domingo, 31 de maio de 2015

Peixadas - Notas Rápidas

Viana e caso de Vitória do Mearim 
E acabou respingando no comando da 13ª Companhia Independente de Viana, o badalado caso da barbárie em Vitória do Mearim, onde o mecânico Irialdo Batalha foi executado pelo vigia da Prefeitura local, Luiz Carlos, diante de populares perplexos, que filmaram a grotesca cena.
Os policiais militares José Miguel Castro (sargento) e Flávio Roberto Gomes (soldado), foram autuados em flagrante e responderão por homicídio doloso. A informação foi confirmada na manhã de ontem pelo delegado Jeffrey Furtado, titular da Delegacia de Homicídios. Na noite de sexta-feira, 27, os dois militares prestaram depoimentos, acompanhados de advogado, na sede da Delegacia de Homicídios, no Centro de São Luís. No local, de acordo com informações do próprio delegado Jeffrey Furtado, eles permaneceram calados. 

Procedimento administrativo 
Após a oitiva, os policiais foram encaminhados para o Comando da Polícia Militar (PM), no Calhau, ondem permanecerão por tempo indeterminado. De acordo com o delegado Jeffrey Furtado, será instaurado procedimento no prazo máximo de 10 dias que, em seguida, será encaminhado à Justiça. “Neste período vamos agregar mais informações sobre o caso. Não restam dúvidas, pela conduta dos policiais, com base no vídeo apresentado à polícia, de que eles estão envolvidos diretamente neste processo, já que observam toda a ação que resultou na morte da vítima”, disse. 

Explicações 
O comandante da 13ª Cia. Independente de Viana, Major Ferreira, bastante estimado e admirado em Viana, pelo seu destemido combate à criminalidade no município e nas cidades vizinhas, na Baixada, portanto, pode também ser chamado para esclarecer pontos sobre a conduta do seus comandados, pois além de responder a processo criminal, conforme foi antecipado na noite de sexta-feira pelo secretário de segurança, Jeferson Portela, os dois policiais militares deverão responder a procedimento administrativo. Esta informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Alves. “ Eles vão permanecer por aqui no comando e responderão a processo. Depois, dependendo da situação, poderão ser até expulsos da corporação”, afirmou. 

Versão oficial 
Segundo nota oficial do Governo do Estado, os militares presos, o sargento Miguel e o soldado Gomes, que atuavam na Companhia Independente de Viana, afirmaram em depoimento que, após o assalto, a polícia teria sido acionada e começou então uma perseguição, na qual um dos suspeitos de praticar o assalto, identificado como Irialdo Batalha, 35 anos, teria revidado, dando início a uma troca de tiros. O comandante da PM, coronel Marco Antônio Alves, explicou que os militares relataram que o vigia Luiz Carlos estava na viatura acompanhando a ação. Os militares disseram que o vigilante era uma pessoa conhecida na cidade e sempre dava apoio à polícia, sendo funcionário do município. De acordo com o comandante da PM, os policiais relataram ainda que o outro suspeito que seguia na motocicleta em direção ao município de Viana foi alvejado com um tiro no pé e autuado em flagrante por roubo. (Com informações do Jornal O Estado do MA). 

Eleições 2016 – Sombra de conforto 
No vai-e-vem que se assiste na Câmara Federal, no qual uma hora se desaprova um item e noutra o mesmo item retorna com nova roupagem, como foi o caso do financiamento de campanha por empresas privadas, persiste o “fantasma” da ampliação dos mandatos de prefeitos e vereadores.
A proposição de ampliação dos mandatos, do deputado maranhense Sarney Filho (PV), se aprovada, seria a salvação da lavoura não só para prefeitos como também para os edis, que ganhariam sem custo algum mais dois anos nos respectivos cargos...Em público, toda a classe política quer o embate eleitoral em 2016, mas nos bastidores há muita gente torcendo para que o Congresso decida pela ampliação dos mandatos municipais. Entre o custo de uma árida campanha, a incerteza nos resultados e a tranquilidade da simples ampliação, obviamente, a última opção é a que mais agrada o pessoal que tem mandato. Ao invés de “fantasma”, a aprovação da proposta viraria “sombra de conforto”...Já para quem está de fora e sonha com a vitória nas urnas isso seria a completa decepção...Mas do jeito que vai o Congresso, tudo é possível, embora se considere a remota possibilidade de a iniciativa de SF obter sucesso. (Jotônio Viana - Jornal Pequeno) 

Firme e forte 
No caso particular do prefeito de Viana, Chico Gomes (DEM), a ampliação do mandato retiraria do de seus ombros o peso do acirramento eleitoral que se estima para a disputa de 2016...
Seria um alívio imediato de todos os pontos de vista, politicamente falando, afinal, após receber uma administração destroçada e, uma cidade dividida, o gestor vianense deu início neste ano, a uma agenda positiva de início de obras e inaugurações jamais vista em Viana. Gomes, em seus atos administrativos nunca tem evidenciado o cenário político atual e, segundo observadores locais e até os próprios membros do seu governo, se referem ao seu mandato como extremamente “técnico”. No entanto, o surgimento de placas de obras e inaugurações, concomitantemente com o barulho das máquinas nas ruas, a publicidade ainda tímida das suas inúmeras obras, ganham o quinhão da versão popular, ou seja, a propaganda boca a boca, reconhecidamente a melhor maneira de cacifar os fatos, sejam eles positivos ou não. 

Olha ele aí... 
Muitos que ainda não sabiam, puderam testemunhar a completa adesão do ex-prefeito Danielzinho (PSDC), que na eleição passada era um dos generais de Magrado Barros, segundo colocado na disputa. Daniel foi escalado para discursar na inauguração do Restaurante Popular de Viana, na última sexta-feira, 29. Segundo sua fala, Viana realmente está no rumo certo, com a escolha de Chico Gomes para comandar os destinos da Cidade dos Lagos. A obra do restaurante, que vai atender a grande contingente de trabalhadores e famílias de baixa renda, tem recebido elogios até da oposição, inclusive alguns deles estavam infiltrados no meio do povão, talvez para confirmar no estilo São Tomé, que a empreitada é para valer e foi bem planejada. E comentaram que a comida é boa mesmo! 

O chefe... 
Ele não é chef de cozinha, mas assumiu a gerência do Restaurante Popular. Trata-se do amigo Lucas Gomes, o “Lucas de Canguelo”, que deixa a secretaria de esportes e assume o funcionamento e o comando dos 22 servidores do restaurante, ambos treinados pelo Sebrae-Ma, e, adquirindo o know how do homônimo da cidade de Bacabal. Do Blog, o desejo e a sincera torcida que tudo funcione dentro dos conformes. 

Preocupação 
Forenses do recém-criado Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, comandados pelo seu líder, Flávio Braga, cumpriram agenda em Viana, na prefeitura, na inauguração do Restaurante Popular e, também aproveitaram para conhecer as obras das mil casas populares do Residencial Frei Serafim de Viana, no bairro Vila Zizi-MA 014. Os membros do fórum se mostraram otimistas com a evolução da obra que vai contemplar famílias de baixa renda, cadastradas no Bolsa Família do Governo Federal. No entanto, algumas atribuições da cota do atual Governo do Estado estão paradas, como a obra do hospital de 40 leitos e do quartel da PM, dentro do residencial. Segundo denúncias publicadas na imprensa, mais de 500 obras foram paralisadas. Fica a torcida para que o governador Flávio Dino saia do ambiente virtual de seus releases e desculpas nas redes sociais, arregace as mangas e mostre a que veio, pois com meio ano de mandato, não se vê uma “plaquinha” de obra sequer em lugar algum do estado. E, a Baixada, com uma das regiões mais esquecidas deste fustigado Maranhão, tem pressa. 

Olha a piaba aí, gente! 
Você sabia? Quem diria, a nossa conhecida e apreciada Piaba, abundante nos lagos da Baixada, são eficientes predadoras do mosquito transmissor da dengue, entre outras espécies. Segundo estudos do empresário ludovicense, José Walter Maciel, que, além de agrônomo graduado no Pará, tem curso superior de jornalismo, decidiu apresentar uma solução simples, sem usos de defensivos químicos, para combater a Dengue. Com base numa experiência vivida em Belém (PA) ele está utilizando na proximidades de uma restaurante na capital, peixes que se alimentam de outros animais para matar o terrível mosquito Aedes aegypti. José Nilson disse que quando participava de um curso em Belém, um professor norte-americano apontou a solução para a grande concentração de mosquitos no rio Guamá, utilizando espécies de peixes africanos como aurato, zebrinha e dermasone, próximos as residências e com isso eliminou a propagação de várias doenças. 

Fritas (?) 
Aí está rapaziada baixadeira. Mesmo que a nossa gostosa piabinha frita seja um aperitivo irrecusável no inverno, com tira-gosto da cerva gelada, nos passeios pelo lago, vamos também pensar no papel social desse dócil peixinho e, preservar uma parte dos cardumes para detonar a temível Dengue, que pode até matar. 

Fórum de Viana - Agora vai? 
Falando em Dengue, espera-se que o Tribunal de Justiça do Maranhão tome a atitude e retomar as obras do Fórum de Viana, pois o local continua cercado por tapumes, servindo tão somente de esconderijo para marginais e, dentro do terreno se encontram várias pequenas lagoas com água parada, que com certeza estão procriando o mosquito da Dengue. Vem aí uma nova Avenida Luis Couto e o futuro prédio do Fórum não pode se configurar como um elefante branco e medonho às margens do nosso principal cartão postal. E, o que é pior, no local não se pode contar nem com piabinhas para exterminar o mosquito.

3 comentários:

jorge disse...

Daniel tá bem dentro do governo que até emplacou seu genro Fernando como secretário de turismo. Mais um forasteiro caindo de paraquedas na administração municipal.

Anônimo disse...

VIANA NO RUMO CERTO, DANIELZINHO E CHICO GOMES, AGORA SABER QUAL O RUMO DESSA TRISTE CIDADE. QUE PENA.

Luiz Antonio Morais disse...

Sou vianense e não acho a minha cidade triste. Se você é ou não, nossa terra tem muitas coisas boas e interessantes, que não dependem tão somente da Prefeitura ou do prefeito. Quem trabalha Deus ajuda!