sexta-feira, 26 de junho de 2015

Senhora dona da casa, dá licença que meu boi chegou!



Dona Dija chamou o boi para o seu terreiro
Viana – Em Viana, na Baixada Maranhense, existem poucas brincadeiras de Bumba-Meu-Boi que fazem apresentações rápidas (1 hora), mediante cachê, muito comum nos arraiais da capital São Luís.

O bom mesmo da festança junina na Cidade dos Lagos é aquilo que conhecemos como “boiada”, ou seja, a brincadeira se apresenta a noite inteira, até ninguém agüentar mais, seja pela dança, bebidas ou cansaço mesmo. É comum o boi amanhecer o dia, ainda no pique, nos terreiros da baixada.

Os bois de promessa, após o batizado, se apresentam primeiramente no seu próprio terreiro. Depois, atendem aos convites de famílias que organizam um altar para a reza de São João. O anfitrião, por obrigação, deve oferecer transporte, quanto for preciso; comida farta: carne de porco, boi, pato, galinha, etc. Ah, e a bebida não pode faltar!

Dona Socorro Soeiro e filhas. Apreciadoras da tradição.

Cumprido esses procedimentos básicos, o batalhão chega com a rapaziada, pra “boiar” a noite inteira. Haja resistência.

Mas, esse é o São João da tradição que torcemos para nunca desapareça de Viana e da Baixada. Abaixo os registros de uma “boaiada” na casa de Dona Dija de Xaréu, em Viana, que "chamou"o boi de Nonato de Palestra para brincar na porta da sua casa. É hora do couro comer!
Fotos: Cleinaldo Bil.


























Nenhum comentário: