quinta-feira, 24 de abril de 2014

Na hora de postar fotos do seu filho, um pouquinho de cautela não faz mal



Pelo contrário! Alguns cuidados simples podem proteger seu filho de pessoas mal intencionadas

Eu tenho alguns amigos que não colocam nenhuma foto dos filhos online. Nada de cliques do primeiro sorrisinho no Facebook, nem de criança mandando beijo no Instagram.

Já outros postam 500 fotos dos filhos por dia. Dormindo, acordando, tomando leite, fazendo xixi, jogando bola, comendo bolacha, assistindo Dora Aventureira...

Sabe o que me incomoda em um perfil e no outro? Nada. O filho é seu, a vida é sua, você faz o que quiser.

Quer dizer, pra ser bem honesta, só tem uma coisa que me incomoda um pouco: a foto do filho fazendo xixi. Isso porque esse tipo de foto vai contra uma das poucas regras que eu sigo na hora de postar fotos do Theo e da Liz - eu nunca coloco imagens de situações que eles possam se sentir envergonhados depois, mesmo que isso seja uma coisinha boba, como fazer xixi no peniquinho.

Bom, segue aqui a minha minicartilha para colocar fotos online dos meus filhos. Que tal vocês também compartilharem o que fazem e o que não fazem com as imagens de seus filhos nas mídias sociais e afins?

1) Cenas constrangedoras (ou que podem deixar as crianças com vergonha no futuro)

É a situação da qual falei acima. Filho na privadinha, machucado, chorando porque derrubou a caixa de ovos ou fez alguma outra trapalhada, doentinho... não posto. É claro que eu corro o risco (grande) de deixar passar algo. Mas estou fazendo a minha parte.

2) Fotos mostrando o local onde vocês estão
Sabe quando você posta algo pelo celular, no Facebook ou no Instagram, e o local onde você está aparece junto com a imagem? Então, tenho pavor disso. Não quero ninguém acompanhando meus passos, e muito menos os dos meus filhos. Vamos afastar os xeretas e também possíveis sequestradores (bate na madeira mil vezes!!). Um primeiro passo é desativar o geolocalizador do seu celular.

3) Outras crianças
Confesso que cometo esse erro com uma certa frequência. Mas venho procurando cada vez mais não postar fotos dos meus filhos em que eles apareçam ao lado de outras crianças. Acho que o ideal, se você quiser muito postar a foto, é pedir autorização dos pais dos amiguinhos. Isso porque outros pais podem detestar fotos dos filhos online - e você não quer entrar nesse tipo de problema, certo?

4) Dados que identifiquem a escola
Na escola dos Theo e da Liz não há uniforme obrigatório. Mas, se tivesse, eu tentaria de tudo para não os mostrar online. Tenho pavor de pessoas mal intencionadas saberem onde estudam meus filhos. Acho que não vale a pena arriscar.

5) Crianças sem roupa
Eu nunca me importei em colocar fotos da Liz só de shortinho ou do Theo de bumbum de fora. Até eu ler o esse post da Ana, no qual ela falava sobre onde foi parar um videozinho da Bia brincando, de fralda, em uma praça. Lição mais que aprendida!

E você, coloca muitas fotos do seu filho online? Tem algum tipo de restrição?

 Por Mariana Della Barba De Mãe para Mãe

Nenhum comentário: