quarta-feira, 18 de março de 2015

Viana vai realizar sua Primeira Conferência de Segurança Alimentar



A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou ontem (17) a primeira reunião com técnicos ligados ao setor, para determinar prazos e conteúdos para a realização da primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar no município.

Com base em orientação do (CONSEA) Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Viana está integrando o SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e, vai organizar a primeira Conferência Municipal Segurança Alimentar (CMSA) até o dia 30 de junho de 2015, para definir prioridades e deliberações para o Conselho Municipal, que por sua vez vai criar o Plano Municipal de Segurança Alimentar.

Uma das orientações para realização da conferência é envolver os agentes diretos, ou seja, as próprias comunidades que participarão com sugestões em pré-conferências que acontecerão nas comunidades antes do prazo da CMSA.

Segundo o secretário de agricultura, Joaquim Campelo, deverá acontecer cinco reuniões tipo pré-conferências, na Zona Rural, nos povoados Santa Bárbara, Santeiro, Caru, Campos e Sede...

Como presidente da Comissão Organizadora do Conselho de Segurança Alimentar está o agricultor conhecido como Zé Foba, que ficou com a incumbência de organizar e coordenar os trabalhos das pré- conferências e a conferência principal.

Segundo Joaquim, a meta agora é avançar na produção. “Todos os entraves burocráticos já foram superados, e os produtores rurais agora vão poder produzir com o apoio da prefeitura de forma concreta, pois já ultrapassamos a quantidade de lavradores cadastrados para vender seus produtos”. 

O prefeito Chico Gomes aproveitou para reforçar a necessidade de todos se empenharem na propagação dos serviços oferecidos na gestão inclusive com relação à agricultura, uma das mais importantes secretarias do seu governo, por ser a responsável pelo alimento da mesa do povo. “São políticas necessárias para alavancar a produção no município”, disse o gestor vianense.

Estiveram presentes os secretários, Joaquim Campelo (agricultura) Geraldo Costa (chefe de gabinete), Marcone Veloso (articulação política), Laurinete Coelho (meio ambiente), Dirce Costa (administração), Suzane Muniz Mendes (assistência social) Paulo Jackson (vereador) representado o legislativo, os técnicos Welington Trindade (agrônomo), Marcos Carvalho (agrônomo) e Lorinaldo (téc. agrícola). 

Com informações ASCOM- PMV Foto: Adilson Sousa

Nenhum comentário: