terça-feira, 18 de agosto de 2015

Viana - rumo à Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional


Prefeito Chico Gomes e caravana, na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional
Viana - Depois de cumprir o caderno de encargos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; realizar mini-conferências na Zona Rural e a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com a participação de 320 conferencistas, o município de Viana se credenciou para novos passos.

Liderada pelo prefeito Chico Gomes, a caravana vianense participou também da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, realizada nos dias 17, 18 e 19/08, na sede da Fetaema, no bairro Araçagy, em São Luís.

A participação vianense é consequência, reconhecimento e premiação pelo esforço da prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura; Pesca; Educação; Assistência Social e coordenação da Secretaria de Administração, de pôr em prática um ousado plano para resgatar tornar viável o setor produtivo do município.

Antes, relegados ao esquecimento, os produtores rurais vianenses, hoje, vendem toda a sua produção ao município por meio do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal. Os produtos são utilizados e consumidos no Restaurante Popular de Viana; na merenda escolar, entre outros órgãos da administração.
Chico Gomes discursa na Abertura da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricinal
Auditório da Fetaema ficou lotado para o evento
Viana virou uma referência na Baixada e, não por acaso, o prefeito Chico Gomes foi convidado para falar em nome dos 217 municípios que participaram da Conferência Estadual. Chico fez uma explanação dos seus esforços em recuperar a agricultura familiar do município; a implementação de uma política de segurança alimentar, em convênio com o Governo Federal; o Restaurante Popular, que hoje atende mais de 500 pessoas diariamente, com comida saudável e nutritiva ao preço de dois reais; o Programa Minha Terra Minha Renda, arranjos produtivos locais com irrigação e adubo orgânico; construção e recuperação de estradas vicinais com pontes de concreto para escoamento da produção; distribuição de cisternas a Zona do Campo; poços artesianos; kits para produção de mel, entre outras ações que fizeram uma verdadeira revolução na agricultura local.

Colhendo o que plantou

Agora, a próxima jornada da comitiva vianense será a 6ª Conferencia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada em Brasília, no mês de novembro - um evento estratégico entre ações e iniciativas para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país. Somente 12 municípios maranhenses - entre os quais, Viana - foram credenciados para o evento nacional.

Cerca de 2 mil convidados devem participar do evento. Todos os estados estarão representados, respeitando-se a diversidade e a pluralidade do país. Dois terços da delegação, formada pela sociedade civil, terão entre seus integrantes representantes indígenas, quilombolas, população negra, povos de terreiro, além de outros povos e comunidades tradicionais e a população em geral.

A 6ª Conferência Nacional terá presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores. Também será prestigiada por convidados nacionais e internacionais. Trata-se de um evento de inegável importância na agenda nacional, com visibilidade política e repercussão nos meios de comunicação.
O assessor especial, Nélio Júnior e Joaquim Campelo emolduram um participante da Conferência
Na Comitiva do Prefeito Chico Gomes, presentes o Sec. Municipal de Agricultura e Pecuária Joaquim Campelo, Sec. Municipal da Pesca, Jarbas Bezerra, Sec. Administração, Dirce Costa, Sec. Municipal de Assistência Social, Suzane Mendes, Sec. Municipal de Articulação Política, Marcone Veloso; diversas lideranças da Zona Rural e membros do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional de Viana.

Nenhum comentário: