domingo, 22 de novembro de 2015

Peixadas - Notas rápidas

A crise nossa...

Não está fácil para ninguém, e como diz o ditado: “o mar não está pra peixe”. Sem entrar no mérito sobre quem pariu ou abortou essa bendita crise, o caos tomou conta do país inteiro. E, o efeito cadeia parte lá de cima, do Planalto Central, pois o Governo Federal via bancos oficiais como a Caixa e BB, travou os investimentos programados e empenhados com os estados e municípios para este ano. Resultado: as obras estão paradas. Ninguém recebe dinheiro. As prefeituras reclamam da pindaíba, da queda nos repasses do FPM e, como está na moda no “zap, zap”...

...e aí, Pahhhn...

... Vem a Cemar e corta a sua energia. ...e aí, Pahhhn...Vem o crediário da loja e o seu nome fica sujo no SPC. ...e aí, Pahhhn...o Banco coloca o seu nome no Serasa ...e aí, Pahhhn...Você não tem mais crédito na quitanda do bairro... ...e aí, Pahhhn...O pedreiro derruba a sua parede a pontapés, porque você não pagou a semana dele e do ajudante... E aí, Pahhhn... nem pra cervejinha no “pé sujo” no final de semana não tem... Lascou!!!

É a crise...

Pior é que todo mundo já adotou a desculpa ou a cretinice de jogar a culpa na “crise da Dilma”. Ou seja, quem pode estar se dando bem mesmo são os políticos lá de Brasília, pois vendem os seus simples apoios por milhões de reais, sem se importarem com as milhares de vagas de empregos perdidas em função da roubalheira, da corrupção e pela tal “crise”que, a nosso ver, é política e imoral. E o povo que se exploda!!!

Almoço chique...

Um gaiato emeiou de Viana pra avisar que a crise está tão braba, que almoçar no Restaurante Popular de Viana, mantido pela Prefeitura, virou um programa pra lá de chique. A comida é boa, nutritiva; vem com sobremesa, água mineral, farinha de mandioca e até suco. Tudo por apenas dois reais, ou seja, o equivalente a um cachê de flanelinha.

Cadê a base (des)aliada?

Com crise ou sem crise, o prefeito de Viana, Chico Gomes, tem mantido uma frenética agenda de reuniões e compromissos com lideranças da sede e da Zona Rural do município, onde ouve as reivindicações das lideranças locais, que solicitam melhorias ou resoluções de problemas em suas comunidades.

Estranhamente, para os observadores locais, quase nenhum vereador, sequer os da “falsa base aliada” do governo se faz presente para, pelo menos ajudar nas argumentações dos moradores. Aliás, em quase três anos de mandato, não se tem notícia de nenhum projeto ou benefício oriundo de reivindicações dos edis para melhorar a vida do sofrido povo vianense. Parece até que os nossos vereadores estão cem por cento satisfeitos com apenas os jetons nas contas bancárias no final do mês, pagos rigorosamente em dia pela Prefeitura. Com aliados assim, quem é que precisa de adversários políticos?

Independente

Aqui abrimos um parêntese para falar do vereador Paulo Jackson (PSB), que abraçou a causa e faz um mandato dinâmico, principalmente na Região dos Campos, principal reduto dos seus eleitores. Paulo cumpre presença na agenda oficial, faz interlocução entre as comunidades e a prefeitura e, com isso vai pavimentando a sua reeleição por merecimento. Só para lembrar, Câmara de Viana tem mantido uma média nas últimas eleições, de até 80% de renovação nos mandatos, ou seja, a maioria dos vereadores atuais vai ter que pegar no batente se quiser manter a boa vida que levam.

Mil casas para o povo

Uma reunião na Prefeitura validou e definiu critérios e a hierarquização dos grupos que farão parte do sorteio das 1.000 (Mil Unidades Habitacionais do Residencial Frei Serafim de Viana). 
Estiveram presentes o prefeito Chico Gomes, o secretário municipal de Habitação e presidente do CONCIDADE, Leonardo Barros, o secretário municipal da Cidade e membro do CONCIDADE Marlúcio Mendonça, o secretário de Planejamento e Finanças e conselheiro do CONCIDADE, Augustus Gomes, o secretário municipal de esportes e presidente do Conselho municipal de Desenvolvimento Social, Getúlio Junior, o secretário Chefe de Gabinete, Geraldo Costa, o secretário municipal de articulação política, Marcone Veloso, a secretária municipal dos Direitos Humanos e da Mulher, Rose Barroso, o gerente-geral da Caixa Econômica, Agência Cidade dos Lagos, Thiago Almeida e o gerente adjunto Marcelo Soares, além dos membros titulares e suplentes do CONCIDADE/ Viana. Tudo regulamentado para o sorteio que tem data prevista para o dia 05 de dezembro de 2015.

Papo de homem...

Em alusão ao “Novembro Azul”, a Prefeitura de Viana realizou palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, no Hospital Dom Hélio Campos, no bairro Citel. 
O evento contou com a presença do gestor vianense, Chico Gomes, da secretária de saúde, Edina Amorim e do urologista vianense, Dr. Mauro Carvalho, que falou aos presentes sobre a necessidade do exame de próstata entre outras atividades que previnem inúmeras doenças no sexo masculino, como o diabetes, hepatite, doenças venéreas, aids, etc...

Cheia de graça...
Quem abrilhanta coluna hoje com o seu sorriso é a empresária bacuriense, Gracilene Azevedo, que completa 50 anos bem vividos no próximo dia 5 de dezembro. Com o tema, “50 anos cheios de graça”, os convites para o evento já estão circulando pela Baixada.
Com o seu contagiante sorriso, Graça, como a chamamos, vai receber seus convidados em frente à Pizzaria Dom Pizza, de sua propriedade, em frente ao mercado da cidade de Bacuri. No local será realizado um culto ecumênico e em seguida será servido um coquetel. Os convidados devem levar dois quilos de alimentos não perecíveis que devem ser distribuídos no Natal para famílias carentes do município.

Todos a querem...Prefeita!

Ex-vereadora de Bacuri, na Baixada Maranhense, Gracilene é querida, simpática e quase virou prefeita do lugar na eleição passada. Perdeu por pouco mais de 100 votos. Agora, mais experiente, e com o atual prefeito e também o vice, enrolados com a Polícia Federal por suspeitas de crimes e práticas de agiotagem, desvios de recursos, presos, condenados pela Justiça e ainda o triste episódio do acidente com um pau-de-arara que vitimou dezenas de crianças no município, Graça surge como a principal força política e se configura como a esperança do sofrido povo bacuriense para recuperar a cidade que está jogada às moscas. Gracilene recarrega a bateria em um breve rasante na Cidade Maravilhosa e, logo retoma a rotina pelo bem dos seus amigos e conterrâneos. Ela merece!!!

Maracu AM – 25 anos

Nesta segunda-feira dia, 23 de novembro, a Rádio Maracu AM de Viana estará completando 25 anos no ar, levando sempre entretenimento e muita informação aos ouvintes de todo o Estado. Hoje o sistema tem como proprietário o Dr. Antônio Gaspar; direção geral, Benito Coelho Filho; na gerência, George Duarte e os seguintes locutores: Aldecino Lopes, Gilvan Ferreira, Thanya Diniz, Pedro Álvares e Riba Sousa que levam muito entretenimento e informação para todo o Maranhão. Nesta segunda-feira, durante toda a programação serão realizados sorteios de vários brindes para nossos ouvintes. Parabéns do Blog à rádio Maracu-AM de Viana, sua direção e equipe de locutores.

Agora ele é o cara... (será?)

O ex-prefeito Danielzinho, um dos principais avalistas da candidatura de Magrado Barros, na eleição municipal passada, agora virou lugar tenente no grupo de Chico Gomes. O ex-prefeito agora participa até de jogo de dominó, junto e misturado com a turma que assessora o prefeito, aonde quer que ele vá. E não me perguntem o motivo ou o porquê dessa mudança repentina de Daniel. Isso fica por conta da fértil imaginação de cada vianense de coração.

Lado a lado...

Por outro lado, Magrado se aliou ao enrolado ex-prefeito Rilva Luis, que foi condenado de mentirinha pela Justiça, pois não cumpre pena alguma em Viana. Segundo informações, o tatu RL articula montar uma chapa com Magrado prefeito e para vice, a sua própria genitora, que se recusa a sossegar o facho como professora aposentada, e nunca se acostumou com a vida sem o poder do casarão azul da Praça Ozimo de Carvalho. É de lascar!!!

Galinha preta...

Comentam em Viana que a sede de poder do grupo Rilva/Magrado é tão grande que até o ocultismo já entrou em campo, com umas visitas secretas a uns terreiros em Codó.

Na refrega passada, quando o grupo tentou eleger um poste para Viana, dizem até que uma conhecida radialista local foi flagrada nua e coberta de sangue de galinha preta em um quarto de certa residência na Cidade dos Lagos. Como se vê, não deu nada certo. De qualquer forma, é bom que os políticos que vão atravessar o lamacento cenário político vianense encomendem o “fechamento do corpo e da alma”; reforcem a crença no altíssimo e rezem bastante, afinal, o mal que aqui se faz se paga aqui mesmo. “Jesus, Maria, José”! Eu hém?

Tubarões e bagrinhos

Outra baixa no grupo Rilva/Magrado foi o desmanche do cardume de “pescadores de aquário” desde que a Polícia Civil deflagrou a “Operação Peixe Grande” e prendeu alguns surubins e bagrinhos do esquema do Seguro Defeso, no Sindicato dos Pescadores de Viana, que dormia na rede do sindicalista Antônio de Inês, ex-candidato a vice de Magrado Barros, no pleito passado. Como esses “pescadores de aquário” pescavam usando tão somente potentes motocicletas, a rapaziada está colocando a venda os veículos, ou devolvendo para as concessionárias, pois sem o "faz me rir"mensal, não têm como honrar as prestações. E, para piorar, com a crise, os vianenses voltaram a andar a pé, de um lado para outro, visto que a grana anda curta para pagar mototaxista a toda hora. É a “crise da Dilma”, cara pálida!!!

Fórum da Baixada acocha o Governo do Estado

Foi muito oportuno o artigo do advogado Flávio Braga, publicado no JP, chamando a atenção do Governo do Estado para as necessidades  básicas da Baixada Ocidental Maranhense. Tratou de assuntos importantes e que precisam ser vistos com urgência como a construção de diques e barragens para conter a invasão de água salgada nos campos naturais da região. Esqueceu, porém, de comentar o estado deplorável de alguns trechos da MA-014, que precisam de recuperação, antes da chegada das chuvas, pois, caso providências não sejam adotadas, a rodovia em referência poderá ser interditada e prejudicar o escoamento da produção e a vida daqueles a utilizam acesso a vários municípios. A MA-014 é a mais importante da Baixada Maranhense.

Federal na cola...

Dezenas de prefeitos e ex-prefeitos maranhenses estão sob o olhar atento da Polícia Federal e do Ministério Público. Há informações de que muito brevemente alguns deles serão procurados pela “justa” para justificarem desvio de recursos públicos e superfaturamento de obras e serviços. Será o “estouro da boiada”... (Com Jersan Araújo - JP)

O “Calhau vianense”

E, pra não dizer que falei só de crise, os conterrâneos ou visitantes que conhecem Viana somente da Barreirinha até o Areal, precisam dar umas voltas naqueles locais que a gente conhecia como longínquos, Zona Rural e até perigosos de frequentar. Um deles é a localidade conhecida como Colheireiras, na saída para os campos alagados. A longa rua que corta o novo bairro vianense ainda está repleta de crateras e um asfalto do século passado, porém, as casas e mansões fazem inveja até aos moradores mais ricos do abastado bairro Calhau, em São Luís.

Um morador da cidade comentou com o Blog que ali estão residências de muitos vereadores, ex-vereadores, secretários e ex-secretários do poder municipal. A maioria da gestão passada. Imponentes moradias, reforçadas com vidro fumê, muros altíssimos, piscinas e mordomias. Isso sem falar em chácaras e sítios, que predominam em todos os arredores da cidade. Uma prova de como o nosso dinheiro corria solto na gestão do tatu-peba, que também adquiriu uma propriedade apelidada de “muralha da China” na entrada de Viana. Para eles, a crise está passando a léguas. Desse jeito também fica fácil.

Ufa!!!

Nenhum comentário: