sexta-feira, 28 de maio de 2010

NOTÍCIAS DE VIANA

"PEIXADAS" - Por Luiz Antonio Morais, direto de um ensaio de Bumba-Meu-Boi, em Viana.

WALBER DUAILIBE
O ex-prefeito de Viana, Walber Dualibe, que faleceu em 2008, vitima de complicações do diabetes, bem que merecia melhor homenagem por parte das autoridades vianenses. Como está demorando muito para surgir obras na Cidade dos Lagos, os próprios moradores que recentemente invadiram uma área particular em Viana, trataram de imortalizar o “carcamano” como o nome de Vila Walber Duailibe.
Para quem não sabe, Walber era muito criticado pela elite vianense por distribuir a verba da prefeitura sem critérios, em uma época que não havia fiscalização, nem prestação de contas, FPM (Fundo de Participação dos Municípios), nem pensar, tampouco (LRF) Lei de Responsabilidade Fiscal.

TIRANDO DO BOLSO
Em 2008, na época da campanha política, Benito Filho – antes de ser indicado candidato à vice-prefeito na chapa de Rilva Luís - , e eu, fomos incumbidos de dirigir uma gravação que seria utilizada no horário eleitoral. Ao chegarmos na produtora, fiquei chocado com aquela visão. Walber era apenas um espectro daquele político bonachão, de quase dois metros de altura, que conheci na década de setenta como prefeito e depois como deputado estadual. O ex-prefeito estava bastante debilitado, em uma cadeira de rodas com uma das pernas amputada, sem visão por causa do diabetes, porém, sem perder o tom espirituoso que sempre marcou a sua personalidade.
Dentre as muitas histórias que contou, uma me chamou atenção, disse ele: - “Sabe aquele bairro da Citel? A prefeitura não tinha dinheiro para comprar o terreno e legalizar a situação dos moradores, então tirei do meu bolso, comprei o terreno e doei para o Município”. "Além do mais - continuou -, todos que me procuravam na minha serraria, saíam de lá com madeira para fazer a cobertura das suas casas. Se não tinham dinheiro, eu vendia fiado ou dava mesmo de presente”, finalizou.

A VILA
Contei esses detalhes somente para fazer uma ligação com a invasão do terreno, próximo ao bairro Citel, evidenciando as coincidências do local, com essa passagem de Walber por dois mandatos pela prefeitura de Viana. Hoje, a maioria das suas obras não resistiu ao tempo. Foram demolidas ou reformadas com outra caracterização. Eram praças, escolas, mercados, calçamento de ruas, entre outras obras, que marcaram a sua administração, em um tempo em que Viana estava acéfala no quesito urbanismo. Walber era assim: um político literalmente clientelista, que trabalhou muito por Viana, ajudava os mais pobres, entretanto, o seu estilo de vida pessoal lhe condenou ao ostracismo, ao não reconhecimento e, por conta disso, morreu quase a míngua, amparado somente pelos verdadeiros amigos que fez, na terra que adotou como cidade para trabalhar e viver.

OS CONCURSADOS DA PREFEITURA
E continua a novela dos aprovados no último concurso da Prefeitura de Viana. Segundo as últimas informações obtidas pelo blog, existe uma lista com cerca de 45 aprovados, estes que entraram com recursos e, portanto, deveriam ser chamados até 10 de maio deste, de acordo com o advogado da prefeitura, Dr. Ezequiel Gomes. Porém - diz o povo -, ninguém encontra o prefeito para assinar as papeladas do processo. O Ministério Público de Viana também está “arrochando” a questão, cobrando uma definição, mas nada do “home” aparecer para resolver essa pendenga. Onde está Wally?

AGORA VAI!?
Essa ninguém me contou! Um certo dia, em uma praia de São Luís, um funcionário “pesado” da Prefeitura de Viana me respondeu ao ser cobrado por notícias da nossa terra. - “Agora vai! O chefe finalmente apareceu na cidade e já está trabalhando”!

- Ué? Mas o cara não foi eleito para trabalhar? Pensei cá com meus botões! É assim!

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Liderando o terceiro pelotão dos municípios mais populosos do Maranhão, Viana, com 49.348 habitantes (último senso do IBGE), terá prazo até maio de 2013 para cumprir a lei que exige prestação de contas em portais da internet. Quem não cumprir a lei, deixará de receber transferências da União, como os fundos de participação de estados e municípios. Mas, como se observa, essa obrigação é coisa para o próximo prefeito de Viana, a ser eleito em 2012. Vai ter sorte assim lá no “Democrata”!!!

QUALIDADE DOS EVENTOS EM VIANA
Um exemplo do atraso vianense fica evidente quando se precisa de um local para eventos sociais. Muitos municípios, menos populosos que o nosso, já contam com essas vantagens. O antigo Grêmio Cultural, já não oferece infraestrutura nem espaço físico para abrigar as listas de convidados cada vez maiores. Nossas poucas casas de shows oferecem banheiros sujos e sem qualidade. Os hotéis resistem ao não investir em treinamento de mão de obra para oferecer um atendimento de qualidade. Restam alguns sítios, de poucos vianenses abastados, a quem os organizadores recorrem para receber as pessoas e os convidados de fora da cidade, senão, a “vergonha” é garantida.
Alô, empresários, uma bem estruturada casa de eventos em Viana é um investimento com retorno garantido!

CACHIMBO DA PAZ (?)
Tudo indica que o vice-prefeito Benito Filho e o nosso alcaide fumaram o cachimbo da paz, após um longo período de visível distanciamento. Se antes eram como “unha e carne”, principalmente nas viagens com o pires na mão a Brasília, em busca de convênios, a parceria desandou logo após as comemorações da vitória da reeleição de RL.

Acontece que o estilo “marcha lenta” do nosso alcaide e seus séqüitos bateu de frente com o jeito voluntarioso e despachado de Benito. “Alguém tem que trabalhar”!, dizia o vice-prefeito, desolado por não conseguir tocar os projetos prometidos para Viana, via auxílio da senadora Roseana Sarney, do federal Pinto Itamaraty e do estadual Chico Gomes.
Benito agendou uma sessão na Câmara de Vereadores de Viana e, “chutou o pau da barraca” soltando “gatos e cachorros” sobre a atual administração, para um grupo de aliados boquiabertos com o desabafo. Recado dado, recado levado. Porém, entrou em campo os “bombeiros” e a turma do “deixa disso”, na tentativa de evitar o eminente rompimento. Em seguida, prefeito e vice sentaram para um almoço, lavaram as cuecas sujas e partiram para o abraço.

Depois de discutirem a relação, tudo leva a crer para uma caminhada com final feliz. Mas, isso só o tempo poderá dizer, afinal Viana precisa de trabalho forte e unido para vencer o atraso.

SÃO JOÃO EM VIANA
Está chegando um dos períodos do ano em que a Cidade dos Lagos recebe o seu maior número de visitantes, depois do carnaval. São as festas juninas, tradicionais da Baixada, que tem nos terreiros de Viana os maiores atrativos: Bumba-Meu-Boi, danças típicas, tambor de crioula, quadrilhas e a famosa “queima do boi”, que foi reeditada no ano passado, arrastando batalhão de seguidores, soltando dúzias e dúzias de carretilhas e bombas no lombo do novilho. Um sucesso!
Fica então uma "recomenda" para os organizadores: os visitantes e turistas saem falando cobras e lagartos da Prefeitura local, por não disponibilizar banheiros químicos, mais higiênicos e adequados para grandes aglomerações nessas ocasiões. Não adianta organizar com as atrações e segurança, sem pensar no conforto mínimo das famílias que saem de suas casas para abrilhantar os eventos da terra. Tenho dito!

O LEÃO AINDA RESPIRA
O Viana venceu o Bacabal por 2 a 1, no Correão e segue vivo na luta por uma vaga na semifinal do 2º turno da Copa União. Os gols do Viana foram marcados por Mota e Cleber, enquanto o artilheiro Júnior Chicão descontou para o BEC.
Com o resultado, o Viana tem os mesmos 12 pontos do Imperatriz, mas ocupa a 5ª colocação. O Imperatriz leva a melhor no saldo de gols.
No próximo domingo, o Viana recebe o Iape, às 16h, no estádio Djalma Campos. O Bacabal encerra a participação na Copa União contra o JV Lideral, às 16h, no Correão.

ABRAÇO DA SEXTA-FEIRA
O abraço da sexta vai para o amigo, Juiz de Direito, Costa Júnior, pela sua indicação para ocupar uma cadeira na Academia Vianense de Letras. Parabéns, Costa. E cadê o Alonso nas fotos de Bil?



Nenhum comentário: