domingo, 19 de abril de 2015

Peixadas - Notas rápidas


A força do Fórum da Baixada

Surpreendente a agenda produtiva do recém criado Fórum da Baixada, sob o comando do abnegado advogado e professor Flávio Braga, que tem como um dos assessores mais próximos, o vianense Nélio Barros Júnior.
Diariamente, por meio das redes sociais, entre outros canais de comunicação, os membros tem praticado uma ininterrupta troca de sugestões que estão sendo avaliadas e colocadas na pauta de reivindicações para tirar a Baixada do atoleiro que há décadas castiga  o seu povo.

Baixadeiros ilustres

A região mais pobre do Maranhão enfrenta paradigma de uma “cabeça de burro” que teima em continuar enterrada na terra natal de centenas de intelectuais, políticos famosos, artistas, escritores, jornalistas entre outros filhos ilustres que ocupam destacados cargos nos poderes executivo, legislativo e judiciário nacional. No entanto, mesmo já tendo um dos seus filhos ocupado o mais alto cargo da república, o ex-presidente José Sarney, a pobre Baixada Maranhense representa - para nossa tristeza e desolação - a imagem de um estado falido, carente das mais básicas políticas públicas para melhorar o IDH e proporcionar melhor qualidade de vidas aos seus mais de 500 mil habitantes.

Agora vai (?)

Em legislaturas passadas, alguns parlamentares com DNA baixadeiro já tentaram levantar bandeira em benefícios do Pantanal Maranhense, sendo a mais recente a falecida Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, comandada pelo ex-deputado J. Pinto (PEN) que foi tragada para as profundezas do fisiologismo e desinteresse da Assembleia e do governo estadual, e também pela falta de adesão dos conterrâneos que, agora, finalmente, enxergaram uma tábua de salvação, talvez pelo caráter apolítico da nova agremiação.

“Expontânea pressão”

O fato é que, muitas das reivindicações dos baixadeiros foram colocadas na ordem do dia pelo governo estadual, com assinaturas de ordens de serviço para obras como a estrada Pedro do Rosário a Cocalino; a estrada Matinha/Itans (o paraíso da pisicultura maranhense); a recuperação da MA-014, Vitória do Mearim a Três Marias – Pinheiro; a ponte sobre o Rio Pericumã que interliga os municípios de Bequimão e Central do Maranhão.
Com a construção da ponte de Bequimão para Central do Maranhão a distância será diminuída para 32 km apenas, até chegar a MA-106 que dá acesso ao Cujupe, 100 km a menos de distância. Além de Bequimão e Central do Maranhão, a obra beneficiará vários outros municípos, dentre elas Apicum Açu, Mirinizal, Bacuri, Cururupu, Guimarães, Serrano, Cururupu e Porto Rico.

Diques da Baixada

Caso saia do papel, essa talvez seja a obra redentora da baixada maranhense, por se tratar de um benefício com forte cunho social e econômico, pois pode impedir  salinização dos nossos rios e lagos durante a baixa das águas doces da nossa macro região. Essa condição já é experimentada pela vizinha Penalva, que -  desconhece-se o licenciamento ambiental-, represou as águas do seu lago, prejudicando o Rosário do Maracu. E, se ninguém reclamou, ficou por isso mesmo.

Agricultura

Com a presença do prefeito Chico Gomes, a prefeitura de Viana deu início à serie de miniconferências que servirão de base para a primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é ampliar e fortalecer os compromissos para a promoção da alimentação saudável e as garantias do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade dos Lagos. Acompanhado do secretario de Agricultura e Pecuária, Joaquim Campelo e grande comitiva, o gestor vianense comandou as audiências públicas nos povoados Santeiro e Santa Bárbara, nos quais pregaram a importância da agricultura familiar, além da coincientização dos agricultores; novas técnicas de produção e o apoio técnico irrestrito que a Prefeitura de Viana tem dispensado ao homem do campo, inclusive comprando toda a produção local.  A Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semag) o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Peixe grande

Notícias fresquinhas da Cidade dos Lagos, avisam que o ex-prefeito Danielzinho é o mais recente político de peso a desembarcar na canoa do prefeito Chico Gomes. Danielzinho é remanescente do grupo de Magrado Barros - que depois da pancada desferida pela Justiça na sua tresloucada intenção de ocupar o casarão azul da Ozimo de Carvalho pelo tapetão, ainda está juntando os cacos. Em relação ao novo integrante do grupo palaciano, melhor lembrar daquela máxima popular: “em política até boi voa!” Sem comentários!

Sem chuvas, sem lago...

A forte estiagem que atinge o estado, principalmente a Baixada Maranhense, fez com que o majestoso lago de Viana ainda não desse o ar da sua beleza e graça, para tristeza daqueles que gostam de passear nas lanchinhas neste período; tomar banho; pescar de anzol ou curtir as possantes motos aquáticas rasgando as águas cristalinas do Maracu. Como São Pedro reservou ainda um bom estoque de chuvas para os meses de abril e maio, é possível que a lâmina d’água aumente e revele todo o esplendor do lago vianense.

Obras

A prefeitura de Viana prepara um novo pacote de inaugurações na Cidade dos Lagos. Vem aí o Restaurante Popular de Viana, que vai servir cerca de mil refeições diárias e, vai atender principalmente a classe trabalhadora dos bairros Citel, Mutirão, Vila Zizi e adjacências. O restaurante vai funcionar na Rodoviária Rural, na MA-014, cujo salão foi ampliado e adaptado, com cozinha industrial, climatização e todo conforto para receber a comunidade. Segundo informações não confirmadas, o prefeito Chico Gomes deve cortar a fita inaugural em primeiro de maio, feriado dos trabalhadores.

Praça de Eventos

Outra obra que recebe os retoques finais é a Praça de Alimentação, fruto de convênio entre a prefeitura de Viana e o Governo Federal. O local que conta com 13 quiosques, banheiros amplos, camarim e palco, deve receber shows e eventos diversos. A Praça de Eventos fica ao lado da rodoviária da cidade, na Av. Luis Couto.

Nova avenida

Assim que as chuvas acalmarem, a prefeitura também anunciará início das obras da nova avenida Luis de Almeida Couto, que deve ser reconstruída, com nova terraplanagem, compactação do solo, instalação de bueiros, asfalto e moderna iluminação. Faz parte ainda do pacote de obras, um belo portal na entrada da cidade, que ficará no centro de um retorno para entrada e saída do município.

Revolução na educação vianense

O vice-prefeito e secretario municipal de educação, Oliveira Júnior e o prefeito Chico Gomes, estão com agenda marcada com a cúpula da secretaria estadual de educação. Na reunião, além da pauta de reivindicações, os gestores vianenses devem apresentar ao estado um dossiê contendo as inúmeras iniciativas, entre obras e eventos realizados pela prefeitura, por meio da Semed, como a construção e ampliação de escolas; climatização; merenda escolar de qualidade; valorização dos profissionais por meio de formação continuada; pagamento de abono salarial, entre outras atividades. A educação vianense vive um excelente momento, que deve se refletir na próxima avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb.

Festa do SINTSEP para as mães

Vem aí mais uma superprodução do Sindicato dos Servidores Estaduais - SINTSEP, comandando pelo vianense Cleinaldo Bil. Desta vez, o evento acontece no dia 3 de maio (domingo) no Centro de Convenções da UFMA, no bairro Sá Viana, em homenagem às mães, e deve receber mais de quatro mil pessoas. A festa terá animação musical com a cantora Teresa Canto e o Grupo Digital com repertórios variados pra ninguém ficar parado. E mais, buffet grátis e cerveja subsidiada, sendo três unidades por R$ 10,00.
E, para deixar a rainha do lar e as servidoras públicas mais felizes, Cleinaldo Bil promete vários sorteios de valiosos brindes.

Site da Maracu

Já está no ar, em construção e inclusão de conteúdo, o portal www.radioetvmaracu.com.br, órgão de comunicação vianense que está sob nova direção, do ex-prefeito Benito Filho. Em breve o portal vai disponibilizar a programação completa da emissora, que volta a ter sua programação direcionada a divulgar e comentar os problemas da cidade, sob a ótica dos ouvintes e, com canal aberto aos debates que tenham objetivos claros para a melhoria de Viana.

2 comentários:

Anônimo disse...

amigo eu nao entendir essa do ex prefeito danielzinho...vc pode explicar melhor
andson

Luiz Antonio Morais disse...

A melhor explicação é essa: "em política até boi voa".