sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Frases antológicas de Nelson Mandela


Nelson Rolihlahla Mandela, advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, foi o primeiro negro eleito para governar o país. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.

Em 1962 Mandela foi preso, sentenciado a prisão perpétua, por planejar ações armadas. No decorrer dos vinte e seis anos seguintes, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou bandeira de todas as campanhas e grupos antiapartheid ao redor do mundo.
Recusando trocar uma liberdade condicional pela recusa em incentivar a luta armada, Mandela continuou na prisão até 1990, quando foi libertado por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk.

Em 1993 foi atribuído a Mandela e de Klerk o Prêmio Nobel da Paz.

Faleceu em 05 de dezembro de 2013, em sua residência, na África do Sul.

Frases de Nelson Mandela:

"Bravo não é quem sente medo, é quem o vence".

"Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável."

"Não há caminho fácil para a Liberdade."

"A derrubada da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."

"A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."

"A violência do governo só pode fazer uma coisa: gerar a contra-violência."

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"Marcados nessas pedras você vai encontrar a dor de nossa luta, a tristeza de nossas perdas e os alicerces de nossa vitória."

"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."

"Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar."

"Eu faço tudo isso em nome dos princípios morais, segundo os quais não podemos abandonar aqueles que nos ajudaram nos momentos mais sombrios da história do nosso país."

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

"Se existe sonhos sobre uma bela África do Sul, há também estradas que levam a este objetivo. Duas destas estradas podem ser chamadas Bondade e Clemência. "

"Nunca, nunca e nunca de novo esta bela terra experimentará de novo a opressão de um sobre o outro."

"Cultivo minha própria liberdade carinhosamente, mas cuido ainda mais da nossa liberdade. Tantos têm morrido desde que deixei a prisão. Tantos têm sofrido pelo amor à liberdade. Devo isso às suas viúvas, aos seus órfãos, às suas mães e aos seus pais, que enlutaram e sofreram por eles."

"Sonho com uma Africa em paz consigo mesma."

"Quando deixamos nossa luz própria brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo."

"Será que alguém realmente pensa que eles não conseguiram o que queriam porque não tinham o talento ou a força ou a tolerância do comprometimento?"

"Isso foi uma das coisas que me preocuparam - ter ascendido à posição de semi-deus - pois daí em diante você não é mais um ser humano. Eu queria ser conhecido como Mandela, um homem com fraquezas, algumas das quais são fundamentais, e um homem que é engajado."

"Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios."

"Não há revelação mais aguçada do espírito de uma sociedade do que a forma pela qual ela trata seus filhos."

"Não há nada como retornar para um lugar que permanece inalterado para encontrar as formas pelas quais você mesmo mudou."

"Como eu tenho dito, a primeira coisa é ser honesto consigo mesmo. Você não pode nunca ter um impacto sobre a sociedade se não mudou a si próprio... Os grandes pacificadores são todas pessoas íntegras, honestas, exceto humildes."

"Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e de novo antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos."

"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação."

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele." Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração."

"Deixe a liberdade reinar. O sol nunca brilha tão glorioso como diante de uma conquista humana."

(Peramblogando)

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Olá.

Hoje é Sexta Feira, o primeiro do dia, dos fins de semana.
Quero desejar-te Saúde. Alegrias. Paz. Deslumbramentos. E uma contagiante vontade, para que os teus sonhos, aqueles ainda não realizados, concretize-se. O melhor da Vida, sempre é, viver em paz. Por isso, receba o meu sentimento de carinho, de amizade, e de respeito.
Fique com Deus, o Criador, o dono, do dom da Vida.
Um abraço.

Luiz Antonio Morais disse...

Obrigado, José Maria, que seus desejos se manifestem em todos os filhos de Deus. Abc.