sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prefeito Chico Gomes e o Secretário de Habitação buscam novos projetos habitacionais para Viana

Brasília - O gestor indicado pelo prefeito de Viana, Chico Gomes (DEM) para ocupar a Secretaria Municipal de Habitação, o professor Leonardo Barros, já está mostrando serviço, e esteve em Brasília, dia 14/01, onde foi recebido em audiência na Secretaria nacional de Habitação – órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Depois de um minucioso levantamento sobre a situação habitacional no município de Viana, o futuro secretário já dispõe de dados que podem orientar a administração na política de moradias, com o objetivo de corrigir o déficit habitacional na cidade dos lagos. 

Sec. Leo Barros, Sr.Adroaldo - chefe de gabinete, Rui Pires Coordenador do DHB e Sra. Izabel Torres – Analista

SITUAÇÃO ATUAL DOS CONVÊNIOS E REPASSES NO SETOR HABITACIONAL VIANENSE:

1 - Não possui Plano Municipal de Habitação – O recurso está liberado em conta referente ao contrato nº236182-89 programa HIS/PLHIS, com vigência até 01/07/2013, aguardando licitação.

- Quatro projetos paralisados e com pendências:

a) 29 unidades isoladas/ habitações de interesse social, com pendências na GIDUR, contrato nº 193213-22;

b) 129 unidades habitacionais em áreas de urbanização de assentamentos precários, do programa PAC – com pendências na GIDUR, contrato nº 233332-22;

c) 50 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida I, que está sub judice, devido à falência do Banco Morada;

d) 50 unidades habitacionais do Programa minha Casa Minha Vida II, que tem o prazo para realização das assinaturas dos contratos com os beneficiários até o dia 08/02/2013, junto ao Banco Tricury/SP, porém com várias pendências. 
CNM -Sr. Roberto Meneghini - Diretor de Relações Institucionais, Nélio Júnior

Ainda durante a reunião o futuro secretário foi comunicado pelos assessores do Ministério dos Transportes, que cidade de Viana, pelo fato de possuir mais de 50 mil habitantes (último senso IBGE) já pode se enquadrar no novo Programa Habitacional que beneficiará o município com mais de 500 novas unidades habitacionais.


Sec. Leo Barros no Ministério das Cidades Brasília-DF
Os instrumentos desse programa foram detalhados especificamente ao Prof. Leonardo e ao assessor da Prefeitura de Viana, Nélio Júnior que se comprometeram a fazer por parte do município todo esforço necessário para o bom andamento do projeto.
CNM -Sr. Roberto Meneghini - Diretor de Relações Institucionais, Nélio Júnior

Após a audiência, Leonardo Barros, entrou em contato com representantes do Banco Trycuri para dar continuidade ao projeto Minha Casa Minha Vida 2, através da empresa RCA Consultoria, que representa o Banco no Estado. Ainda em Brasília a agenda incluiu uma visita a CNM – Confederação Nacional dos Municípios que possui uma Câmera Técnica, específica para a área habitacional, onde conheceu experiências de diversos municípios sobre política habitacional e, principalmente promover a inclusão social e moradia digna para os habitantes de Viana.

Saiba mais:

O Plano de Ação para o Projeto Habitacional vianense recebeu todo o apoio do prefeito Chico Gomes, que determinou a análise técnica de todos os projetos para saber a viabilidade da continuidade dos convênios. O prefeito também está tomando conhecimento - por meio de uma auditoria - se os recursos depositados em conta são suficientes para a conclusão das obras paralisadas no setor de casas populares.

Sobre o futuro secretário de Habitação em Viana:

Leonardo José Silva Barros, 29, é filho de filho dos vianenses Nélio Barros e Viliam Silva Barros; graduou-se em licenciatura em Geografia pela UFMA em 2008; Tem especialização em uso e ocupação do solo e Gestão Ambiental; Docente  e professor concursado nas cidades de ICATU (Rede municipal); Cajari (Estadual); Viana (Municipal e Estadual) além de ter sido aprovado em concurso público em Belém-PA.

Ascom - PMF

Nenhum comentário: