quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Lançamento de livros em Viana



A Prefeitura de Viana promoveu ontem (6), às 18h, o lançamento conjunto dos livros Insurreição de Escravos em Viana-1867 de Mundinha Araujo e Veias do rio Maracu de José Raimundo Franco. Apoiada pela AVL, tal iniciativa se deve ao fato de se tratarem de duas obras importantíssimas sobre a história e a geografia do nosso município.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Chico Gomes; a primeira dama, Alinete Gomes; o presidente da AVL – Academia Vianense de Letras, Luiz Alexandre Raposo; vereadores; secretários municipais; professores e o público em geral.

Após o lançamento, houve a apresentação do grupo de Reis, encerrando a programação do “Natal dos Lagos.”
Mundinha Araujo autografa exemplares à primeira dama, Alinete Gomes e ao prefeito Chico Gomes

O livro Insurreição de Escravos em Viana – 1867, que estará sendo lançado em sua 3ª edição, relata uma das mais articuladas insurreições de escravos ocorrida em território brasileiro, a qual alcançaria repercussão em todo o Maranhão e abalaria a estrutura econômica da época.
A professora Vitória Santos recebe exemplar autografado por José Raimundo Franco
A obra é de leitura obrigatória para quem se interessa em conhecer um dos capítulos mais importantes da história de Viana (e do Maranhão), além de inteirar-se de parte dos motivos que levaram a então 3ª cidade mais importante do Estado (depois de São Luís e Alcântara) ao gradativo declínio comercial.
Luiz Alexandre Raposo, presidente da AVL, saúda os presentes

Chico Gomes saúda os presentes, ladeado por Luiz Alexandre Raposo, Alinete Gomes e o sec. de educação. Oliveira Júnior
Já o livro Veias do rio Maracu é um verdadeiro portfólio ambiental do município. Utilizando-se de uma linguagem simples, o autor apresenta de forma detalhada e ilustrada a disposição de todo o conjunto ambiental do município de Viana, fortemente influenciado pelos ambientes úmidos pertencentes aos Lagos de Reentrâncias da Baixada Maranhense, popularmente conhecido como Rosário de Lagos. 

Confira outras imagens:
 A professora Vilma Reis e a primeira dama, Alinete Gomes







Com informações da Academia Vianense de Letras – Fotos: Mário Mix

Nenhum comentário: