terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ifma/Pronatec formam primeira turma em Viana


Com uma bela solenidade foi realizado no dia (04) de dezembro, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Viana, a primeira formatura com 80 alunos do Campus Ifma/Pronatec dos cursos de Piscicultura e Agricultura Familiar, uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viana.


Fizeram parte da mesa o senhor Fábio Lustosa Souza, diretor do Ifma/Viana; Jairo Yves, pró-reitor de extensão do Ifma, representando o reitor Roberto Brandão; Anderson Buzar,diretor Administrativo do Ifma/Viana; Ana Claudia Caminha, coordenadora de Ensino do Campus Ifma/Viana;Fátima de Jesus, coordenadora geral do Pronatec/Ifma/Pinheiro;Geraldo Costa, secretário de Turismo e Chefe de Gabinete, representando o prefeito Chico Gomes; Joaquim Campelo, secretário municipal de Agricultura e Pecuária; Jarbas Bezerra, secretário municipal de desenvolvimento da Pesca. O evento contou ainda com a participação de secretários, assessores e técnicos da prefeitura de Viana.

De acordo com o diretor Fábio Lustosa, esse foi apenas o início de um trabalho que vai dar um novo direcionamentopara a educação em Viana e região. “O Ifma é uma instituição que tem a capacidade de mudar o histórico das cidades onde é instalado, e aqui em Viana não será diferente. Uma forte parceria foi montada, entre o Instituto e a Prefeitura de Viana, através da Secretaria Municipal de Educação. Este ano formamos 80 alunos, nos cursos de Piscicultura e Agricultura Familiar. Para 2015, além desses dois cursos, já garantimos mais três, nas áreas de informática, avicultura e vendas. A partir do segundo semestre do próximo ano estaremos oferecendo cursos técnicos profissionalizantes, com duração de dois anos. É o início de um novo ciclo na educação vianense”. “As obras de construção do Campus Ifma/Viana, já está em “pleno vapor”, um sonho que em breve será realidade”, completou.

O secretário de Turismo Geraldo Costa ressaltou que a educação é um instrumento importante que garante a cidadania e a construção de uma nova sociedade, mais consciente e conhecedora dos seus direitos e deveres.

Quem também está muito otimista com os primeiros formandos Ifma/Pronatec é o secretário Municipal de Pesca Jarbas Bezerra. “Estamos vivendo um novo tempo em Viana. Com essa primeira turma de piscicultores, os vianenses começam a enxergar um novo horizonte, de trabalho e novas esperanças”.

Para o secretário Municipal de Agricultura Joaquim Campelo,o Ifma/Pronatec está dando uma oportunidade para que os produtores rurais se capacitem e passem a produzir com mais conhecimento, algo que vem contribuir de forma qualitativa e quantitativa com a produção de alimentos, alavancando dessa forma a economia local. “Estamos acompanhando de perto todo esse trabalho, para que juntos possamos melhorar a condição de vida dos vianenses como um todo. Ganha o produtor com uma melhor qualidade de vida e ganha o consumidor com a oferta de produtos orgânicos com procedência”, comemora Joaquim.





Já o formando Vandeilson Castro Santos enalteceu o trabalho desenvolvido no curso de Agricultura Familiar e destacou a parceria doIfma com a Prefeitura de Viana. “Nós que trabalhamos com a agricultura precisamos nos qualificar a cada dia. Esse curso provou que eu estava produzindo de maneira errada e me ensinou como produzir mais e de forma sustentável. Tenho apenas que agradecer a oportunidade que me foi dada”, disse.

Ascom/PMV – fotos e textos: Marinildo Serejo

Nenhum comentário: