segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Morre a pesquisadora Maria Michol Carvalho

Ela era responsável pelo Inventário Nacional de Referências Culturais


Foto: Biné Morais/O Estado
Faleceu em Fortaleza (CE), na madrugada desta segunda-feira (12), a pesquisadora Maria Michol Carvalho. A causa da morte foi uma parada cardíaca.

O corpo da pesquisadora deve chegar à São Luís (MA) por volta de 20h desta segunda. O velório na residência da família, na Rua dos Afogados, 442, Centro. O sepultamento ocorrerá na tarde desta terça-feira (13), no cemitério do Gavião.

Perfil

Maria Michol Carvalho era responsável pelo Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dos Blocos Tradicionais, que, atualmente, concorre ao título de Patrimônio Imaterial do Brasil. O Bloco Tradicional é uma manifestação típica do Carnaval maranhense.

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, divulgou, nota de pesar pela morte da pesquisadora Maria Michol Carvalho.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

Admiradora e incentivadora do trabalho da pesquisadora cultural Maria Michol Carvalho, a governadora Roseana Sarney lamentou profundamente a morte da também escritora, ocorrida na madrugada desta segunda-feira (12). A governadora lembrou que, em seus governos anteriores, Michol foi diretora do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, onde desenvolveu ações que contribuíram para o engrandecimento das manifestações populares do Maranhão.

“A cultura do Maranhão está triste hoje. Michol foi um exemplo de competência, de dedicação e de amor ao que fazia. O trabalho que ela desenvolveu ainda hoje frutifica e vai ficar eternizado com as manifestações da cultura popular maranhense, que ajudou a fortalecer”, destacou.

A governadora também se solidarizou com familiares, amigos e amantes da cultura maranhense. “Espero que todos nós encontremos conforto nas orações, pois Michol nos deixou um grande legado e nos ajudou a descobrir um pouco mais da riqueza de nossas brincadeiras e folguedos”, ressaltou.

Aposentada como gestora, Michol Carvalho foi responsável pela criação de diversos espaços culturais, a exemplo da Casa de Nhozinho, Casa do Maranhão, Casa da FÉsta e Casa do Divino em Alcântara. Também foi idealizadora de eventos como a “Exposição Arvoredo”, “Concerto para o Menino”, “Baile do Bigorrilho” e “Divino Maranhão”.

Ela participou, ainda, do processo de tombamento do Tambor de Crioula e do Bumba-meu-boi como Patrimônio Imaterial do Brasil. Mais recentemente, se dedicava ao trabalho de pesquisa para o inventário do Bloco Tradicional.

(Imirante.com)

Nenhum comentário: