quinta-feira, 16 de julho de 2015

Maranhão tem a 2ª maior queda do país no setor de serviços, diz IBGE



Estado teve variação negativa de -4,9% no mês de maio. Dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Do G1 MA

O Maranhão obteve a segunda maior queda do país no setor de serviços, com variação negativa de -4,9%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (16).

Os resultados regionais, referentes a maio deste ano em comparação com igual mês do ano anterior, mostram que o estado maranhense está atrás apenas do Amazonas, que registrou -8,6%. O relatório está disponível no site do IBGE (veja aqui).

Também apresentaram variações negativas, Espírito Santo (-4,1%), Distrito Federal (-3,3%), Goiás (-3,1%), Sergipe (-2,7%), Acre (-2,6%), Mato Grosso (-2,3%), Rio Grande do Norte (-1,6%), Minas Gerais (-1,1%) e Paraná (-0,6%). As maiores variações positivas foram registradas em Rondônia (12,9%), Bahia (6,5%), e Pará (6,4%).

A pesquisa apresenta indicadores a partir de janeiro de 2012 e compõe a pesquisa de indicadores gerais sem detalhamento por atividade para o todo o Brasil. Há indicadores para atividades: serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação; outros serviços prestados às famílias); serviços de informação e comunicação (serviços TIC; serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias); serviços profissionais, administrativos e complementares (serviços técnico-profissionais; serviços administrativos e complementares); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (transporte terrestre; transporte aquaviário, transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio); e outros serviços.

Nenhum comentário: