Viana – O barraco de madeira abaixo, feio, sujo e insalubre era
um dos últimos entulhos herdados do grupo político que deitou e rolou com as
verbas públicas do município de Viana nos últimos 16 anos de poder.
No último sábado (7), o prefeito Chico Gomes resolveu eliminar e apagar da memória dos alunos, pais e professores essa triste memória de uma escola que não oferecia nenhuma condição digna de ensino e aprendizado para as crianças, professores e pais de alunos da comunidade.
![]() |
| Nova escola Benjamin Costa, em São José dos Bragas |
Muito recentemente, Frei Betto escreveu sobre a escola dos sonhos: acolhedora, estimulante, que respeita as diversidades e onde os profissionais da educação são valorizados. A escola dos sonhos, para ele, faz parte “de uma sociedade em que educação não é privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever”.
Em Viana, a nova administração tem seguido a risca essa premissa, cujo desafio é progressivamente melhorar o ambiente escolar e dar condições de bom desempenho da missão de educar, propagar vida e formar cidadãos livres.
Segundo pregam em seus discursos, o prefeito Chico Gomes, e o secretário Oliveira Júnior, o desafio não é somente reformar e/ou edificar as escolas: é preciso qualificar a mão-de-obra, com a formação continuada dos professores e oferecer um aprendizado inovador; servir merenda escolar de qualidade e nutritiva; salas de aula climatizadas; laboratório de informática; transporte escolar em ônibus adaptados e, por fim cobrar o empenho de todos para que os resultados sejam colhidos.
Ainda existe muito a ser feito para que a educação dos sonhos seja alcançada. Mas esse é o novo tempo da educação municipal vianense, que caminha a passos largos para melhores dias, pois como pregou o educador Paulo Freire, ao descrever o cenário de aprendizado ideal para a formação de cidadãos livres numa sociedade justa. “Escola é, sobretudo gente - o lugar de cuidar do presente e do futuro, lugar de aprendizado e liberdade, lugar de plenitude e felicidade”.


Nenhum comentário:
Postar um comentário