quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PRÉ-ESTRÉIA EM VIANA - Documentário "Nem caroço Nem casca, uma história de Quilombolas"


Divulgação

Viana - Nesta sexta-feira, dia 22 de feveireiro, as comunidades Quilombolas localizadas nas proximidades de Viana e Pedro do Rosário (MA) irão se reunir para uma noite inesquecível. A comunidade do CACOAL vai abrir as portas do seu Centro Comunitário para a exibição do filme "Nem Caroço Nem Casa, uma história de Quilombolas", filmado entre os meses de junho e setembro de 2012 em seis comunidades ligadas pela mesma estrada.
Divulgação
A equipe de produção do documentário vai estar presente para apresentar a obra aos principais interessados: os personagens que deram vida a toda a história. Sandra, Carneiro, Madalena, Seu Simplício, Henoc, Adailton e Dona Severa são alguns dos nomes que serão lembrados para sempre na história do Maranhão e do Brasil como exemplo de força, fé e coragem.
Divulgação
Seis comunidades foram visitadas: Cacoal, Capoeira, Mocambo, Ipiranga, Boa Fé e Santo Inácio. A cada parada na estrada o documentário revela a sociedade quilombola atual no Maranhão, através de entrevistas e imagens que observam e seguem o cotidiano local. Em cada comunidade, líderes, membros atuantes, homens e mulheres, jovens e anciãos. A união de todos eles em um mesmo filme forma um panorama diversificado que se complementa conforme se avança pelo caminho.

Convidamos a todos a comparecer nesta noite tão especial.

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Will Martins
Produção: Novelo Filmes | ONG Me Ensina
Produção Associada: Glóbulo Célula Criativa
Apoio: Uma Rosa Filmes
Assistente de Direção: Guilherme Neves
Produção Executiva: Carol Gesser | Alex Lima
Direção de Produção: Manu Scarpa
Assistente de Produção: Joana Grechi Krás
Pesquisa: Raoni Rhor
Diretor de Fotografia: Gustavo Camarão Bordallo
Cinegrafista: Eduardo Brantes | Jorge Baggio
Som Direto: Bruno Frene
Música Original: Luiz Gayotto
Coordenação de Pós-Produção: Cíntia Domit Bittar
Montagem: Alessandro Danielli
Assistente de Montagem: Nina Kopko
Edição de Som: Bruno Frene
Correção de Cor: Alan Porciuncula
Finalização: Lucas de Barros
Produção de Difusção: Carol Gesser
Arte Gráfica: Glóbulo Célula Criativa

As comunidades são:

- CACOAL (local do evento)
- CAPOEIRA
- MOCAMBO
- SANTO INACIO
- IPIRANGA
- BOA FÉ (Pedro do Rosário)

SERVIÇO:
 
PRÉ-ESTRÉIA
Documentário "Nem caroço Nem casca, uma história de Quilombolas"
dia 22 de fevereiro
21 horas
Centro Comunitário do CACOAL
(duração: aprox. 1h40min)

Manu Scarpa

4 comentários:

furtado's disse...

Eis que o campones e os humildes da nossa terra comecam a mostrar a sua cultura e vida aos demais, e chegada a hora do homem simples ser valorizado e esse documentario e de extrema valia para todo o Maranhao e Brasil, pois fora do continente africano o nosso pais e o que tem a maior comunidade negra do mundo, responsavelm tambem pela grande riqueza cultural que possuimos.
Este povo nao pode mais ficar excluido e deixados ao acaso, os olhos do Estado devem se voltar aos demais na busca de satisfazer as suas necessidades: educacao, saude, lazer etc
Romulo Furtado

Luiz Antonio Morais disse...

Grato pela participação, amigo. Sds.

Manu Scarpa disse...

olá Luiz, como vai?

Passei por Viana e não pude te conhecer pessoalmente. De qualquer maneira, muito obrigada pela sua ajuda nesse processo para realizar o evento. Você foi a ponte que nos colocou em contato com a prefeitura de Viana e o resultado disso foi um apoio maravilhoso que nos foi oferecido durante nossa estadia lá.

A pré estreia do documentário foi simplesmente perfeita e todos os seus companheiros estavam presentes. Obrigada novamente em nome da nossa equipe e das comunidades quilombolas.

Vamos manter contato, ainda precisamos enviar os DVDs do filme!! att.,

Luiz Antonio Morais disse...

Olá, Manu
Gostaria muito de estar presente na pré-estréia do documentário, entretanto, alguns problemas profissionais de agenda não permitiram. Fico no aguardo dos CD's para ter o prazer de assisti-lo. O Augustus Gomes me falou sobre a produção e organização do evento e, lhes garanto que o prefeito Chico Gomes e equipe ficaram muitos felizes e satisfeitos com esse institucional da cidade. Vamos manter contato sim.
Um abraço,

Luiz Morais