quarta-feira, 11 de novembro de 2009

MORRE O EX-DEPUTADO OSWALDO PEREIRA GOMES

Arquivo - Academia Vianense de Letras

Faleceu na noite de terça-feira (10), na cidade de Juiz de Fora (MG), o general de reserva Oswaldo Pereira Gomes, aos 78 anos de idade.

Natural da cidade de Viana, Oswaldo Pereira Gomes, aos 23 anos, foi eleito deputado estadual à Assembléia Legislativa do Maranhão, pelo extinto PDS (Partido Social Democrático), nas eleições de outubro de 1954.

Abraçando a carreira militar, exerceu cargos importantes como o de Adido do Exército à Embaixada do Brasil, em Assunção (Paraguai), Diretor do Patrimônio do Exército, e de comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada em Belo Horizonte.

Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais “Vianna Júnior” de Juiz de Fora, Oswaldo Pereira Gomes tornou-se, mais tarde, professor titular dessa mesma instituição universitária.

Após sua transferência para a reserva por motivo de idade, foi convocado pelo Ministro do Exército da época para assumir a função de Assessor Especial Jurídico e Político, durante os trabalhos de revisão para a elaboração da Constituição de 1988.

Autor do livro História do 4º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e possuindo ainda no extenso currículo o magistério da língua portuguesa, o general Oswaldo Pereira Gomes tornou-se um dos imortais da “Cidade dos Lagos” ao ser eleito para ocupar a Cadeira nº 14 da Academia Vianense de Letras.

Em Juiz de Fora, onde residia há vários anos, o general de reserva deixou viúva e três filhas.

Por Luiz Alexandre Raposo - AVL


Um comentário:

CARMÉLIA disse...

Lamento muito, não somente pela morte de tão ilustre cidadão e ser humano, mas por vir a saber depois de tanto tempo.
Trabalhei com o general em Brasília e gostaria de saber da
""causa morte"" uma vez que
sempre fora uma homem de aparência tão saudável!!!