quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Agricultores de Viana começam a substituir a “roça de toco” por cultivo sustentável



Roça de toco, com queimadas em Viana. A terra não aguenta mais
Viana – Quando lançou o Programa Minha Terra, Minha Renda, em junho deste ano, o prefeito Chico Gomes alertou os produtores do município de que as terras não agüentavam mais tantas queimadas e tantos maus tratos. Era preciso encontrar soluções técnicas e mudança da cultura das queimadas, de forma que a agricultura familiar vianense voltasse a produzir e melhorar a qualidade de vida dos homens do campo.

 
O Programa Minha Terra, Minha Renda é uma experiência inédita que propõe a implantação de técnicas inovadoras no manejo sustentável da terra, por meio de arranjos produtivos na agricultura familiar, com uso de biofertilizante (adubo orgânico) com o objetivo de aumentar a produtividade e proporcionar o aumento da renda dos produtores rurais.

Cinco meses depois, já é possível colher bons resultados do trabalho implantado por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, comandada pelo agrônomo Joaquim Campelo.

Manejo sustentável da terra começa mudar o sistema produtivo vianense
Vários agricultores já conheceram e adotaram o cultivo sustentável na Zona Rural, com apoio técnico da Prefeitura, além do aumento da produtividade e qualidade dos produtos. 

Produção e renda 

No povoado São Raimundo, um grupo formado por seis agricultores está preparando uma área de seis equitares de terra com a utilização de máquinas e, conforme divulgado pela SEMAQ, serão adotadas as técnicas do manejo sustentável para o plantio diversificado, com maior qualidade, e com venda garantida para a própria prefeitura, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos/Conab).

Os alimentos são consumidos na merenda escolar do município eentre outros órgãos ligados à Prefeitura de Viana.

Nenhum comentário: