terça-feira, 22 de abril de 2014

Prefeitura de Viana e Sepac promovem curso de capacitação na área da piscicultura


Viana - Foi encerrado dia 16 de abril, no barracão do pescador, no Cais, em Viana, o curso de Conservação e Beneficiamento do Pescado promovido pela Prefeitura de Viana, através da Secretaria Municipal da Pesca,em parceria com a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do Maranhão (Sepac).

Participaram da capacitação 27 convidados, entre piscicultores, microempresários e afins dos municípios de Viana, Penalva, Olinda Nova, Matinha e também da facilitadora Larissa Ribeiro e de Fátima Duarte, representando a Sepac e o secretário de Pesca do Município Jarbas Bezerra.


O evento teve como objetivo mostrar aos produtores de pescado a melhor forma de capturar, higienizar, armazenar, conservar, filetar, além da possibilidade de transformar o peixe em linguiça e salsicha, agregando mais valor ao pescado da região. A facilitadora, que é oceanógrafa da Sepac, mostrou através de texto e vídeos as técnicas necessárias para se produzir e processar um peixe de qualidade.

De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores de Viana a capacitação tirou muitas dúvidas. Disse ainda que o grupo considerou o curso válido, pois estimula o conhecimento que é a base de tudo. “Todos estão de parabéns: o governo do estado, o governo municipal e os piscicultores que se capacitaram”.
Segundo Fátima Duarte o Governo do Estado, através da Sepac, que tem como secretário Dayvson Franklin, está desenvolvendo um trabalho que visa melhorar a produção e comercialização do pescado no Maranhão. “Através dessas capacitações, conseguimos mudar a realidade de muitos produtores de peixe, aumentando consideravelmente as suas receitas”, disse. Ela aproveitou ainda para agradecer todo o suporte dado pela Prefeitura Municipal. “Todos estão de parabéns”, comemorou.
Para o secretário Jarbas Bezerra essa capacitação foi importante a partir do memento que agregou conhecimento aos piscicultores da região. “Graças ao empenho do prefeito Chico Gomes, o município de Viana tem recebido cursos e capacitações nas mais diversas áreas. Hoje o curso é direcionado aos piscicultores”, destacou o secretário.

A secretária de Administração Dirce Costa, que representou o prefeito na entrega dos certificados disse estar satisfeita com a participação dos alunos. Segundo ela, a população está entendendo a necessidade de se capacitar. Dessa forma o produtor melhora a qualidade do produto garantindo um melhor preço na hora da comercialização do pescado. “Parabenizamos o prefeito Chico Gomes por mais essa iniciativa. Sabemos que esse é o único caminho para desenvolvermos o município de Viana”, completou.

Marinildo Serejo – Ascon/PMV-fotos: Adilson Sousa

Nenhum comentário: