quinta-feira, 3 de setembro de 2015

1ª Conferência da Juventude de Viana


Grande participação de alunos na Conferência da Juventude

Aconteceu ontem, sexta-feira (28), no espaço cultural Cesar Pálace, em Viana, a I Conferência Municipal de Juventude, que teve como tema “As várias formas de mudar Viana, o Maranhão e o Brasil”. No evento foram discutidas propostas e políticas públicas voltadas para os jovens vianenses. Também foram escolhidos os 10 delegados que participarão em outubro, da Conferência Estadual de Juventude em São Luís. As propostas e resoluções servirão de subsídio para elaboração do Plano Nacional de Juventude.

Estiveram presentes os secretários municipais Adjerson Serrão (Juventude); Adilson Marreca (Igualdade Racial); Secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira; Superintendente Regional de Viana Carrinho, Cidreira; vereadora Leonilde Santos, representando o secretário municipal de Educação Álvaro Borges; presidente da Pastoral da Juventude, Talyson Mendes; representantes dos movimentos sociais, estudantis, Fórum da Juventude, entre outros.
Secretário adjerson fala da importância da conferência
Para o secretário Adjerson Serrão, a conferência serviu para atualizar a agenda municipal da juventude, além do reconhecimento do potencial das múltiplas formas de expressão juvenil, fortalecendo e combatendo todas as formas de preconceito. “A atual gestão dá mais uma prova de seu comprometimento com o desenvolvimento de Viana. Desta vez o foco foi a juventude, onde foram discutidas as necessidades e os direcionamentos a serem seguidos para superarmos os desafios que vêm pela frente. Para que essa política possa ser realmente efetivada é necessário a participação da juventude”, diz Adjerson.

“Esse é o momento de discutir, analisar, reivindicar e propor ações para que o poder público possa implantar políticas voltadas para essa juventude, que é uma das camadas mais desassistidas pelos governos”, conclui o secretário.

Já a secretária de estado Tatiana Pereira destacou a participação já juventude no evento. Segundo ela, Viana sempre surpreende positivamente quando o quesito é participação. ”Apesar de pouco tempo o atual governo tem realizado ações que já está beneficiando a juventude maranhense. Os programas CNH Jovem, Cidadão do Mundo e o PróUne são exemplos de ações que estão contribuindo para que os jovens tenham mais vez e voz nesse mundo globalizado. Esperamos que essa parceria entre os governos federal, estadual e municipal consiga em pouco espaço de tempo contribuir para o desenvolvimento dessa juventude tão carente de políticas públicas", ressaltou.

O prefeito Chico Gomes se fez presente através de um vídeo gravado, onde destacou a importância da conferência para o município de Viana. “Estamos juntos em busca de melhores dias para a juventude vianense. Apesar das dificuldades, o governo municipal se compromete em fortalecer as políticas voltadas para a juventude do nosso município, através da educação, do esporte e lazer”, concluiu o gestor.

Fonte: ASCOM-VIANA

Nenhum comentário: