segunda-feira, 21 de março de 2016

Informativo SINTSEP-MA

NA LUTA PELOS DIREITOS DOS SERVIDORES ESTADUAIS

O SINTSEP encaminhou ofício à secretária de Estado de Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, para informar sobre denúncia dos servidores do Grupo de Atividade de Gestão Ambiental (AGA), lotados na Secretaria de Meio Ambiente, com relação ao descumprimento da progressão por tempo de exercício no cargo.

Segundo os servidores, a Segep não os enquadrou na nova tabela de referência do Plano Geral de Carreiras e Cargos do poder Executivo (PGCE) mesmo eles já terem cumprido o que determina a Lei n°9.664/2012.

Após dois anos do enquadramento do servidor no PGCE, de acordo com o artigo 25 da Lei, deve ocorrer a progressão por tempo de exercício do cargo, mas isso não está ocorrendo e os direitos dos servidores estão sendo descumpridos.

O Plano foi criado para garantir justamente o desenvolvimento da carreira do servidor e, conforme artigo 21, a progressão deve ser feita de forma automática para evitar a inércia da máquina pública no que tange a ascensão na carreira do servidor.

O SINTEP solicitou da Segep reparo imediato visando a garantia dos direitos dos servidores.

Caso algum outro servidor esteja na mesma situação dos companheiros da Secretaria de Meio Ambiente, comunique ao sindicato e, juntos, vamos garantir o que determina a Lei.

SINTSEP DEFENDE OFERTA DE MAIS VAGAS EM CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), abriu Concurso Público visando o preenchimento de 100 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, mas o SINTSEP considera a oferta insuficiente diante do número de unidades prisionais que compõem o sistema penitenciário maranhense.

De acordo com a portaria n° 25, publicada no Diário Oficial de 29 de agosto de 2014, atualmente existem 750 cargos de agentes penitenciários em todo Estado, porém apenas 436 estão em atividade. 314 vagas seguem ociosas, ou seja, sem preenchimento.

Os dados acima citados, que foram divulgados pelo governo, já devem ter sido alterados devido a aposentadoria de alguns servidores.

Além disso, diversos estabelecimentos penais foram inaugurados e ampliados, tornando o número atual de agentes ainda mais defasados para o serviço.

Vale destacar que daqui a três anos, outros servidores, que adentraram o sistema penitenciário em 1989, já estarão aptos a fazer o pedido de aposentadoria especial, e isso deverá diminuir novamente o quadro de efetivos no cargo.


Por todas essas questões, o sindicato defende que o certame proposto pelo governo do Estado, deva ser repensado para que seja disponibilizado um número maior de vagas. Somente assim será possível garantir a solução de alguns dos problemas que atingem o serviço púbico no que tange o sistema penitenciário. 

Nenhum comentário: