quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Alunos do IFMA – Campus Viana visitam bibliotecas públicas em São Luís


A turma do curso de auxiliar de biblioteca que está em pleno andamento na grade de cursos do IFMA – Campus Viana, participam de atividades, e uma das atividades foi uma visita técnica e de estudo in loco em duas importantes bibliotecas no estado, na capital São Luís: a Benedito Leite e a do Ceuma.

Segundo a professora Ana Cláudia Caminha, diretora de ensino do IFMA, esta atividade vai oferecer mais informações práticas e também nortear aos alunos a forma correta de gestão nestas instituições.

Para Maria do Socorro, bibliotecária do Campus - que está acompanhado a visita -, “é de fundamental importância para esta turma visitas como esta, pois além da teoria, as aulas práticas só aumentam o nível de conhecimento dos alunos, sem contar com a troca de experiências que eles irão absorver nesta”, Maria do Socorro. 
Com o objetivo de tornar mais proveitosas as aulas dos alunos do Curso de Auxiliar de Biblioteca, é necessário desenvolver os aspectos práticos aos mesmos, sendo assim, acredita-se que essa maneira de possibilitar aos alunos o contato com o ambiente externo à da sala de aula, estimula o questionamento, a utilização de recursos além das aulas teóricas, contribuindo para um olhar mais enriquecido sobre conteúdo ministrado.

As atividades práticas adotadas pelos professores servirão de grandes ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem. Estas podem auxiliar na discussão inicial de conceitos, desde os mais simples até os mais complexos, possibilitando uma melhor compreensão dos mesmos. Além de gerar amplas discussões entre os alunos e uma grande variedade de questionamentos que promovem uma reflexão crítica dos conteúdos apresentados.

Em tempo:

UNICEUMA “Biblioteca Presidente José Sarney” faz parte integrante da própria história da Instituição. Implantada em 1990, juntamente com as Faculdades Integradas do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (FICEUMA), foi incorporando, gradativamente, as coleções das Faculdades de Filosofia, Letras, Ciências Contábeis, Econômicas, Ciências Jurídicas e Administrativas, das Faculdades existentes. Desde então, vem acompanhando o processo de expansão do UNICEUMA, em todas as suas fases.

Nessa perspectiva, acredita-se que com a visita à essas duas bibliotecas os alunos do Curso de Auxiliar de Biblioteca serão estimulados a entender a importância da organização e conservação de acervos, da gestão da qualidade e outros, além de possibilitar o aperfeiçoamento do conhecimento teórico com o conhecimento prático adquirido nessas bibliotecas.

Já o prédio atual da Biblioteca Pública Benedito Leite foi construído em estilo colonial neoclássico durante os anos de 1950 e 1951, quando neste último ano foi inaugurada, 19 de setembro. Recentemente foi reformada, sendo dotada com aparelhagens de climatização e de informatização. Possui 127.000 obras, entre livros, revistas, jornais, fotografias, microfilme, manuscritos, diários oficiais, obras raras, livros em braille e folhetos. Está localizada na área central da cidade de São Luís, Praça do Panteon (ou Praça Mal. Deodoro), e funciona de segunda à sexta, das 8:30 às 19 horas.

A viagem teve como orientadores que acompanhou os alunos foram os servidores do Campus IFMA/Viana, Maria do Socorro de Sousa – Bibliotecária/Documentalista e Leovegildo Dominice – Chefe do Departamento de Relações Institucionais e Extensão.

Nenhum comentário: