quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Peixadas- notas rápidas

Baile de Fantasias

Arquivo google
Um dos eventos mais aguardados do carnaval vianense acontece neste sábado (26) a partir das 22h, no Grêmio Cultural - centro da cidade -, com animação da banda “Rabo Seco” e a participação especial de Almir de Deus, cantando os grandes sucessos dos antigos carnavais.

Na cidade é grande a expectativa de que o baile repita o mesmo sucesso dos anos anteriores, em que o clube ficou pequeno para tantos foliões com suas criativas e excêntricas fantasias, relembrando os carnavais de outrora. Portanto, prepare a sua fantasia e caia na folia!

Ingressos: R$ 15,00 (individual, antecipado e/ou no sábado, na portaria do Grêmio). (Com informações do Blog o Vianense)

Soeiro faz mistério


Ano passado, ele desistiu na última hora e pendurou no varal a surrada fantasia de marinheiro. Este ano, Zé Raimundo Soeiro declarou a este blogueiro que a fantasia será surpresa e uma das mais atraentes do baile. Segundo Zé Raimundo, a fantasia do Popaye já está muito puída e com forte cheiro de naftalina. Também, Zé, desde os anos setenta, está na hora de aposentar essa farda. 

Caçador de... 

Um gaiato emeiou para o Blog perguntado se algum folião vai ter coragem de se fantasiar de “Caçador de Tatu” no baile de fantasia. Bom, aí vai ter que ir acompanhado do famoso “Guaxelo” aquele cachorrinho de caçador, vira-lata, magro e faminto, que adora fazer barulho quando sente o cheiro de caça. Quem sabe ele descubra o paradeiro do “destruidor”. 

Chico Gomes esclarece pelo facebook


O prefeito de Viana, Chico Gomes (DEM) utilizou sua página no face book para fazer alguns esclarecimentos sobre as dificuldades quem que encontrou a prefeitura e as medidas emergenciais que está tomando para colocar a cidade nos trilhos. Leia abaixo: 

"Na Prefeitura de Viana estamos enfrentando uma grande luta. Não foi possível a transição, o que nos obrigou fazer o recadastramento dos recursos humanos, implantar uma auditoria para podermos ter um retrato dos bens patrimoniais, das contas da Prefeitura, das dívidas e das inadimplências. Com o conhecimento de tudo isto teremos condições de tomar as decisões para sanear a administração pública municipal, colocar tudo nos trilhos e reconstruir a nossa cidade. Estamos cuidando primeiro das emergências: o abastecimento de água, a higienização da Feira da Barra do Sol, do Hospital, dos programas de saúde, da recuperação de trechos de algumas ruas muito danificadas e do Matadouro.

Acertei com o Secretário Max Barros a continuação do asfaltamento da Av. Antonio Serafim, do Mutirão e do bairro da Citel. Estamos lutando para acertar em tudo, ouvindo a nossa população. Alguns remédios serão amargos, mas necessários para curar todas as mazelas. Com fé em Deus vamos em frente." 

Momo 

Como parte do resgate do bom e velho carnaval vianense, o secretário de cultura, Rogéryo do Maranhão, divulgou programação do baile que vai escolher o Rei Momo e a Rainha do carnaval da cidade dos lagos. Será no sábado de carnaval, (02/fev) no Grêmio Cultural, com animação da Banda Oásis, a partir das 22h. 

Vesperal e terceira idade.

Na terça feira, será realizado um vesperal para a criançada, das 16 às 18h. Das 20 às 22, será a vez da velha-guarda, no baile da terceira idade, tudo no Grêmio Cultural que, como uma fênix, renasce das cinzas para acolher os saudosos foliões que ainda curtem bastante o carnaval de clube. 

Ferro velho 

Os donos de depósitos de ferro velho estão se dando bem neste início de administração de Chico Gomes. Nada se aproveita das secretarias municipais, principalmente os veículos, todos sem pneus e com os motores arriados. O jeito é limpar os pátios e despachar a velharia, resto dos destroços da gestão “destruidora” que saiu. 

Maré alta 

Com a chegada – mesmo que timidamente – das chuvas, o lago de Viana começa a dar sinal de que ainda está vivo. A maré subiu, revelando uma lâmina d’ água, mudando a paisagem de aridez devido à forte estiagem da Baixada. Mas, enquanto isso, o vianense teve que se acostumar com o pescado de Belém e também do Tambaqui assado, pois os peixes nativos, mesmo as espécies da água barrenta, como o acará, jeju e traíra, sequer ganham o tempo de crescer.  Até o desprezado muçum está difícil de encontrar. Como diz a música de Luiz Gonzaga: “se plantar não nasce e se nascer não dá”! 

Projetos 

Se depender de projetos e da seriedade com com coisa pública, desta vez Viana decola para o desenvolvimento: Vem aí o IFMA (Escola Técnica) que já entrou em processo de licitação. 

O CECTEMA - (Escola Técnica) estadual, conseguida pelo prefeito Chico Gomes, junto ao governo do estado; a UEMA (Universidade Estadual) um dos desejos do gestor, para ser implantada ainda este ano em Viana; investimento na agricultura familiar; sem contar com as dezenas de convênios e outros benefícios - em ponto de bala - que o empresário e ex-prefeito Benito Filho, já está desengavetando para colocar em prática, pois o gestor passado tinha verdadeira “alergia” a trabalho e não deu a menor bola para o que prometeu em campanha. 

Água para todos 

Com o Igarapé do Engenho agonizando, o prefeito Chico Gomes, autorizou a abrir uma das barragens que retém as águas, no Povoado Colhereiras, para tentar amenizar a falta do precioso líquido. Mesmo assim, os carros pipas continuam a suprir muitas necessidades, principalmente dos bairros periféricos, que não tem para onde recorrer. Os comerciantes de água mineral estão “lavando a burra”, enquanto uma caixa de 2 milhões de litros foi abandonada no bairro Vinagre. Essa também é uma prioridade da nova gestão, ou seja, acabar com o racionamento em Viana. 

Folia em Viana 

Dois palcos, um no Parque Dilu Melo e o outro principal, no corredor da folia, na Av. Luis Couto, além de um arrastão de brincadeiras de rua, blocos tradicionais, baterias de escolas de samba de São Luís, bandas de instrumentos de sopro, maizena, confete e serpentina. É assim que a secretaria de cultura pretende fazer um carnaval dos mais animados, sem sangrar o combalido cofre da prefeitura. Confira a programação:
Clique para ampliar
Folia em Matinha 

O prefeito Beto Pixuta (DEM) deu sorte ao receber uma prefeitura saneada, com as contas organizadas e salários em dia. Tudo isso permitiu que o jovem gestor contatasse oito bandas, empresa de segurança, tenda eletrônica, entre outras atrações para a vizinha cidade, que vai fazer um dos maiores carnavais da baixada, tendo a frente o secretário de cultura Marcos Cutrim.

Matinha, que completa no dia 15 de fevereiro, 64 anos de emancipação, vai prolongar a folia de Momo com uma vasta programação para comemorar o niver da cidade. É mais uma opção para os vianenses, já que o município fica somente a 20 minutos da cidade dos lagos. Confira a programação matinhense:
Clique para ampliar
"Abre no dente" 

O Bloco Abre no Dente (ano III) já está com os abadás em produção e promete um arrastão, no domingo de carnaval em Viana, comandado pela família Lopes, famílias e muitas crianças, em total sintonia com a alegria e o saudável prazer de brincar o carnaval numa boa, junto com os amigos. 
A história do bloco já é conhecida, e agora, até Tebão Lopes também já curte a origem da brincadeira com o sobrinho Mateus: – “Abre no dente, tio”!

Cleinaldo (Bil) Lopes no comando e som a cargo da máquina envenenada de Cláudio Rocha (Óticas Rocha). Imperdível!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

A fonte foi pro espaço.

Boaaaa

CAMPINIMA NOTÍCIAS disse...

O PREFEITO DE MATINHA TEM APOIO DA GOVERNADORA ROSEANA E EDMAR CUTRIM!