quinta-feira, 23 de julho de 2015

Viana e municípios vizinhos podem ficar sem o seu único cirurgião geral

Viana – Com 50 mil habitantes (segundo o último senso do IBGE) e mais as populações de Penalva, Cajarí, Matinha e Pedro do Rosário, que formam um contingente de mais de 130 mil habitantes, a região pode ficar sem os relevantes serviços do Dr. Antonio Pedro Gomes Martins, aclamado médico, cirurgião geral e legista, com mais de 30 anos de experiência e mais de 20 mil procedimentos cirúrgicos em todas as especialidades.
Lotado no Hospital Estadual Dr. José Murad, em Viana, o médico também é o único profissional de saúde do município que realiza procedimentos de autópsia, devido à sua experiência de 20 anos como médico legista do Socorrão I, em São Luís

Natural de Penalva-Ma, o Dr. Pedro é um apaixonado pela Baixada Maranhense e, fixou residência em Viana há cerca de 3 anos e, segundo afirmou ao Blog, não deseja mudar-se para outra localidade. 

“Amo a Baixada, sou reconhecido e respeitado pelos trabalhos prestados. Farei de tudo para continuar trabalhando naquilo que sei fazer pelo bem das pessoas, mas quero continuar próximo da minha terra e dos meus conterrâneos”, comentou o cirurgião.

Para tentar deter ou evitar a sua remoção, o médico protocolou há três meses um documento ao Conselho de Polícia Civil do Maranhão, em defesa de sua permanência em Viana, onde afirma que “atua em Viana desde 2012, realizando inúmeros exames de lesões corporais, conjunção carnal, exames cadavéricos, exumações, entres outros procedimentos, evitando assim que pacientes e cadáveres sejam direcionados a outros lugares" . Leia abaixo.
O Blog também apurou que está em andamento um abaixo assinado que já conta com quase três mil assinaturas da comunidade vianense e cidades vizinha que não querem perder os serviços do Dr. Pedro.

Fica, portanto, o apelo para que as autoridades constituídas ouçam a voz da população; seus anseios por melhores serviços na saúde e que um profissional aclamado e experiente não se afaste da Baixada, para trabalhar somente uma vez por semana no IML – Instituto de Medicina Legal em São Luís, o que seria uma perda irreparável para viana e região.

Nenhum comentário: