terça-feira, 18 de setembro de 2012

Chico Gomes solicita implantação de sistemas de cisternas em Viana

(Agência Assembleia)


O deputado Chico Gomes (DEM) defendeu, na sessão desta terça-feira (18), que o governo do Estado e a União atuem imediatamente no sentido de garantir a implantação de um sistema de cisternas previstos para a cidade de Viana. A medida, segundo o parlamentar, vai ajudar a população que enfrenta graves problemas de fornecimento de água.

O parlamentar relatou o drama enfrentado pelos municípios da Baixada Maranhense, por conta da seca que enfrentam, a exemplo de Viana, que agora está com seus campos secos. “Visitando esses campos, nas proximidades com o litoral, os manguezais e pudemos presenciar a grande luta travada por aqueles baixadeiros que sobrevivem com uma situação de cheias na época de inverno, e uma situação de seca no verão, a situação que vivem hoje", relatou.

Chico Gomes afirmou que as casas têm que ser abastecidas durante este período por caminhões-pipa que nem sempre chegam na hora mais precisa para aquela população. “Assistimos a luta daqueles bravos batalhadores: a luta agora é contra a água do mar que invade os campos destruindo um ecossistema de água doce, e destruindo a flora, afugentando os pássaros para lugares distantes, pois ali não existe uma gota de água doce para ser consumida por ninguém. E aquelas pessoas dos campos tiveram que fazer pequenas barragens para impedir que a água salgada terminasse por destruir tudo que eles têm de bom e precioso e que eles criam e de onde sobrevive”, contou.

O deputado do DEM disse que o período de estiagem deverá ser mais forte nos meses de outubro, novembro e dezembro, o que poderá ocasionar muitos prejuízos para todos os que vivem naqueles campos. “Nós conseguimos incluir Viana no Programa Água para Todos, e esta é a oportunidade e o apelo que fazemos agora à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), responsável pela colocação da água naquele município, que já definiu junto com a Codevasf, o seu comitê gestor municipal de água para todos, para que coloque as cisternas imediatamente naqueles povoados e estas cisternas já poderem ser abastecidas por caminhão pipa nesta época e depois durante o inverno elas serem cheias com as águas captadas das chuvas e com tratamento solucionar este grave problema para aquelas comunidades”, explicou. O parlamentar fez o apelo urgente à Codevasf e ao secretário de Agricultura, Cláudio Azevedo.

HOMENAGEM

Chico Gomes também fez uma homenagem póstuma ao radialista Tony Castro, que faleceu no final da semana passada. “Como eu me encontrava em Viana, só depois tomei conhecimento do falecimento do grande querido amigo que foi o Tony Castro, e vou prestar aqui minhas homenagens a este grande jornalista, a este grande comunicador que foi Tony Castro, com quem tive a oportunidade de privar da sua amizade e com ele conviver e trocar ideias durante todo o tempo em que tivemos a oportunidade de conviver juntos”, revelou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luis Antonio aqui é Furttado
Só agora isso não caracteriza obra eleitoreira.
Atenciosamente,
Furttado

Luiz Antonio Morais disse...

O pior de tudo é que Viana não teve nem uma coisa nem outra. NEM ELEITOREIRA nem da prefeitura que deveria fazer alguma coisa. Pior para a cidade. Ou melhor com as obras eleitoreiras?