quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SEMED/Viana avança após 70 dias da gestão do secretário Oliveira Júnior



Prefeito Chico Gomes, secretário Oliveira Júnior e o reitor da UFMA, Dr. Natalino Salgado
As ações da Semed Viana tem sido motivo de muita satisfação por parte da população depois do início da gestão Oliveira Junior.

Após 70 dias a frente da secretaria municipal de Educação em Viana, Oliveira Junior tem feito muito em pouco tempo. São novas parcerias com a UEMA, instalando a UAB, (Universidade Aberta do Brasil); a realização de inúmeras formações com os servidores e profissionais da educação.

A presença do IFMA tem demonstrando mais garantias com a presença dos servidores do departamento administrativo, que acompanham o andamento de dois cursos iniciais pelo PRONATEC, uma modalidade de ensino específico aos produtores agrícolas e criadores de peixes com os cursos de Agricultura Familiar e de Piscicultura.

De maio até agora, são as seguintes novas oportunidades aos profissionais da educação na implantadas pela Semed:

• Criação da equipe multidisciplinar;

• Terapeuta ocupacional e psicóloga, e psicopedagoga;

• Criação do núcleo de arte com teatrólogo;

• Inserção da música contratando profissional capacitado.

• Capacitando de forma continuada os professores para a educação inclusiva (com formação de linguagem de surdos).

• Construção de poços artesianos através do programa federal  água na escola;

• Programas educacionais (Penaic, Penae, Provinha Brasil, Atleta na Escola) etc.

O andamento das reformas em mais de 90 escolas municipais está mudando muita a realidade; reformas vão de construção de banheiros onde não existia, ampliação de novas salas, manutenção do telhado e troca de cadeiras de madeira por modelo novo de polietileno, além da climatização das escolas que já é uma realidade.

Oliveira Junior sempre lembra que os avanços faz parte do compromisso do prefeito Chico Gomes, que não mede esforços para permitir o desenvolvimento com uma qualidade na educação.

Reunião com o reitor da UFMA garante parceria para a educação vianense
Para Oliveira “este momento que Viana passa é o reflexo da boa vontade e dedicação com o bem público. São formas de investir no município, providenciando mais oportunidades aos vianenses", afirmou o secretário.

Segundo o prefeito Chico Gomes “estamos sempre buscando novas parcerias para investir no campo do conhecimento. Viana vivia em um estado de precariedades e nesta gestão já conseguimos sair dos entraves que impediam a negociação com os governos estadual e federa", disse o gestor. Hoje existe preocupações administrativas em investir os recursos públicos com o rigor da lei, sendo aplicado com responsabilidade e dedicação para melhorar a o IDEB (Índice Desenvolvimento da Educação Básica), destacou o gestor vianense.

Com o modelo de gestão participativa e democrática Oliveira Junior já possibilitou grandes avanços educacionais como a parceria com a UEMA, que coordena  a Universidade do Brasil, (UAB) e agora recentemente na reitoria da UFMA, por meio de uma conversa com o reitor  Natalino Salgado, ficou acertado uma parceria entre o executivo municipal e a UFMA para uma criação de um Pólo da Universidade Federal do Maranhão em Viana.

Com isso a educação vianense ganha mais benefícios para o desenvolvimento educacional da população, principalmente os jovens. 

A audiência formalizou um pedido que foi prontamente acatado. Agora o segundo passo será a visita dos coordenadores de programas EAD em Viana ainda no mês de novembro. Fonte: SEMED/VIANA

Nenhum comentário: