quinta-feira, 28 de maio de 2015

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito




Emenda à Constituição extingue dispositivo criado em 1997 e ainda precisa de novo aval dos deputados para depois ir ao Senado.
Brasília – A Câmara dos deputados aprovou, há pouco, o fim da reeleição para cargos no executivo. Após todos os partidos orientarem suas bancadas a favor da emenda no âmbito da PEC da Reforma Política, a reeleição foi extinta para prefeitos, governadores e presidente da República a partir das próximas eleições por 452 votos. Apenas 119 deputados foram contra a mudança. Houve uma abstenção.

O fim da reeleição foi o segundo item da reforma política aprovada pela Câmara, após uma serie de rejeições ocorridas entre ontem e hoje. Os deputados já haviam aprovado, na noite desta quarta-feira, 2, a inclusão de uma emenda na Constituição autorizando empresas privadas a fazerem doações para campanhas eleitorais dos partidos políticos. Além disso, o texto autoriza pessoas físicas a doarem diretamente para os candidatos.

A Câmara retornará nesta quinta-feira a votação  de outras emendas da PEC da Reforma Política como coincidência ou não das eleições para presidente, governador e prefeito, senador, deputado federal e estadual e vereador num mesmo pleito e não a cada dois anos como ocorres hoje. A pauta também inclui o fim do voto obrigatório. (MSN Brasil)

Nenhum comentário: