quarta-feira, 9 de julho de 2014

Informes SINTSEP-MA



SINTSEP EM IMPERATRIZ
Amanhã, quinta, 10 de julho, o SINTSEP e seu assessor jurídico estarão em Imperatriz para reunir com os companheiros do Hospital Regional e Hemomar e discutir as ações judiciais de Insalubridade e dos 5,14%.   Em breve mais informações.

Notícias do Jurídico:

Atenção, engenheiros da EMARHP que  possuem gratificação técnica!

Se você é engenheiro e está com sua gratificação técnica e adicional por tempo de serviço congelados, compareça ao SINTSEP, portando documentos e contracheques, pois vamos dar entrada numa ação judicial pedindo correção dessas rubricas.
Todos devem se lembrar que os engenheiros do Estado conquistaram o piso nacional da categoria há alguns anos atrás, no entanto, detectamos que a gratificação técnica e o adicional por tempo de serviço não foram calculados em cima do novo salário CLT e sim em cima do valor anterior à implantação do piso nacional dos engenheiros.

O SINTSEP-MA quer buscar essa correção e beneficiar a categoria dos engenheiros, assim como todos os outros servidores que possam estar nessa mesma situação.
Você tem direito, o nosso Sindicato corre atrás!
Não deixe de comparecer à sede do SINTSEP (Casa do Trabalhador/ Calhau), traga sua documentação e faça parte dessa ação.

FUNBEN: CARÊNCIA E DESCONTO

Alguns servidores têm manifestado dúvidas em relação à carência para acesso à assistência a saúde pelo FUNBEN. Queremos esclarecer que, segundo informativo disponibilizado pelo Governo do Estado não será exigida a carência para:

- Os atuais contribuintes do FUNBEN;

- Ao segurado cuja vinculação ao serviço público seja anterior à Lei 10.079 (09/05/2014) e que nunca contribuiu antes para o FUNBEN, desde que recolha a sua contribuição e a contribuição patronal do período máximo de carência (90 dias = 3 meses);

- Aos dependentes dos segurados que venham a ser inscritos até 60 dias da data de publicação da Lei 10.079 (de 09/05/2014);

- Ao servidor efetivo que, aprovado em concurso, faça sua opção no momento de sua posse ou até 30 dias depois da posse.

E importante: fique de olho se o desconto do FUNBEN está vindo direitinho no seu contracheque, especialmente de seus dependentes. 

Caso não esteja, comunique ao Recursos Humanos do seu órgão e requeira o desconto formalmente para não ser pego de surpresa justo quando precisar.


Governo do Estado institui Carteira de Identidade Funcional para o servidor

O Governo do Estado enviou mensagem à Assembleia Legislativa (publicada no Diário da Assembleia de 01 de julho) propondo a instituição de uma Carteira de Identidade Funcional para os servidores públicos.

A Carteira, segundo a mensagem, será o primeiro documento unificado de todos os servidores do Poder Executivo do Maranhão e faz parte de um conjunto de ações de recursos humanos, permitindo às secretarias desenvolver modelos de identidade funcional e formação de cadastro funcional; garantindo a unicidade do servidor no cadastro do Sistema de Gestão de RH; permitindo comprovação da autenticidade do portador, dentre outras.

O Governo informa que, além de ser fundamental para modernização da gestão de pessoas, a Carteira terá outras funções importantes, pois o servidor poderá utilizá-la para acesso aos programas de benefícios e descontos junto a redes credenciadas, crédito de vale-transporte e alimentação, etc.

Fonte: SINTSEP-MA

Nenhum comentário: