sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A agiotagem pode estar rolando solta na campanha vianense



Em seu artigo Agiotagem e a classe política”, o jornalista e blogueiro Robert Lobato afirma que “...é fato é que a indústria suja da agiotagem se alastrou pelos quatro cantos destas terras. É justamente esse um dos muitos motivos que explicam porque os nossos municípios são uma lástima em termos de políticas públicas, qualidade de vida e detentores dos piores IDH’s do Brasil, puxando o Maranhão sempre para as últimas posições em termos das estatísticas socioeconômicas nacionais”. Segundo investigações da secretaria de Segurança do Maranhão, pelo menos 100 prefeituras maranhenses estão nas mãos de agiotas.

Nestas eleições em Viana, estamos assistindo, enojados, o maior derrame de dinheiro sem origem comprovada, nos seus 255 anos. E, para o leitor que queira assimilar bem o que queremos dizer, basta lembrar que um político de verdade – raposa no assunto -, jamais coça o bolso de suas economias ou sustento de sua família para fazer orgias financeiras comprando lideranças, cooptando mentes de eleitores incautos, realizando obras em ruas sem ter autonomia para tal, exibindo enorme aparato eleitoral como trios elétricos, cartazes em demasia, bandeiras e grande contingente pessoal transformado em claque de palanque, para se esgoelar e engolir poeira nas estradas vicinais do município. Por trás dessa gastança toda, poder residir um terrível mal que tem causado enormes prejuízos aos cofres públicos, ameaças e até a morte de pessoas envolvidas: A temida e famigerada AGIOTAGEM.

A agiotagem é tema recorrente na política do Maranhão, principalmente em se tratando de campanhas para prefeitos e vereadores no interior do estado. O agiota financia a campanha eleitoral do candidato, que após eleito deve devolver os valores com juros altos. Mas essa devolução é feita com dinheiro público, que muitas vezes é justificada com contratos falsos de fornecimento de merenda escolar e medicamentos, como no caso da quadrilha presa na Operação Detonando, que prendeu os envolvidos na morte do jornalista Décio Sá.

Essas práticas nefastas que permeiam a eleição dos chefes do Executivo Municipal em muitos municípios podem sim estar instaladas em Viana, cidade pobre, onde muitos jovens, maioria desempregados podem estar sendo usados como moeda de votos e, mesmo que essas pequenas quantias ajudem em suas vaidades e necessidades momentâneas, podem também estar contribuindo para a ruína da sua cidade (ou o que ainda resta dela) pois assim que o vencedor assume - neste caso um prefeito eleito - o cofre do município já está todo comprometido.

Lembre-se, não existe dinheiro fácil, exceto para herdeiros de grandes fortunas ou ganhadores de loterias. Se o seu candidato está exibindo riqueza e praticando abuso de poder econômico nesta campanha, desconfie dele. Os agiotas de plantão estão somente aguardando a resultado das urnas para receberem com juros triplicados todos os valores investidos. E o FPM – Fundo de Participação do Município - que seria utilizado para obras e benefícios do povo - passa a ser somente um mero cumpridor e pagador das dívidas dos agiotas financiadores, por quatro, oito, dezesseis anos... Pense nisso, pelo bem de Viana.

Moral da história: a cidade dos lagos teve alguma obra inaugurada nesses últimos OITO anos?

12 comentários:

Anônimo disse...

Qual o candidato que oferece 200 mil no monte para qualquer liderança, seja vereador ou qualquer um que ele ache que tem votos. Qual? Qual? Quallllll!!!!
Mistéééérioooo......
Pedro Paulo - Bacurizeiro _ Viana Ma

Luiz Antonio Morais disse...

...E eu sei?....Sei lá...

TÔ LONGE, MAS TÔ DE OLHO disse...

Continuo de olho....
Eu falei vocês não acreditaram que iria haver "Choro e ranger de dentes".
É só o começo....
Não se desesperem, uma água com açúcar e gelo pega muito bem nessas horas e nesse calor infernal de Viana...
Esse atual ex-prefeitinho pelo visto está colhendo o que plantou. Se o plantio de irregularidades foi grande, será grande a colheita de punições...
E os outros candidatos e seus seguidores (alguns já conhecidos pelos seus passados tenebrosos), é bom repensarem seus propósitos caso sejam eleitos. Pois daqui pra frente os prefeitos serão mais vigiados e os bandidos que se cuidem.
ASSIM FALAVA ZARATRUSTA!!!
Continuo de olho...

Anônimo disse...

Muitos querem saber se os vereadores que foram cumplices de toda esta vergonha irão pagar por isso. Faz-se necessaria uma providencia do tribunal eleitoral para que todos eles sejam declarados inelegiveis.

Anônimo disse...

Realmente amigos, triste daqueles que gastam o dinheiro da agiotagem!
Falo pelo meu tio Magrado Barros, estamos fazendo uma política limpa e com muito trabalho desde então. Agora, não precisamos destronar ninguém para fazer acontecer ou bancar candidatura de ninguém. Abs, Luis Antônio.
Daniel Barros

Anônimo disse...

Caro blogueiro, pk vc n diz logo quem é o CANDIDATO MALA-PRETA que tá comprando todo mundo em Viana?
Aguardo resposta.

Wendel - Citel

Luiz Antonio Morais disse...

E eu sei? Calma que os "home são brabo".
Deixa o povo decidir. Sds.

Luiz Antonio Morais disse...

Daniel, Daniel... candidatura que tem telhado de vidro, não atira pedra na outra. Ou vc concordava com todas as bandalheiras que estavam acontecendo em Viana?
Como causídido, deveria defender a Lei e a Moralidade antes de "proteger"...

Anônimo disse...

leitor assíduo:
Cuidado, meu nobre prefeito Benito observe bem as folhas de pagamento fantasmas,comece pela família Serra o Arnaldo ganha como secretário de cultura, filho e filha tmb, são da folha, filhos de Luz marina tmb recebem seus salários, filha de Meire não fica atráz,e ai por diante, também quem comandava tudo era seu cunhado o alcolótra Ermogênes.Arnaldo é mala ainda vai de bom amigo querer comer dos dois lados não deixe seu bom coração agir, vá pela razão.Até Nonato de Palestra que até pouco tempo chamava em alto e bom tom Rilva só de moleque agora sacode bandeira laranja ao lado de sua esposa.Mistério......

Luiz Antonio Morais disse...

Tem gente do país inteiro pendurado no CAIXA 2 de Rilva, mas parece que vão passar um pequeno aperto nesses próximos meses. Grato pela participação. Sds.

Anônimo disse...

ACHO ENGRAÇADO O POVO DE VIANA CHAMAR A SECRETARIA DE SAUDE DE DRª RIVALGENIA,SERA QUE ELA FEZ DOUTORADO PARA RECEBER ESSE TITULO.

Anônimo disse...

O EX PREFEITO TATU VAI PARA A RADIO DA UMA DE VITIMA E DE BOM MOÇO,MAIS ISSO É SO PARA ENGANAR OS BESTAS E OS DEMAIS QUE RECEBIAM ALTOS SALARIOS DA PREFEITURA SEM TRABALHAR, E COM ISSO TENTAR ELEGER O SEU CANDIDATO CRIADO EM LABORATORIO SUJO COM O DINHEIRO DO POVO,VAMOS DA BASTA NESSES POLITICOS SEM VERGONHA QUE SO TRAZ A MISERIA PARA GRANDE PARTE DOS NOSSOS AMIGOS VIANENSES QUE NAO MERECEM TUDO ISSO,A JUSTIÇA ERA PARA EMPENHAR TODOS OS SEUS BENS ADQUIRIDOS COM O NOSSO DINHEIRO(RECURSO PUBLICO)PORQUE SO ASSIM ELE IA PAGAR O QUE ELE FEZ PRA POPULAÇAO DE VIANA COM OS SEUS SECRETARIOS SANGUESSUGAS DO DINHEIRO PUBLICO.