quinta-feira, 21 de abril de 2016

PEIXADAS (notas rápidas)

Passeio no lago

Nunca os vianenses curtiram tanto o seu principal cartão postal: o majestoso Lago Maracu. Hoje, quinta-feira, feriado de Tiradentes, a secretária municipal, Dirce Costa, juntou as amigas e partiu rumo à imensidão de água, embarcadas em uma lanchinha coberta de palha, embarcação típica da baixada, em visitas as áreas de banho. 

Estamos no apogeu da temporada de chuvas no Maranhão e, o nosso lago nos presenteia com verdadeiras piscinas naturais, entre elas, Santaninha, Canivetes ou próximo ao Morro do Mocoroca. E aí nada melhor que um bom churrasco ou comer piabinhas fritas, ouvindo música, tomando banho ou um prazeroso bate-papo. É ou não é pra sentir saudades da Cidade dos lagos?

Turismo de aventura

Se tivesse uma política voltada ao turismo, Viana poderia faturar bastante com seus 259 anos de história, cultura, casarios e ruas coloniais e o maior presente que a natureza lhe deu: muitas belezas naturais, como lagos, rios e igarapés que cortam a cidade e, nesse período atraem centenas de visitantes.
Nosso maior problema é a infraestrutura viária e de serviços, tanto nas estradas, assim como dentro do município, pois nossos hotéis e pousadas parece que ainda desconhecem a prática do bom atendimento, da cortesia e da educação com aqueles que trazem divisas para a cidade. Vários hotéis, bares e restaurantes não disponibilizam máquinas de passar cartão de crédito ou débito; não dispõem de cardápio e alguns serviços básicos, hoje tão comuns no universo das cidades turísticas. Sendo assim, aquilo que a cidade oferece de mais belo e atrativo não é suficiente para trazer de volta visitantes e turistas. É preciso evoluir para o século vinte e um.

Perigo no lago

Ilustrativa
Outra observação feita durante os vários passeios nesse período é o excesso de lanchas do tipo voadeira e também das potentes motos aquáticas, visto que desenvolvem altas velocidades, produzem ondas agressivas e podem se tornar letais contra as pessoas que passeiam nos campos alagados. É preciso fiscalização e muito cuidado com os banhistas e crianças que se aventuram a dar um mergulho ou fazer pescarias de lazer no lago vianense.

Chamada pública

Os convidados e até os setores da oposição tiraram o chapéu para o grande evento da Chamada Pública da Agricultura Familiar, realizada pela Prefeitura de Viana, na última terça-feira, 19, no Restaurante Popular. O capricho da organização, as apresentações e maciça participação dos produtores rurais comprova o acerto do prefeito Chico Gomes em recuperar o setor agro produtivo do município. Falando por números, se um mínimo de 200 produtores for agraciado para vender seus produtos à prefeitura, por meio do programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do Governo Federal, mantendo-se a uma média de 5 membros por família, cerca de mil pessoas serão beneficiadas diretamente, com dinheiro na conta, recursos que serão estendidos ao comércio local. E a prefeitura já avisou que R$ 850 mil serão disponibilizados nos próximos meses para a compra de produtos da Agricultura Familiar.

Tô na Globo!

Comenta-se em Viana que, quem primeiro percebeu a propaganda gratuita foi o popular Zé de Betrone. Assim que a TV Globo iniciou as chamadas para o telespectador acompanhar a atual folhetim das nove, VELHO CHICO, Zé percebeu logo ali uma suposta publicidade benéfica ao prefeito Chico Gomes. Na fictícia Grotas do São Francisco, no Nordeste brasileiro, é onde tudo começa no final da década de 1960. O coronel Jacinto (Tarcísio Meira), dono de quase tudo ali, comanda a política, a economia e quem aparecer pela sua frente. Mas ele quer ainda mais. É por isso que está de olho nas terras do capitão Rosa (Rodrigo Lombardi). Dono da fazenda Piatã, o cabra tem moral e coragem para enfrentar a figura do "todo-poderoso", e isso é o que provoca o início do duelo que vai atravessar gerações até os dias de hoje. VELHO CHICO é um tremendo sucesso de audiência!

Concurso de Viana


Setores da Prefeitura de Viana evitam falar sobre o assunto, mas o Blog apurou que o parangolé do propalado concurso público que seria realizado em 2014, na Cidade dos Lagos, se encontra em outras instâncias judiciais aguardando parecer, se vai ou não pra frente. A confusão começou quando uma liminar proferida por um escritório de advocacia local e deferida pela justiça de Viana suspendeu a realização do certame, alegando irregularidades na participação de parentes de membros da comissão organizadora inscritos para as provas. Segundo informações, o setor jurídico da prefeitura agiu rápido e tentou sanar as alegações, inclusive mudando os membros da comissão. O processo dormiu o ano inteiro de 2015 na Justiça e agora se comenta que o concurso foi anulado. Na ausência de um comunicado oficial, os inscritos tateiam por todos os lados em busca de uma solução, visto que foram prejudicados, o dinheiro das inscrições está retido na Justiça e concurso que é bom, nada. Mas, a pergunta que não quer calar: Se o tal concurso sequer aconteceu, como é que se pode anular algo que não foi realizado??? Pode isso, Arnaldo???

O peixe e a minhoca

Um peixe jovem nadava sossegado no fundo do rio, quando foi surpreendido por uma minhoca muito atraente que apareceu de repente à sua frente. "Estranho...minhocas não nadam", pensou ele. Atraído pelo movimento da minhoca e também pela fome, o peixe não resistiu à tentação e resolveu abocanhá-la. Rapidamente, a minhoca, com aspecto apetitoso, já estava dentro de sua boca grande. Em seguida, sentiu algo espetando o interior de seu corpo: “O que é isso?" Surpreso ao descobrir que fora fisgado por um anzol, ele tentou de diversas maneiras se livrar daquele objeto horroroso que o machucava. Momentos antes de morrer, pensou: “Como pode uma minhoca tão gostosa vir acompanhada por algo tão mortífero?”
Moral da história: Não se sabe se os peixes têm ciência que uma minhoca pode ser usada pelo pescador para esconder o anzol. Por isso, antes de pegar um microfone ou utilizar outros meios para falar ou escrever bobagens, é bom lembrar que não é só o peixe que é fisgado pela boca. Viana que o diga!

Um comentário:

Claudine disse...

Eita Dirce é mulher chiquérrima, até o copo é de marca, Colcci. Linda foto das colegas da Prefeitura, a paisagem colaborou ainda mais.