigo Zé Américo.

Anônimo disse...

A Reginez é Terapeuta Ocupacional e não Fisioterapeuta caro blogueiro.

Luiz Antonio Morais disse...

Ok, obg. Vamos retificar a nota.Sds.

Luiz Antonio Morais disse...

Sobre o ex-secretário Zé Américo, deixo a máxima popular: "em política até boi voa".
Até outubro chegar, e com o candidato do prefeito se arrastando nas pesquisas, muita gente ainda vai pular da canoa. De qualquer forma, força na campanha, Zé!

REAGE VIANA disse...

Boa iniciativa Reginez, o Grupo reage Viana apoia e colabora com a iniciativa. Inclusive faço minha doação para APAE São Luis todo mês.
estaremos participando ainda que como expectador dessa semana.

Anônimo disse...

O que foi encerrou a enquete so porque Magrado esta ganhando? seja imparcial e deixa a sociedade decedir.

Anônimo disse...

oLHA DANADÃO, TU FICA FALANDO QUE DANIEL É GALETO DE SERESTA, CUIDADO!!! TODO MUNDO É MEDIDO E PESADO....

Luiz Antonio Morais disse...

Mais um covarde e anônimo igual cachorro vira-latas. Late mas não mode! A Polícia Federal vai investigar o teu IP, pra vc fazer essas ameaças de novo.

Anônimo disse...

Caro, leia o artigo 147 do Cp, daí saberá se enquadra no crime de ameaça! Agora, pulverize as coisas verdadeiras no seu blog, e não faça do seu modo e jeito costumeiro de deixar que haja difamações e calunia no seu canal contra outrem.... De já externizo a vc e a Jr getulio sucesso com Chico Gomes, o deputado de 10 anos de mandato que nada fez pela Viana tao sofrida...

João Fica disse...

PQ O SENHOR NÃO PUBLICA MAIS MEUS COMENTÁRIOS????

SERÁ QUE ESTAS COM MEDO DO POVO SABER QUE SEU CANDIDATO NÃO O SANTO QUE PREGAS....

Luiz Antonio Morais disse...

Taí, João Fica não sei aonde. O seu comentário foi publicado. Satisfeito?

João Fica disse...

QUERIA VER VOCÊ POSTAR MEUS OUTROS COMENTÁRIOS A RESPEITO DO SEU CANDIDATO DE TEMPORADA....KKKKKKK

Luiz Antonio Morais disse...

É mesmo? E eu queria ver se vc é homem/macho pra dizer o seu verdadeiro nome, telefone e e-mail. Seu covarde, vagabundo!