terça-feira, 13 de outubro de 2015

Agora lascou para os pescadores de aquários: Seguro Defeso é suspenso e vai acabar no MA

Pescador em lago da Baixada Maranhense
Portaria assinada hoje, sexta-feira, dia 9, pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, suspendeu os pagamento dos seguro defeso em todo o Maranhão. Agora os pescadores estão livres para pescar. Ou seja: acabou a piracema.

A medida atinge 195 mil pescadores em nosso estado, sendo boa parte de aquários ou de ilusões. Ocorre que ficou constatado que a maioria dos contemplados não conhece nem anzol e em muitas localidades não existem mar, rios, riachos ou lagos. Apenas açudes para favorecer os gados.

No Maranhão, em menos de dez anos, o número de pescadores subiu de 6 mil para 195 mil numa rapidez que assusta até São Pedro. E o seguro defeso serviu para eleger deputados, como Edson Araújo e Fernando Furtado, sem contar com uma penca de prefeitos, como a de Lago Açu.

A Polícia Federal chegou a investigar os dois deputados pescadores de aquário e Edson Araújo chegou a ser indiciado, mas o mandato parlamentar vem atrapalhando o andamento da ação na Justiça Federal.

Aqui no Maranhão, assim como de resto em todo o Brasil, ficou evidenciado a prática criminosa na fraude ao seguro defeso, que passou a contemplar vereadores, mulheres e filhas de prefeitos, a exemplo do prefeito de Monção, taxistas, comerciantes, professores e empresários. Gente que só conhece a rede de dormir.

A suspensão tem prazo previsto para 120 dias, mas prorrogáveis pelo mesmo período. Pela portaria, ficou claro que seguro defesa foi um rio que passou nas vidas dos pescadores de ilusões. Simplesmente acabou.

O Governo já gastou em poucos anos mais de R$ 3 bilhões com o seguro defeso, o que significa um número muito elevado para estoque de peixe por causa da fraude. Isto é Brasil! (Blog do Luis Cardoso)

4 comentários:

Anônimo disse...

agora ficou ruim mesmo ,,e os pescadores verdadeiros?

Anônimo disse...

Eita povao de viana,,,calma que agente vai pegar pelo menos a mmetade

Luiz Antonio Morais disse...

Em Viana, todos conhecem os políticos que enganaram os pescadores. Inclusive já foram presos pela Polícia Civil, na "Operação Peixe Grande". Mas, ainda tem tubarão e baleia em liberdade no município. Falta passar a malha fina. Sds.

Unknown disse...

pagam os justos, pelos pecadores.