quinta-feira, 11 de junho de 2015

Prefeitura realiza Audiência Pública para solucionar o trânsito em Viana


Prefeito Chico Gomes fala na abertura da Audiência Pública
Salão do Restaurante popular ficou lotado durante a audiência
Viana – Atendendo a uma solicitação do prefeito Chico Gomes, o Detran-MA enviou técnicos para participar da Primeira Audiência Pública sobre transporte e trânsito no município, que aconteceu nesta quarta-feira, a noite, nas dependências do Restaurante Popular.

Participaram o evento, representantes da Polícia Militar; Guardas Municipais; vereadores, secretários; Associação dos Mototaxistas; empresários e a sociedade civil.

O evento foi bastante produtivo e esclarecedor, visto que, a prefeitura e Governo do Estado, por meio do DETRAN, pretendem firmar convênios e parcerias para o disciplinamento do caótico trânsito na Cidade dos Lagos. 

Fiscalização 

Cidade histórica, com ruas calçadas de pedras, a cidade e os transeuntes sofrem com a falta de sinalização; falta de agentes de trânsito e falta de educação de motoristas, que não respeitam a já precária sinalização existente nas ruas e avenidas vianenses.

O morador Jonas Martins, residente no bairro Democrata reclama que a maioria dos buracos existentes na cidade é causada por veículos de grande porte, carregados de mercadoria e, que em sua opinião deveriam ser proibidos de rodar por dentro da cidade. “Tenho uma moto e sei que também coloco a minha vida e dos pedestres em risco, pois todos os dias aparecem novos buracos, tanto nos calçamentos como no asfalto. É preciso que o poder público faça alguma coisa urgente” declarou.

O mototaxista João Gaspar alertou para o grande número de condutores de motos, muitos piratas, que se escondem por trás dos capacetes e, às vezes podem até ser marginais de outros municípios vizinhos, que ficam nos finais das festas para assaltar os desavisados. 

Vida de gado - perigo na estrada

Como diz a canção de Zé Ramalho ...(Eh, ôô, vida de gado, Povo marcado, ê, Povo feliz)..., os moradores da Zona Rural e de municípios vizinhos parecerem acostumados com a cultura de um povo subjugado de que “já que não tem jeito, vamos desse jeito mesmo”,
ao aceitarem sem reclamar, a humilhação diária de viajar feito gado, em carros pau-de-arara, como no século passado, em bancos de madeira quebrados, jogados no assento dos veículos, sem segurança alguma, misturados com animais e mercadorias. Tudo isso, partindo e chegando diariamente na área comercial conhecida como Barra do Sol, onde se encontra o Centro de Abastecimento do Município e um Hospital Maternidade. 

O local sofre uma brutal degradação, ressente-se de sinalização no asfalto e da presença de agentes municipais para disciplinar centenas de veículos, pessoas, carroças e animais que disputam cada palma de terra.
 “Isso aqui é uma vergonha e uma falta de respeito com os pobres. Esses donos de veículos deveriam ter consciência de que a qualquer hora um carro velho desses pode virar e causar uma grande tragédia”, comentou o visitante Jorge Duarte, de Penalva. 

Hora de arrumar 

Prestes a ganhar a sua primeira grande avenida a ser construída seguindo padrões técnicos e civilizados, atendendo as normas de trânsito mundiais, a Avenida Luis de Almeida Couto, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, pretende com essa primeira audiência pública, ouvir a população e seus principais anseios, para em breve estabelecer um código de postura, por meio de Lei Municipal, aprovada na Câmara e assim tornar o trânsito mais humano e eficiente para condutores e pedestres.

Nova Avenida Luis de Almeida Couto - obra da Prefeitura de Viana, que vai mudar o visual do município, com ordenamento no trânsito

“Neste primeiro encontro, trouxemos o Detran, por meio dos seus técnicos, para abrir um diálogo junto com a comunidade, a prefeitura e o Estado, de forma que todos possam sair conscientizados de que, do jeito que está não dá para continuar. A nossa gestão também se preocupa com a mobilidade urbana, portanto, queremos intervir da melhor maneira possível para que todos possam conviver em harmonia, de acordo com as leis do trânsito e o respeito com quem precisa se deslocar a pé pela cidade”, ressaltou o prefeito Chico Gomes.

Nenhum comentário: