terça-feira, 5 de março de 2013

Os sonhos insuspeitamente sonhados


Blog do Solda Cáustico

Os sonhos são mistérios revelados em forma de criptogramas. Porém, tão logo nos acometem, tão mais depressa nos deixam. Os que nos lembramos e contamos pouco nos revelam, pois muitas vezes nos falta a chave do significado deles. Aqueles que sumiram novamente é que poderiam ser os pontos mais altos do ‘mistério desvendado’ e que, infelizmente, ou felizmente, não o foram. Infelizmente, porque somos curiosos natos. Será que o mistério da vida estaria embutido num sonho e saber dele nos tornaria poderosos? Felizmente, porque, se descobríssemos, talvez nem quiséssemos mais dormir. Uma das virtudes do sono: sonhar. A outra seria descansar o corpo. Dormimos todas as noites para pescar novamente aquele sonho maior que nos escapou, igual ao peixe maior. E ele sempre escapa. Freud já disse que o sonho nos prepara para o dia. Sempre acordamos com um sonho. Quanto mais nossa vida é monótona e sem cor, mais os sonhos são agitados e coloridos. Há uma tentativa do nosso inconsciente de manter o equilíbrio das funções do corpo com a vida lá fora. Os sonhos fariam parte da nossa vital homeostase. Falo isso por mim. Podem existir outras interpretações mais científicas. Mas, se minha vida está bem movimentada, o sono é mais profundo e os sonhos desaparecem tão logo acordo. Não me lembro deles. Se estou em fase de retiro, de pouca atividade, os sonhos me acompanham durante o dia, por um bom tempo. Fico me lembrando deles. Esse é o equilíbrio vital que imagino ser de grande importância. Quando quero só dormir e dormir é porque quero sonhar. Quero viver nos sonhos o que não vivo acordado. Mesmo que o corpo reclame depois de tanto descanso. Que acorde doído de tanto dormir. Não creio ser importante saber o que um sonho quis dizer. Importante, pelo menos para mim, é que o equilíbrio seja mantido. Aí vou eu, dormindo e sonhando. Shakespeare perguntou se durante o sono da morte sonharíamos. Acho que não é preciso sonhar. Não haverá dia seguinte.

Nenhum comentário: