terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

NOTÍCIAS DE VIANA


"PEIXADAS"

Por Luiz Antonio Morais
Direto do Grêmio Cultural e Recreativo Vianense


EM LAGO QUE TEM PIRANHAS!..
Agora se danou! Não se fala em outra coisa na Cidade dos Lagos. Não é que os plantadores de arroz no lago estão tendo uma tremenda dor de cabeça com uma conhecida predadora do nosso belo lago? Pois é, além de estarem levando um verdadeiro aperto do Ministério Público do Meio Ambiente, do Ibama e da população, agora são os ratos e as piranhas que estão fazendo estragos nas plantações pois as “bichinhas” vorazes como elas só, acharam um verdadeiro banquete no meio do arroz: ratos e mais ratos, que além de causarem doenças pela urina, estão servindo também de café da manhã, merenda, almoço e jantar para as danadas.
A região dos lagos, que está sendo grilada por posseiros plantadores de arroz pode se tornar muito propícia para a transmissão do vírus da hantavirose, que é uma doença transmitida pelo contato com as fezes, urina e saliva de ratos silvestres contaminados. Pode também ser transmitida pela mordedura do animal contaminado ou pela respiração em ambientes fechados.
Ainda não foi estudado que espécie de rato está se proliferando no meio do arrozal da Baixada, porém, pessoas que vivem no campo têm mais chances de pegar a doença. Uma vez que, durante o trabalho em paióis ou barracas de acampamento, a poeira contaminada com urina seca é inalada pelo canal nasal se alojando nos pulmões, contaminando o indivíduo.
Assim com a sabedoria popular que diz que “em rio que tem piranha, jacaré nada de costas”, a mãe natureza não deixa por menos, se defendendo com maestria aos ataques dos homens.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Amanhã, quarta, 10 de fevereiro, das 09:00h às 14:00h, no Grêmio Recreativo Vianense, acontece a audiência pública com o objetivo de discutir propostas e estratégias que visem subsidiar a avaliação dos impactos ambientais, sociais e econômicos, a legalidade e a sustentabilidade do cultivo de arroz nos leitos dos lagos e áreas de entorno.

Leia abaixo o edital do MP:

EDITAL

Audiência pública para discussão sobre o plantio desordenado de arroz nos leitos dos lagos da Baixada Maranhense e apresentação de propostas que possam subsidiar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O Ministério Público do Estado do Maranhão através do Promotor de Justiça Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso, Infância e Juventude e Meio Ambiente de Viana, no uso das atribuições conferidas pelo art.27, parágrafo único IV, da Lei nº8.625/93, convida os profissionais da agricultura e meio ambiente, assim como pessoas físicas interessadas para participar da audiência pública que será realizada no próximo dia 10 de fevereiro de 2010, das 09:00h às 14:00h, no Grêmio Recreativo Vianense, na cidade de Viana, com o objetivo de discutir propostas e estratégias que visem subsidiar a avaliação dos impactos ambientais, sociais e econômicos, a legalidade e a sustentabilidade do cultivo de arroz nos leitos dos lagos e áreas de entorno.
A participação é franqueada a qualquer dos integrantes das categorias indicadas neste edital, e dar-se-á obedecidos os critérios de inscrição prévia no livro de presença e uso da palavra por três minutos improrrogáveis, após abertura dos trabalhos e prévia manifestação dos integrantes da mesa.

Viana (MA), 25 de janeiro de 2010.

Raimundo Benedito Barros Pinto
Promotor de Justiça.

BENITO VAI!
O vice-prefeito de Viana, Benito Filho, mostra preocupação com o meio ambiente da Cidade dos Lagos, e confirmou presença amanhã, 10/02, na audiência pública sobre o plantio de arroz no leito do lago. É mais uma voz de peso a favor da população e contra o perigo que representa esta atividade que finalmente ganhou destaque na grande imprensa e pode estar com os dias contados.
Benito informou agora a pouco ao blogue que vários técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado atenderam ao seu convite e vão estar presentes na audiência do Grêmio.

OLIVEIRA JÚNIOR MANDA CARTA!
... “Pois, já assistimos a criação desordenada de búfalos na baixada maranhense, o assoreamento desenfreado de nossos lagos e rios, e, por último, verifica-se o uso indevido de nossas várzeas com a plantação de arroz, possivelmente com a utilização de agrotóxicos, com sérias ameaças não só ao meio ambiente, como também ao próprio homem, que se utiliza dessa água para beber e extração do pescado para a sua sobrevivência, dentre outras muitas utilidades públicas”...
Este é um pequeno trecho da carta que Juiz de Direito, Oliveira Júnior, enviou para ser lida na audiência do Grêmio. É mais um ilustre vianense demonstrando amor e preocupação com a terra natal.

ACADEMIA DE LETRAS EM AÇÃO!

Dirigida pelo Engenheiro de Pesca, Jornalista e Escritor, Luiz Alexandre Rapôso, a Academia Vianense de Letras se mantem firme da defesa do meio ambiente e do patrimônio histórico vianense.

Luiz Alexandre, que voltou ao Ministério Público Estadual na área de meio ambiente, tem pautado várias publicações da mídia maranhense e nacional, com argumentos fundamentados em pesquisas de técnicos especializados nos assuntos relacionados.

CHICO GOMES EM VIANA

Atendendo convite do prefeito Rilva Luis e da secretária de Educação, Adriana Alves Guimarães, Chico Gomes participou em Viana da reinauguração do Jardim de Infância Pituchinha. O prédio que abriga a escola foi praticamente reconstruído. São oito salas de aula e todo o equipamento necessário para desenvolver atividades lúdicas e sócio-educativas, com crianças de até 4 anos de idade.
A exemplo de Pedro do Rosário, o prefeito Rilva anunciou que dará um abono aos professores, cujos valores variam de R$ 2.500 a 5.000.

Cuidado teachers, não vão gastar por conta nesse carnaval!!!

JEFFERSON GOMES
O editor deste blog conversou longamente com o jovem vereador Jefferson Gomes, (DEM) uma das boas surpresas do último pleito em Viana, com votação superior a 600 votos. Jefferson, que estava acompanhado da mãe, a professora e ex-vereadora, dona Vilma Reis, foi inquirido sobre o lento processo de desenvolvimento de Viana.

Tranqüilo, bem articulado, o vereador defendeu a administração da qual é líder na Câmara, porém não justificou o porquê do atraso em dezenas de projetos, cujos convênios federais se encontram, ou se encontravam na boca do gol e bateram na trave. Pior para Viana.

Sobre o plantio de arroz no leito do lago, o parlamentar afirmou ainda que é o autor do requerimento que criou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Viana. Bom, pelo visto essa secretaria afundou no lago, com secretário e tudo, pois ninguém sabe, ninguém viu!

DIVULGANDO O CARNAVAL
O carnaval já está na boca e nos pés dos foliões. Em São Luís, vários outdoors chamam a atenção dos brincantes para as cidades do interior, prometendo muitas atrações, entre bandas e blocos. Não se sabe se esses municípios oferecem infra-estrutura para receber tanta gente que foge da capital durante o reinado de momo.

Viana, só para variar, se mantém tímida quanto ao quesito divulgação. Não se sabe se por precaução, falta de verba ou desinteresse da prefeitura local. A cidade que faz parte do Circuito Marafolia ainda está muito carente de hotéis e pousadas.

Uma outra reclamação diz respeito à falta de higiene no principal corredor da folia, na Avenida Luis Couto, onde faltam banheiros químicos e as necessidades são feitas em qualquer lugar, deixando o local com um insuportável odor de urina, principalmente quando chove. Assim não tem turista ou visitante que agüente!

"MURIÇOCAS" VAI COM TUDO!
No ano passado, o bloco saiu com mais de quatrocentas pessoas. Este ano, a revelação do carnaval vianense, o “Muriçocas da Matriz", organizado pela família Soeiro, promete arrastar o dobro de foliões, resgatando o carnaval do nosso bairro, que já foi berço de grandes compositores, músicos e brincadeiras de Carnaval, entre elas a escola de samba Mangueira, a tribo “Timbira eu Sou”, o “Vai e Volta”, os “Nadinhas”, o “Álcool Íris”, entre outros.

“ABRE NO DENTE, TIO!!!”
As camisas do novo bloco, que nasceu na casa de Bil no ano passado já estão sendo confeccionadas. Agora com a entrada de novos patrocinadores, entre eles: Ótica Rocha, Bil, Barraca do Chefe, Cezar Bombeiro, Afonso Trindade, Grupo Lazinho, Ezequiel Gomes e Cobra Informática, o bloco “engrossou o couro” e virou mais uma atração no carnaval vianense deste ano.

ROSEANA SARNEY EM VIANA!!!
A governadora promete visitar Viana logo após o carnaval. Segundo informações não confirmadas, ela deve anunciar as obras da tão sonhada barragem sobre o Rio Cajari, obra que o governador cassado Jackson Lago tentou emplacar, com farta divulgação, mas que foi abatida em pleno vôo, devido ao processo que lhe tirou o governo do Estado.

Caso a obra seja mesmo confirmada, pode ser uma redenção para o Rosário de Lagos, visto que a lâmina d’água pode ficar represada a uma altura aceitável para a proliferação dos peixes durante o ano inteiro. Seria também um golpe de misericórdia no plantio de arroz. Outro compromissos na cidade, este já confirmado, será a inauguração do prédio onde vai funcionar o projeto Darcy Ribeiro, que tem por objetivo oferecer cursos de nível superior para a região na área de magistério.

“ME PAGA, SACANA!”
A confusão está grande na pequena Alto Alegre do Pindaré. O vaidoso prefeito Atemir Botelho (PRB), aliado dos deputados Stênio Rezende (PMDB) e Cleber Verde (PRB), procurou a justiça para tentar acabar com o principal bloco carnavalesco da cidade.

Há 12 anos o “Blocão da Jumenta” faz a festa de milhares de foliões no município. No entanto, como o funcionalismo está com alguns meses em atraso, a direção da brincadeira resolveu satirizar a situação. Adotou a música “porque tu não me paga sacana”, do Vagabundos do Jegue, como hino.

Além disso promete levar a jumenta, símbolo da agremiação, às ruas com uma faixa com os dizeres “primeira-dama”, numa sátira ao fato do prefeito (foto) ser solteiro.

Foi o bastante para Atemir subir nas tamancas. Os CDs que tocavam nos carros de som anunciando o primeiro grito de guerra do “Blocão da Jumenta”, neste domingo, foram apreendidos por fiscais da prefeitura. O prefeito também procurou o promotor e juiz de Santa Luzia, da qual Alto Alegre é termo, para tentar acabar com o bloco.

Atemir alega que a faixa com a inscrição “primeira-dama” na jumenta é uma referência a sua mãe.

Era só o que faltava: juiz e promotor perdendo tempo com assuntos dessa natureza.


Décio Sá - imirante.com

JACKSON ESTÁ SÓ!
Os mesmos que em 2006 o incensavam como “libertador do Maranhão”, aqueles que o tinham como a esperança do povo, agora lhe dão as costas.

Oportunistas de plantão – capitaneados pelo Jornal Pequeno e pelo O Imparcial - vislumbram agora no deputado federal Flávio dino (PCdoB) as possibilidades de manter os status quo que alcançaram e perderam com Jackson.

E Jackson, coitado, vai ficando com sua própria tribo. Só o PDT. Só os mesmos de sempre.

Em outras épocas, dezenas de jornalistas que cobrem a Assembléia tinham Deus no céu e Jackson na terra.

Agora - quem diria! – são comunistas desde criancinha!

Há petistas-comunistas, socialistas-comunistas, capitalistas-comunistas e até tucano-comunistas.

Todos apostando em um fio de esperança de voltar ao poder.

Todos com a convicção de que Jackson fracassou nesta missão e já não serve mais aos propósitos da turba.

Nem o PSDB, nem o PPS nem mesmo o PT quer saber de Jackson Lago.

O ex-governador acabou sozinho…

Marco Deca – imirante.com


DIANA MORAIS

O editor do blog agradece as condolências dos amigos, pelo prematuro falecimento da nossa irmã, Diana de Jesus Morais, no último domingo, 31 de janeiro de 2010. Que Deus a tenha!

Texto alterado às 19:15 para acréscimo de informações.




2 comentários:

Batista Azevedo disse...

Companheiro,
Sou admirador do deu Blog, como você, eu também posto um blog intitulado "São João Batista On Line", (www. jbazevedo.blogspot.com) e até o referencio com o seu "Vianensidades". Mas o que me fez comentar neste espaço foi saber que és "irmão" da nossa amiga, professora Diana.
Sou Gestor da UEB José Ribamar Bogéa"!, localizada na Cidade Olímpica, lugar que até esar licenciada era o local de trabalho da Professora Diana. Aqui ela deixou muitos amigos e todos nós ficamos muito tristes com o seu passamento. Devo lembrá-lo que estamos todos nós, alunos, professores e funcionários, preparando a celebração de uma "missa" pela passagem do 30º dia da passagem de DIANA para a vida eterna.
Tenho muito apreço pelo povo de Viana, cidade onde por algum tempo me tornei muito ouvido pelas ondas da Rádio Maracu AM, e onde deixei muitos amigos como Riba Sousa, Toninho Rabelo, Moraes Junior,Raynon Júnior, Augusto Marques, entre outros.

Sou acima de tudo um baixadeiro.

Lembranças à sua família e votos de pesar pela perda de sua irmã.

Prof. João Batista Duarte Azevedo

Luiz Antonio Morais disse...

Obrigado, Batista.
Ainda estamos consternados, porém resignados com esse acontecimento manifestado pelo criador, que decide o nosso destino.
Vou visitar o seu blog e colocá-lo como um dos meus favoritos, pois toda luta em defesa da nossa abandonada região de ser evidenciada. Me avise o local da missa que farei o possível para participar e conhec6e-lo pessoalmente.

abraços