quarta-feira, 16 de abril de 2014

Temporal deixa prejuízos em vários bairros de São Luís


Temporal deixou áreas do Renascença 2, em São Luís, alagadas (Foto: Divulgação/Daniel Facunges)

No bairro do Renascença, carros foram engolidos pela enxurrada. Segundo metereologista, fenômeno já era esperado em abril.

Do G1 MA

O temporal registrado na tarde desta quarta-feira (16) na região metropolitana de São Luís deixou vários estragos. Apesar de durar pouco mais de 30 minutos, em vários pontos da capital foram registrados alagamentos.

No Renascença 2, próximo aos shoppings Tropical e Monumental, a chuva surpreendeu os motoristas que deixaram seus veículos estacionados no local. Alguns deles ficaram praticamente submersos. Parte da  Avenida Castelo Branco foi tomada pela força das águas.

Segundo a meteorologista Andréa Helena Machado, que faz parte da equipe do Laboratório de Metereologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fenômenos desse tipo podem acontecer até com maior frequência nesta época do ano.

“O temporal de hoje foi causado pela ‘zona de convergência intertropical’, que é o fenômeno causado pela maioria das chuvas no norte do Maranhão. Ela é caracterizada por nuvens carregadas, com muitos ventos e, por isso, acontecem estas chuvas rápidas, mas intensas. Pelo histórico, nesta época fenômenos como esses deveriam acontecer com mais freqüência”, explicou.

De acordo com a metereologista, apesar do temporal, o volume de chuva registrado até o momento em abril está abaixo do esperado pelo Labmet. “Abril é um dos meses mais chuvosos aqui em São Luís e estávamos esperando um volume de 476 milímetros no mês. Mas, até o momento, só foram registrados 156”, completou Andréa.

Nenhum comentário: