domingo, 17 de maio de 2015

Peixadas - Notas Rápidas



Aniverário de Chico Gomes
Quem está rasgando a folhinha hoje (17) é o prefeito de Viana, Chico Gomes. Baixadeiro de carteirinha e avesso a badalações, o gestor vianense deve manter um velho costume, ou seja, vai embarcar em uma lanchinha coberta de palha e navegar pelo majestoso Lago Maracu, acompanhado de familiares e amigos. Chico Gomes navega em céu de brigadeiro, depois de sanear a Prefeitura da Cidade dos Lagos e, transformar o município em um canteiro de obras, fruto de inúmeras parcerias federais e estaduais. Parabéns da coluna ao prefeito Chico Gomes, e que o criador ilumine todos os seus passos nas decisões que melhorem a vida dos vianenses.

Restaurante Popular de Viana
Se tudo correr como previsto, Viana deve ganhar o primeiro Restaurante Popular da Baixada, nos moldes do existente na capital São Luís, onde é servido diariamente milhares de pratos de comida saudável a preços populares, que qualquer trabalhador pode pagar.
A equipe que vai trabalhar na casa passou por vários treinamentos na cidade de Bacabal, que já conta com um restaurante popular, cujo modelo dever ser implantado em Viana.

Conferência
A data da inauguração do restaurante vianense coincide com a realização da primeira Conferência Municipal de Saúde Alimentar e Nutricional, em consonância com o Conselho Municipal de Alimentação e o Consea, do Governo Federal, que deve ser realizada nos dias 29 e 30 de maio, na nova casa de eventos da cidade, localizada no bairro Barreirinha. O mega evento deve reunir cerca de 400 participantes de todos os povoados da Zona Rural, que já passaram pelas pré-conferências, comandadas pelo secretário de Agricultura, Joaquim Campelo. O Restaurante Popular de Viana, portanto, servirá de suporte alimentar aos congressistas.

O papel feminino
A Restaurante Popular de Viana é um desejo e uma determinação do prefeito Chico Gomes, mas quem comanda a logística da sua implantação é a primeira dama, Alinete Gomes, auxiliada pela secretária de administração Dirce Costa, que com suas equipes tornaram possível a implantação da casa, que inclusive deve absorver praticamente toda a produção rural vianense, num claro apoio da administração ao homem do campo, que dessa forma vai plantar, colher e ter a venda garantida no próprio município.

Fórum em Defesa da Baixada
Ontem (16) aconteceu mais uma assembleia do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense. Desta vez foi eleita a primeira Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, aprovação do Estatuto, definição das comissões temáticas e seus respectivos membros. O evento aconteceu no auditório da CECID, no Monte Castelo. O Fórum agora instituído oficialmente partirá para a a elaboração do seu planejamento estratégico e a agenda de visita a cada município do território da Baixada. Mais uma vez os baixadeiros deram prova de união e vontade de trabalhar pela sua região. Em menos de três meses de criado o Fórum já comemora algumas vitórias da sua sempre renovada pauta de reivindicações, se fez conhecido pela capacidade técnica e de organização de muitos dos seus membros. A todos que fazem o Fórum em Defesa da Baixada Maranhense nossos aplausos e a certeza de que juntos e empenhados, a região que já é bela por natureza, poderá ser uma potência econômica no estado do Maranhão. Coluna do Jersan Araújo (Jornal Pequeno)

O Fórum e os vianenses
O Fórum em Defesa da Baixada também conta com ilustres participações de lideranças vianenses, entre elas o gestor Chico Gomes, ex-deputado, ex-secretário, ex-gerente regional de Viana e profundo conhecedor das necessidades da região. Outro destaque é a participação do jovem e aguerrido Nélio Barros Júnior, cujo nome deve constar na diretoria, por méritos e pela sua assiduidade como membro fundador e entusiasta do movimento.

Dia da Mães em Viana
Muitas festas e muitas homenagens à Rainha do Lar no município de Viana. Desta vez, o prefeito Chico Gomes diversificou o apoio oficial para vários povoados entre eles o Caru, Olho d´Água, além da tradicional festa da Santa Bárbara, a mais concorrida e prestigiada de todas, com sorteios de brindes, torneio de futebol, seresta e o encerramento em ritmo jamaicano com a super radiola Itamaraty, de São Luís, para o deleite dos participantes.

Brindes
No povoado Olho d´Água, o prefeito vianense foi representado pelo assessor Nélio Barros Júnior, que contribuiu doando vários presentes e prestigiou a bonita festa preparada pela comunidade.

“Celebridades”
Quem também prestigiou a animada festa da Santa Bárbara foram os novos amigos de infância, o ex-prefeito Rilva Luis e o empresário Magrado Barros, cercados de um pequeno séquito, muito diferente de anos atrás. O DJ da radiola, talvez, devidamente “aba$tecido” toda hora anunciava os nomes das duas “celebridades” que, aliás, tentam juntar os cacos da surra eleitoral de 2012 e, manter o estilo de fazer política do prefeito tatu, ou seja: reggae, forró e muita cachaça pra rapaziada. Mui amigos!!!

Será que ele é?
Quem também circulou com jeito de popstar no barracão da Santa Bárbara, quem diria, foi o destemido Major Ferreira, comandante da 13ª Cia Independente de Viana, que já engaiolou dezenas de meliantes na Cidade dos Lagos. A paisana e com alguns acompanhantes, Ferreira foi saudado por muitos jovens presentes e, segundo informam, tirou muitas selfies com seus fãs e admiradores, o que sugere que o policial esteja tentando outros voos, quiçá na complicada seara política vianense. A pergunta que não quer calar: é para prefeito ou vereador, Major?

Rádio Maracu
Com quase três meses sob o comando do ex-prefeito e empresário, Benito Filho, a Rádio Maracu AM já desperta o interesse de inúmeros anunciantes, inclusive do Governo do Estado, que deve definir a licitação da sua comunicação no início de junho. A Maracu tem grande alcance de audiência em quase toda a baixada e deve aumentar ainda mais a sua potência com os investimentos e o dinamismo com que Benito toca os seus negócios. É sucesso de audiência e deve se tornar a nova mania da programação de rádio AM na região.

A força de Cleinaldo Bil
Com o invejável capital político/eleitoral de quase nove mil votos na última eleição para deputado, o líder sindical, presidente do Sindicato dos Servidores Estaduais – Sintsep, virou uma espécie de “noiva” desejada para encabeçar ou compor uma chapa na corrida eleitoral que já se avizinha em 2016. Bil tem sido sondado por vários partidos e lideranças comunitárias, que querem a sua participação no processo, mas, o sindicalista age com cautela e aguarda o cenário clarear para tomar decisões, visto que é petista de carteirinha e o seu partido (PT) que detém a presidência da república sofre um verdadeiro bombardeio de denúncias e mal feitos, cujos resultados são imprevisíveis.

Disputa acirrada (?)
O fato é que a campanha já começou e os partidos já se movimentam nos bastidores, inclusive com pesquisas de consumo interno para sondar o humor do eleitorado vianense. Nada que abale a confiança do atual gestor, que deve partir para a reeleição e, também dos partidos de oposição que ainda tentam juntar os cacos do último pleito, afinal ultimamente a eleição vianense, nos últimos anos, vem se decidindo nos acréscimos da prorrogação, ou nos pênaltis, cujos eleitos se revelaram astutos articuladores, inclusive no quesito financeiro -, que não é tudo mas é cem por cento na hora da onça beber água. Basta lembrar de três anos atrás e, inclusive atentar que como quatro anos passam rápido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora nao sei onde esses dois amigos vao chegar........dois derritados nao a lugar nenhum.......

Anônimo disse...

Talvez ki o servico prestado do major ferreira ,,,com certeza e pra fazer merito com a polulacao i abocanhar a prefeitura....dificil pra ele....politica ja e outra coisa diferent do que ele faz